TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Comportamento Organizacional

Ensaios: ATPS De Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  3.166 Palavras (13 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 13

Definição de Comportamento Organizacional

As organizações possuem um papel importante no mundo moderno, pois podem influencias as pessoas e seus motivos, devido a sua complexidade, essas pessoas possuem a característica de superar as dificuldades sejam elas sociais, políticas, financeiras, tecnológicas, políticas e culturais.

“Consideram que o comportamento organizacional está envolvido com o estudo e o lado humano da gestão das organizações” [Cunha e Marques]. Comportamento Organizacional é a área científica que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações.

O ser humano é integrante fundamental nas organizações, para isso, é necessário um estudo e controle de avaliação em seu comportamento. Para isso foi definida a finalidade do comportamento que se divide em:

Explicação: Consiste em identificar razões e causas de determinadas atitudes do indivíduo;

Previsão: Visualização de futuros resultados decorrentes das atitudes de um determinado indivíduo e,

Controle: Objetivo controverso, pois existe a dificuldade de monitorar o comportamento do indivíduo.

Visão do Administrador

O administrador observa o processo estudando o comportamento dos indivíduos a fim de aproveitar ao máximo suas características pessoais e usando os recursos disponíveis para a aplicabilidade de tais características pessoais no dia a dia do profissional, assim sendo, visando a melhor produtividade, aumento de produtividade e qualidade de serviço, bem como melhorando a qualidade de vida profissional do colaborador.

Principais Desafios:

Mediante o processo organizacional, os desafios inseridos neste contexto são:

• Aumento de produtividade e qualidade de produtos;

• Melhoria de habilidades humanas;

• Resposta positiva junto ao processo de Globalização;

• Administrar a diversidade de força de trabalho;

• Fortalecer os indivíduos, e.

• Estimular a inovação e às mudanças;

Nos dias atuais, tem se destacado a importância de executivos e colaboradores em lidar com um fator denominado temporariedade. Este processo consiste em entendimento de um mundo profissional que está em contínua mudança, onde se desenvolve o auxílio necessário para encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos indivíduos. O comportamento organizacional concede inúmeras sugestões para encontrar tal equilíbrio, assim sendo, auxiliando o indivíduo a enfrentar tais conflitos.

O principal desafio do administrador é motivar o colaborador e manter a competitividade global de sua organização. Para isso, é fundamental ao administrador criar elos de lealdade, compromisso ético, postura e manter um clima favorável e amigável dentro da organização.

Pensamento Sistêmico

Visão sistêmica é a forma de entender algumas formas e pontos de vistas de uma organização como sendo um sistema na sociedade.

As pessoas analisam os problemas com o seu ponto de vista isso e muito ruim para uma Empresa, pois o pensamento sistêmico a maneira de se ver o mundo com pensamentos práticos e visões boas para o relacionamento.

Essa visão ocorre algumas crises na maneira de pensar, pois vivemos num mundo onde tem muitos preconceitos na sociedade seja ele racial na própria educação, o pensamento sistêmico de uma forma geral, pode ser definido como uma forma de pensar na realidade quanto maior os estudos desses problemas em geral do mundo que vivemos notamos a desigualdade.

Deve-se sempre analisar o principio de que todo e mais que a soma das partes, tendo desta forma o sistema como um todo integrado cujas propriedades essências surgem das inter-relações entre suas partes. Entender a realidade sistêmica- significa estabelecer as diferenças e a natureza.

Com o aumento das tecnologias a visão faz pensar em porque tanto aumento e pesquisas de tecnologia se o mundo que vivemos tem tanta desigualdade social, se o mundo pudesse ter o conhecimento no meio da cultura e educação o pensamento sistemático fosse aplicado para o crescimento do desenvolvimento de cada um.

O líder na gestão de mudanças.

As mudanças às vezes são necessárias, além disso, existem as mudanças que ocorrem de uma forma natural. Mas independe da forma que isso ocorra, a mudança nunca pode nos atropelar. No contexto empresarial, devemos identificar qual é a necessidade de mudança que o mercado externo exige. A equipe, os produtos e os líderes, devem caminhar juntos para que a mudança seja bem sucedida, afinal, ela pode ser um auxilio ou um empecilho. Além disso, existem líderes esforçados, interessados, que arriscam e fazem a ‘coisa’ acontecer, mas há aqueles que são acomodados e qualquer tipo de mudança que possa ocorre soa como ameaça.

O líder deve despertar a necessidade de mudança dos envolvidos, devem servir de exemplo e devem ajudar os envolvidos no processo das mudanças. Já os líderes que esperam as coisas acontecerem, dificilmente terá sucesso na área.

As mudanças podem acarretar uma grande diferença no ambiente organizacional, por isso tais decisões devem ser tomadas com muito cuidado, além disso, há mudanças contínuas no ambiente com começo, meio e fim. Elas devem partir de uma urgência, mas só depois de ter sido detectada uma estratégia para que seja colocada em prática e, devem somar forças e vontades.

As pessoas envolvidas nesse processo devem receber preparos diferentes. Um ponto muito importante é que algumas empresas ‘pecam’ nesses aspectos, pois não dão poder para que as pessoas diretamente envolvidas possam mudar, e sem esse poder mudar é impossível.

A boa comunicação e a divisão do processo de mudança são coisas essenciais. O equilíbrio e a confiança são também são passos essenciais, pois o medo só atrapalha o processo, claro que tem que haver cautela, coerência, mas o empreendedor (inovador) tem que arriscar, pois sempre deverá existir o ‘plano b’.

As mudanças estão ocorrendo naturalmente, pois a sociedade, o mercado externo, as tecnologias, a globalização torna esse processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com