TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Pesquisa em Serviço Social

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDEP – POLO TENIR

SERVIÇO SOCIAL – 6º SEMESTRE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

ALUNOS:

FABIANA ALVES MARTINS FAGUNDES – RA 432134

IUDA TEXEIRA GOVEIA MENDES – RA 414286

ROSICLER MARIA PEREIRA DOS SANTOS – RA 435031

VALDETE SOUZA DE ARRUDA – RA 1299106142

GLAUCIELE LUCENA DE OLIVEIRA – RA 8142757850

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Pesquisa em Serviço Social, do curso de Serviço Social, da Universidade Anhanguera Uniderp – Polo Tenir, ministrado pelos tutores presencial e a distância Iber Mosciaro Gomes e Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia.

Corumbá, 15 de outubro de 2015.

A RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL NA ATUALIDADE PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL

Metodologia cientifica é basicamente as formas de abordagens para resolver determinada situação, através de levantamentos propriamente elaborados para certo tema, tendo em vista o uso da metodologia para buscar respostas para as indagações presentes, a pesquisa é um processo de construção de um conhecimento que se baseiam em dois objetivos: gerar novos conhecimentos; confirmar ou desfazer uma opinião já existente.

A pesquisa tem uma grande importância para a vida do assistente social, já que o assistente social deve buscar sempre as atualizações em meio ao conhecimento, visto que o assistente social deve ter um olhar crítico, investigativo e que seja fundamentado de praticas e teorias e relacionando a pratica e a teoria para trabalhar em eficiência e eficácia. Com o resultado de uma pesquisa temos um vasto processo de aprendizagem, que ocorre e traz benefícios tanto para quem desenvolve, pratica tanto para a sociedade, grupo investigado, pesquisado.

A pesquisa em serviço social começou a ser de uma grande valia a partir da década de 80 que foi quando a profissão foi colocada como objeto de estudo, que deveriam ser aplicadas as praticas e as teorias que eram postas para cada situação.

No serviço social, como você perguntou, a metodologia cientifíca deve servir para compilar dados e pesquisas, analisar e quantificar movimentos sociais, estabelecer metodologias de processos de trabalho ou planejamentos sociais.

É de plena importancia que o assistente social desenvoal a competencia do seu lado critico para compreender a realidade, visto que a pesquisa pode se considerar um instrumento estrategico na atuação de cada profissional.

Santos (2003a, p1) enfatizou a importância do conhecimento cientifico e de sua valia:

O conhecimento científico é hoje a forma de conheciemnto e a sua importância para a vida das sociedades contemporâneas não oferece constação. Na medida de suas possibilidades, todos os países se dedicam á promoção da ciência, esperando beneficios do envestimento nela. Pode-se dizer que, desde sempre, as formas privilegiadas de conhecimento, quaisquer que elas tenham sido, num dado momento histórico e numa dada sociedade, forma objeto de debate sobre a natureza, as suas possibilidade, os seus limites e o seu contributo para o bem estar na sociedade. De uma forma ou de outra, a razão ultima do debate tem sido sempre o fato de as formas privilegiadas do conhecimento conferirem privilegios extracognitivos (sociais, políticos, culturais) a quem as detém. Só assim não seria se o conhecimento não tivesse qualquer impacto na sociedade ou, tendo-o, se estivesse equitativamnete distribuido na sociedade. Mas não é assim.

Para Santos o conheciemnto cientifico é de grande valia para a sociedade, ja que as pesquisas realizadas são para a melhoria de cada grupo/sociedade, é através das pesquisas que são tomadas e elaboradas melhorias das condições de vida daquela população.

Ao serviço social a pesquisa deve proporcionar um aprofundamento do conhecimento na área para fins de resultar em melhorias decisões e intervenções naquele contexto social em que a pesquisa foi realizada.

É importante que o profissional do assistente social tenha claro que os conhecimentos que são utilizados para controlar o trabalho ou a pesquisa devem ser a problemática em questão. Portanto o prfissional não teve apenas analisar o que esta acontecendo, mas sim ter um olhar crítico para poder intervir tomar decisões.

O trabalho de pesquisa dentro de um espaço profissional indica expressar e trabalhar com originalidade, com experiências e histórias para um resulatado noável e de grande valia.

O PROBLEMA DA DESIGUALDADE EM NOSSO PAÍS

Qual é a definição de Desigualdade Social?

É um conceito que afeta principalmente os países não desenvolvidos e subdesenvolvidos, onde não há um equilíbrio no padrão da vida de seus habitantes, seja no âmbito econômico, escolar, profissional, de gênero, entre outros.

Por que isso acontece?

Acontece quando a distribuição de renda é feita  de forma diferente, sendo que a maior parte fica  nas mãos de poucos.

No Brasil existe desigualdade social?

Infelizmente no Brasil, em nosso país, a desigualdade social é uma das maiores do mundo.

Quais as consequências desse problema que afeta milhares de brasileiros?

Devido a esse problema, existem principalmente jovens em estado de vulnerabilidade, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna, crescem sem ter uma estrutura na família devido a série de consequências causadas pelo efeito desse problema que gera um leque de conflitos pela falta de dinheiro e oportunidades que trazem e causam tanta desproporcionalidade social tais como: a falta de acesso à educação de qualidade, uma política fiscal injusta, baixos salários e dificuldade da população em desfrutar de serviços básicos oferecidos pelo Estado, como saúde, transporte público e saneamento básico. Como consequência da desigualdade social, surgem vários problemas sociais que afetam a sociedade tais como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com