TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicando os princípios da ética à vida na sociedade

Artigo: Aplicando os princípios da ética à vida na sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Artigo  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

A ética diz respeito ao processo através do qual tomamos decisões equilibrando diferentes valores, entre eles a honestidade. Em geral, pessoas com um sentido ético desenvolvido são honestas, mas também podem optar por sacrificar a honestidade absoluta em nome de outro valor, como o amor, a amizade ou o respeito ao próximo. Uma decisão como essa vai continuar sendo ética desde que seja tomada com liberdade, responsabilidade e consciência. Sendo assim o personagem principal do quadrinho procura a ética mais não tem a honestidade e a dignidade, esse menino tem muito o que aprender sobre a ética.

Em relação à ação do indivíduo, já foi exposto que honestidade é lidar com a realidade como ela é. Aplicar este princípio à vida em sociedade é reconhecer que "o que é" é mais importante para sua vida que "as vantagens que irei conseguir” ou "o que os outros pensam".

Ao se passar por aquilo que não é, omitir ou falsear fatos, o indivíduo cria uma contradição entre a realidade e aquilo que outras pessoas acham que é verdade. Mas os fatos reais têm conseqüências na realidade - a ficção não. Se alguém mente dizendo que é professor ou advogado para impressionar alguém ou até mesmo para ter beneficio sobre a mentira, isto não o torna capaz de ser realmente aquilo que tanto o busca.

Esta pequena contradição, o fato que o mentiroso não sabe o que é etica mas diz que é professor de ética para conseguir o tal 50% de desconto, é irreconciliável com a realidade. O motivo disto é a causalidade - a imaginação humana não é capaz de mudar os fatos passados e quer busca sempre vantagens.

Segundo, a ameaça ao mentiroso são exatamente as pessoas racionais e inteligentes, aquelas que são capazes de perceber a realidade e entender causas e conseqüências. A pessoa que tenta manter uma imagem que diferete da realidade torna se adversária da causalidade - da própria realidade - e das pessoas racionais.

Honestidade e ética não podem ser consideradas como uma virtude ou qualidade do ser humano, mas sim como pressuposto de nossa conduta cotidiana. Tem de estar embutido na nossa filosofia de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com