TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, iremos abordar o estudo do comportamento organizacional apresentado em vários aspectos como áreas de conhecimento, suas abordagens teóricas, temas básicos, e a análise de temas cotidianos vistos sobre o sistema organizacional. As organizações são as pessoas na qual nela se operam, sendo de suma importância para que uma empresa possa obter melhores metas e objetivos, através de idéias e ações de todos os colaboradores que desejam progredir juntamente com a empresa.

DESENVOLVIMENTO

Ao falarmos sobre comportamento organizacional entendemos que é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa, buscando sempre trazer maior entendimento sobre as lacunas empresarias para o desenvolvimento contínuo encontrando sempre soluções. A fim de buscar novos talentos, evitar o tumulto mantendo assim a harmonia entre os trabalhadores.

Toda empresa tem colaboradores com comportamentos diferentes, colaborador brincalhão e expansivo, simpático, aquele que foca nos objetivos, aquele que é mais acomodado, o calado, entre tantos outros tipos de personalidade aos quais podem ou não dar bons resultados para a empresa. Cada chefe deve saber como reconhecer as virtudes e os vícios comportamentais de seus colaboradores.

Observamos no mundo corporativo, que todos os processos são diariamente avaliados e nessa avaliação observa-se desde a tolerância com seu trabalho até a forma de como você se porta diariamente.

De acordo com alguns conselhos do Diretor da Bazz Estratégia e operação de RH, Celso Bazzola existem 10 comportamentos mais desagradáveis no mundo corporativo, sendo eles:

• Concorrência de mercado desleal - tentar se auto promover por meio de injustiças;

• Recusar-se aceitar desafios - confirmar que você não tem nenhum interesse no sucesso da empresa;

• Denegrir colegas de trabalho - falar mal de outros colaboradores;

• Individualismo - achar que só você é capaz;

• Falta de humildade - cria conflitos e desmotivação;

• Ser intolerante - não sabe receber críticas;

• Não assumir falhas - não abalar sua imagem;

• Expor assuntos confidências de sua empresa, mal intencionado ou fala demais;

• Não valorizar contribuições de colegas - desconsiderar a opinião dos demais colegas;

• Não ter pontualidade na entrega dos compromissos - descaso de suas obrigações;

Dentro de uma empresa são enfrentados vários desafios como, implantação de planos de cargos e salários justos, ambiente de trabalho confortável seguro e limpo. Por isso podemos concluir que é de inteira responsabilidade do administrador da empresa a harmonia dentro da organização.

Partindo do princípio de que inovar é criar algo novo ou trazer novas idéias para agregar melhorias a algo que já existe. Podemos dizer que nos dias atuais, inovar é algo fundamental para a evolução de uma pessoa tanto como ser único quanto para um componente nas organizações diversas que existem.

Em nossa pesquisa realizada pudemos observar que cada pessoa entrevistada relaciona o fator inovação com sua organização mais habitual. Seja ela a empresa onde trabalha ou a escola, ou até mesmo um grupo de amigos que se reúnem para uma partida de futebol semanalmente. Mas todos chegaram à mesma conclusão de que inovar é, trazer novidade para o dia-a-dia, e com isso evoluir, e até mesmo trazer essa novidade a sua organização.

Para Dalcio Roberto dos Reis (2004), tecnologia é o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos diretamente aplicáveis à produção ou melhoria de bens ou serviços. E também que a tecnologia se classifica em materializada, documentada ou imaterial.

A parte materializada se refere às ferramentas do processo de produção onde o produto será equipado com softwares, design, etc. Na parte documentada, é onde são criados os manuais técnicos e de uso, onde consta a descrição do produto, soluções e rápidos acessos. E por ultimo a parte imaterial, que se refere à aplicação da teoria na prática, seria a forma de utilização do produto em si.

Segundo Reis, o conhecimento dessa tecnologia juntamente com a parte cientifica e a teórica, trazem melhorias dos mesmos atributos do mesmo produto, globalizando os mercados conforme suas necessidades. Para que isso seja realizado, são de fundamental importância os recursos humanos. Ou seja, mão de obra qualificada.

O Brasil é um país que não estimula o crescimento da inovação tecnológica, pois temos como prioridade a qualidade de produtos, e com o estimulo da inovação tecnológica aumentaríamos, por exemplo, a produção de artigos eletrônicos como a China, porem pelo baixo custo e aumento de produção, cairíamos em qualidade.

O trabalho em equipe é em si um grupo de pessoas cada uma com suas diferenças de crenças, idade e religião, unidas em um e ou mais objetivos em comum.

Para chegar neste objetivo não importa como será ou como faze-lo e sim ter a mesma meta e alcança-la. Alguns exemplos de trabalho em equipe seriam um time de futebol onde o objetivo em comum é ganhar o jogo, fazer gols, mas cada jogador com sua habilidade e função em campo. Outro exemplo seria uma orquestra sinfônica, onde o objetivo é a música, mas cada integrante com sua habilidade, não podendo fazer a função do outro.

A grande importância em uma equipe é a comunicação, e para se tornar uma equipe temos que deixar de ter ações individuais passando a ter ações em grupo. A comunicação, união, respeito e cooperação são essenciais para o trabalho em equipe. A dedicação também é um ponto forte no trabalho em equipe, já que sem dedicação os objetivos nunca são alcançados.

As organizações de hoje vivem em constantes mudanças no âmbito da liderança, essas mudanças se fazem necessárias para que possam obter resultados nas tentativas de adequar o comportamento humano aos grandes desafios organizacionais.

Nas organizações podem ocorrer situações de fracassos na liderança, influenciados por alguns fatores:

• A falta de foco nas necessidades das pessoas, deixando de atingir os objetivos da equipe, preservando um interesse individual, e não esclarecendo as metas e objetivos desejados.

• A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com