TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera

UNIDERP– Centro de Educação a Distância

Pólo de Marabá

Curso – Superior em Tecnologia em Logística

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina – 1ª Semestre

Comportamento Organizacional

Grupo

1. Najilla Mayara N. da Silva Lima RA - 422898

2. Willes Nogueira dos Santos RA- 412059

3. Rosane Aparecida Barros Castro RA - 428271

4. Sebastião Lira Mourão RA - 416114

5. PetroChelle Santos Barroso RA - 427779

Tutor de Sala – Prof. Athos Pinheiro

Marabá/PA, 22 de abril de 2013

INTRODUÇÃO

Compreender o comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias atuais.

O comportamento organizacional pode ser analisado de forma qualitativa e quantitativamente, através de indicadores de absenteísmo, índices de acidentes de trabalho, além dos indicadores contábeis, representados pelo desempenho econômico financeiro.

Através da percepção as pessoas transformam as informações em respostas que envolvem sentimentos e ação.

A comunicação pode ser definida como sendo a interação entre as pessoas, ou seja, o processo de transmitir e fazer com que a mensagem seja entendida pelo receptor.

Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz.

Nas Organizações atuais que vivem em transformação diária para poder crescer, os administradores sabem muito bem os conceitos de eficiência e eficácia.

A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma, uma atividade pode ser desempenhada com eficiência e eficácia, porém sem eficiência e vice e versa.

CAPÍTULO I

1.1 Comportamento organizacional é uma disciplina de grande relevância que sofre influências das Ciências Sociais, atuando sobre o comportamento dos indivíduos em uma organização. Levando em consideração as diferencias individuais e culturais do homem complexo, o estudo desta disciplina é fundamental para a área de administração, visando modelar e incentivar a produtividade, pro atividades, entre outras, utilizando estratégias para diferentes situações.

1.2 Tal estudo é de suma importância, pois auxilia e em até certo ponto pode-se predizer o comportamento das pessoas, assim podendo monitorar as mudanças ocorridas, para que se possa obter um resultado satisfatório, tanto na gestão de pessoas quanto na eficácia da organização como o todo.

1.3 Na abordagem analisada por James G. Hunt, Johor R Schermerhorn Jr., Ricahrd N. Osborn, os autores formalizam o conceito de comportamento organizacional, como o estudo de indivíduos e grupos em organizações, onde seu estudo aplica-se em todos os tipos de ambientes de trabalho-pequenos e grandes, empresas lucrativas ou sem fins lucrativos.

1.4 Já para Derek Pugh define o Comportamento Organizacional como o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas.

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Organização Social Sistema Cibernético Simples: Termostato

Ser Humano Sistema Dinâmico Simples: Mecanismo de Relógio

Reino Animal Sistemas Estáticos Simples: Estruturas

Vida Vegetal

Sistema Aberto Auto Regulável: Célula

CAPÍTULO II

2.1 Realizamos uma pesquisa sobre o Conceito de “Inovação” aplicando em 20 pessoas de diferentes conceitos e experiência no mercado, formuladas em:

1- O que significa inovação?

2- Em qual momento a sua organização buscou a inovação para melhorar o resultado do grupo medindo o custo x benefício?

3- Você sente-se parte desta inovação na sua organização?

2.2 Prospectamos questões buscando o entendimento do público sobre o conceito de Inovação e seu impacto no Brasil, conforme as respostas formatamos para o melhor entendimento:

2.3 Dentre as 20 pessoas entrevistadas segue as suas perspectivas:

2.3.1 40% acreditam inovar é buscar alternativas para melhorias de uma ação e processo, mais que a realidade do Brasil atual com todas as reformas econômicas, avançou um pouco, mas ainda está muito além da competitividade tecnológica devido a falta de investimento no capital humano e sua base educacional;

2.3.2 30% acreditam inovação é muito importante para as organizações onde focaliza para a reforma dos procedimentos de rotina e aperfeiçoar os resultados, no Brasil não atua em melhorias básicas e não há incentivo, portanto acreditam que o Subdesenvolvimento é o que nos resta;

2.3.3 30% desconhecem algum incentivo em sua organização.

2.4 Não há incentivo para criarmos a nossa própria tecnologia, somos um país de pessoas de talentos, mais barramos na falta de conhecimento primário, mercadológico e estrutural. A burocracia pública contribui para engessar mais as iniciativas de empreendedorismo e inovação. E para todo o conceito de Inovar somente é pejorativo e muito trabalhoso para a organização onde ainda encaram a inovação como “custo” e não “investimentos”. As políticas e princípios de negócios estão voltando para um novo nicho o capital humano, onde entendem que toda a movimentação dá em torno das idéias, pensamentos e conhecimentos recíprocos dentro do grupo. Auxilia para alcança os objetivos dos negócios, resultados e solidez da empresa em um mercador mais e mais competitivo e tecnológico. Vivemos na era digital, onde a todo o momento somos “bombardeados” com informações por vários viés e canais de comunicação no qual preparo é a única

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com