TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Ensaios: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

Introdução 2

1 Capítulo 01: Comportamento Organizacional e Sistemas Abertos e Fechados 2

1.1 Definição de CO elaborada pelo grupo. 2

1.2 Comparação sobre definição de CO entre dois autores. 3

1.3 Quadro comparativo entre Sistema Aberto e Sistema Fechado. 4

2 Capítulo 02: Inovações nas Organizações 4

2.1 Relatório referente à pesquisa sobre inovação. 4

2.2 Inovação tecnológica: O Brasil está preparado? 6

3 Capítulo 03: Trabalho em equipe e Liderança nas Organizações 7

3.1 Trabalho em equipe 7

4 Capítulo 04: Percepção e Comunicação. 8

4.1 Percepção e Comunicação relacionadas aos conceitos da administração. 8

5 Conclusão 9

5.1 Efeitos da inovação para as organizações. 9

5.2 Fatores que geram o fracasso no âmbito da liderança organizacional. 10

5.3 Considerações Finais. 10

Bibliografia 11

Introdução

Neste Módulo de Comportamento Organizacional (CO) veremos como se comportam as organizações, inclusive os indivíduos que a compõe. Cada indivíduo tem suas necessidades, sua personalidade. O Comportamento Organizacional existe para estudar esses fenômenos.

Dentro do módulo há vários temas inclusos que são temas para reflexão. Grandes pensadores da administração desenvolveram teorias para o CO e ajudaram a desvendar esse campo tão grandioso e importante para gestão das organizações. Ouviremos muito sobre eficiência e eficácia, palavras com significados diferentes, mas que andam juntas sempre. A eficiência envolve a forma com uma atividade é desempenhada, já a eficácia se refere ao resultado da mesma, porém, é correto afirmar que para a organização atingir seus objetivos esses dois conceitos têm de andar juntos.

1 Capítulo 01: Comportamento Organizacional e Sistemas Abertos e Fechados

1.1 Definição de CO elaborada pelo grupo.

Com base na leitura do texto SAMPAIO, Karla. Comportamento Organizacional: Princípios e discussão sobre tema, nosso grupo conseguiu chegar a uma conclusão de que é o Comportamento Organizacional, e quais os pontos positivos em conseguir colocar em prática as teorias desse assunto que hoje em dia é tão importante para as empresas.

Comportamento Organizacional consiste no estudo do comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, que tem como finalidade conhecer e interpretar todas as características individuais e grupais de uma organização, trabalhando, interpretando e aplicando de forma a obter produtividade positiva na organização que a compõe.

Tudo isso tem como características uma visão de administração em um processo de estudo que envolve pessoas, grupos que interagem nas estruturas organizacionais e interorganizacionais abordando combinações do desenvolvimento técnico com aprendizagem natural dos indivíduos que visa os tipos de comportamentos, produtividade individual, a ausência do local de trabalho, a rotatividade e a cidadania junto à sociedade organizacional que tem como preocupação a satisfação no trabalho, juntamente com a eficiência e a eficácia.

E com esses princípios temos as variáveis que consiste em: Estrutura, clima, cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais que tem como desafio, aumentar sua capacidade de produtividade e qualidade dos produtos, e com isso promover uma maior motivação, liderança, treinamento e a satisfação com o trabalho que desenvolve tendo a oportunidade de interagir com pessoas de diferentes culturas ou ate mesmo com outras etnias, estimulando então a inovação, podendo ajudar os colaboradores a alcançar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e melhorar seu comportamento com ética junto a organização da qual faz parte gerando um clima saudável na equipe, aumentando o desempenho e com isso ajudando a escolher o comportamento adequado a ser seguido na organização.

1.2 Comparação sobre definição de CO entre dois autores.

Para melhor compreender sobre tema, comparamos a definição de CO feita pelos autores Derek Pugh e John Ivancevich. Autores bem conceituados e grandes estudiosos sobre o tema em destaque.

Derek Pugh é um psicólogo e renomado pesquisador organizacional, para ele Comportamento Organizacional é “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”. Essa definição de CO mostra que é importante um estudo conjunto da estrutura da organização com os indivíduos que fazem parte dela, esse estudo tem grande importância na elaboração de estratégia das organizações.

Já John Ivancevich, tem um conceito um pouco diferente, ele mostra como fator principal, os indivíduos que compõe a organização. Segundo ele “O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade”.

Os dois autores abordam uma visão ampla do que é CO, Ivancevich cita uma importância maior no estudo do perfil dos indivíduos que compõe a organização. Já Pugh defende o estudo de um todo, desde a estrutura da organização até os indivíduos da organização. Fazendo um estudo mais aprofundado das teorias de Comportamento Organizacional, concluímos que aplicar esses conhecimentos de CO é essencial para o bom funcionamento de qualquer organização.

1.3 Quadro comparativo entre Sistema Aberto e Sistema Fechado.

Assunto Sistema Aberto Sistema Fechado Autor

Fluxos de Entradas e Saídas Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com