TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Recurso Humanos

Ensaios: ATPS De Recurso Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  4.386 Palavras (18 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

A gestão de pessoas é necessária nas organizações e sua aplicação é variável de acordo com cada empresa e seu modelo organizacional. Com o passar dos anos os modelo vem passando por mudanças onde pessoas que antes eram consideradas como apenas pelo lucro do capital econômico passaram a ser mais valorizadas como seres humanos e parceiro da organização, com capacidade de conduzi-la a excelência e ao sucesso.

A administração de recursos humanos permite às organizações atrair, manter e desenvolver os talentos através de um conjunto de táticas que almejam o desenvolvimento. As organizações também passam constantemente por mudanças tecnológicas , técnicas e econômica, para que ocorra o desenvolvimento e o essencial são pessoas e o grande e o diferencial hoje é o talento humano. Para superar essas dificuldades as empresas modernas estão investindo em treinamentos que levem as pessoas ao autoconhecimento e autodesenvolvimento, buscando uma maior capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares, bem como estão adaptando os móveis e as condições dos postos de trabalho visando o conforto e bem-estar de seus colaboradores.

A justificativa para a prática desta atividade acadêmica, é a necessidade de sabermos, diante das constantes inovações tecnológicas, que geram mudanças nas organizações que devem estar sintonizadas com o mercado competitivo em que atua, como fica o papel do gestor de pessoas dentro da uma organização, frente a tantas mudanças, haja vista que a tarefa mais difícil para um gestor é a de lidar com seus colaboradores.

Tendo como objetivo administrar comportamentos internos visando agregar valores,aplicar conhecimentos,recompensar e remunerar por objetivos conquistados no processo organizacional.A relação entre empresas e mercados foram responsáveis pelo maior fluxo de mudanças,entre os quais se destacam:do comando para a orientação,da era industrial para a era da informação,da rigidez para a flexibilidade,da atividade solitária para a solidária,do tempo integral para o parcial,do trabalho manual para o cerebral,da especialização para a multifuncionalidade,do foco no produto para o foco no cliente,da gerência para o gestor e do capital financeiro para o intelectual.É notório que em um futuro bem próximo pra não dizer agora o foco principal de uma organização estará voltado para o cliente colocando no plano central a questão da qualidade dos produtos e serviços.Contudo as organizações devem ter um papel mais atuante e estar mais próximo da comunidade,assumindo uma postura de maior responsabilidade atuando com mais ênfase no social sem deixar de ser atuante no que diz respeito a

competitividade.

Tempos modernos é um filme que traz sérias críticas a este sistema A luta por melhores salários, por melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor

1 Introdução a Moderna Gestão de Pessoas

As pessoas possuem características próprias como: Postura pró-ativa, comprometimento, responsabilidade, parceria, personalidade, conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.

as mesmas fornecem à empresa capacidade intelectual, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios, investem conhecimento, esforços, tempo etc. na empresa, na expectativa de obter retorno tais como: salários para oferecer uma vida digna a sua família , reconhecimento do trabalho, crescimento profissional, benefícios.

Conceitos:

“Conjunto de políticas e práticas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho” Fisher e Fleury (1998).

“a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois dependem de

vários aspectos como a estrutura organizacional adotada, a cultura que existe em cada

organização, as características do contexto ambiental, o negócio da empresa, os processos internos e outras variáveis importantes”. Chiavenato (1999),

"o ramo de especialização da ciência da Administração que desenvolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade". TOLEDO (1986),

“a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando na melhor efetividade organizacional”. (CHIAVENATO, 1981).

http://pt.slideshare.net/martinssoul/gestao-de-pessoas-presentation

RESUMO DO FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLIN CHAPLIM

O filme retrata uma época em as pessoas eram consideradas somente mao de obra, eram tratadas como robôs pois estavam ali para executar somente determinada função sem possibilidade de mudança para outras funções diferentes daquilo as quais foram determinadas a fazer.

“A Grande Depressão” de 1929, onde pessoas muito ricas passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. muitas empresas faliram e o desemprego atingiu aumentou . Carlitos (Charles Chaplin), protagonista é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos que demonstra o trabalho na indústria naquela época. Foi demitido De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, e em seguida internado em um hospital, porém quando sai de lá o que encontra é o desemprego, a fome e a miséria.

E em virtude dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimentos grevistas, que tinham como pauta de reivindicação, melhorias das condições salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões, que por sua vez, acionaram as autoridades policiais, que cuidaram do esvaziamento desse movimento para garantir o retorno das atividades fabris.

O operário, nosso querido Carlitos, procura emprego e consegue um como segurança em uma loja de departamentos. Logo é despedido por não ter conseguido evitar um assalto e por dormir no serviço. No entanto, consegue emprego numa outra fábrica, consertando máquinas. Durante uma greve na fábrica, Carlitos é preso mais uma vez, agora por "desacato à autoridade policial". Alguns dias depois, ele é liberado e a jovem o espera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com