TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS pesquisa em serviço social

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

1- INTRODUÇÃO

Esta Pesquisa tem por objetivo de analisar pesquisar na área de Serviço Social, como polemica através de possibilidade da inteligência do Serviço Social com intuito de obter novos conhecimentos. Trazer nessa discussão a “guerra das ciências”, travadas entre físicos, matemáticos e analista social. Ao analisar o crescimento da produção Cientifica no Serviço Social através de trabalho Pesquisa dissertações e teses em Programas de Pós- Graduação em Serviço Social.

2-PROPOSTA DE TRABALHO

Pesquisa, Serviço Social, Pesquisadores, Conhecimento.

3-DIRECIONAMENTO DA PESQUISA

Conhecimento na pesquisa do Serviço Social é sem dúvida instigante, e sob diferentes planos. Primeiro esse desafio coloca como objetivo do debate deslocando-a da condição de meio, método, ferramenta para estudo. A concepção da pesquisa como mediação constitutiva da identidade e exercício embora correta, do Serviço Social leva situações- armadilha.

O debate sobre o método da pesquisa caráter secundário aos resultados e à direção social do conhecimento

A banalização dos atributos necessários para o desempenho qualitativo na pesquisa o que termina por construir a falsa relação mecânica entre a profissional assistente social de pesquisador

Considero o debate sobre a pesquisa do Serviço Social significativo para o desmonte dessas “situações-armadilha” e amplitude do saber/conhecimento produzido pelo Serviço Social no mundo e dos pesquisadores.

Segundo plano desse debate significa á superação do velho dilema e pertinência em se afirmar o Serviço Social produz conhecimentos respostas praticas a diversas questões.

Ao estudo secundário na comunidade cientifica que chega pro vezes a desdenhar da pesquisa sobre o Serviço Social é ciência, técnica, arte, disciplina, etc.

Como prática social transformada que ocorreu na Europa e EUA no final do século 19 e no Brasil, antes da metade do século 20 o Serviço Social foi catapultado pelo debate “diagnostico social”, enquanto um novo campo conhecimento psicossocial entre sujeito- sociedade, mais sobre a relação de mutua influencia entre indivíduo e meio. Não tratava em discutir a ciência clássica. Domínio da natureza e suas leis físicas, mas o novo campo de conhecimento embasado ao da psicologia e da sociologia.

Esse corpo de conhecimento ‘sincréticos e ecléticos’ dominou por quase três décadas o Serviço Social no Brasil.

Para além dessas questões próprias à particularidade do Serviço Social, o desafio proposto contém um terceiro plano, para debate do confronto a produção da pesquisa social na área das ciências físicas e matemáticas por uma falsa hierarquia entre as nominadas ciências puras e ciências aplicadas.

4-JUSTIFICATIVA PARA APESQUISA

Segundo SPOSAT (2007), a pesquisa é disciplina obrigatória na formação dos Assistentes Sociais em 1982. Embora algumas escolas ou faculdades já inseriram em seus currículos a metodologia da pesquisa. Pelo menos essa foi minha experiência ainda na Escola de Serviço Social da PUC-SP na década de 60 no século 20.

É após o processo de reconceituação da construção da identidade social latino americano do Serviço Social. Ao questionar sua base cientifica europeu-americano, como conhecimento no Serviço Social fortalecendo na implantação de cursos de pós graduação na década de 1970 uma força ímpar.

É no âmbito de um curso privado de Serviço Social na PUC-SP, que tem início após graduação em Serviço Social que vai titular como mestres e doutores um número considerável de docentes das universidades públicas brasileiras no campo do Serviço social.

O reconhecimento institucional pela coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de desenvolvimento Cientifico e Tecnológicos (CNPq) da área do Serviço Social como campo específico de pesquisa é, certamente, conquista que abril possibilidade de financiamento da pesquisa do Serviço Social e inclusão de pesquisadores do Serviço Social no quadro geral de pesquisadores do CNPq.

Teria o Serviço social efetiva base cientifica para a produção de conhecimento de estatuto conhecido pela academia?

Por certo, ocorreu grande esforço nas décadas de 80 e 90 em fortalecer base cientifico-profissional difundida, através do processo de desconstrução e reconstrução crítica da profissão pelo então novo currículo de formação da década de 80. Que deu continuidade a centos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com