TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As dificuldade da implementação desta disciplina no currículo escolar

Artigo: As dificuldade da implementação desta disciplina no currículo escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Artigo  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

AS DIFICULDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DESTA DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR

“A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

A educação desejada é aquela capaz de fazer que os educandos se apropriem e aprendam, em seus fundamentos, os conhecimentos elaborados pela sociedade até o presente momento, contribuindo para a transformação social que é a conscientização, entendida como passagem de uma consciência reflexiva, de uma consciência em si para uma consciência para si, de uma consciência dogmática para uma consciência crítica.

Nestes termos, um projeto educativo que tenha por finalidade o conhecimento dos “fundamentos”, das razões, dos “objetivos das coisas principais, no sentido de que os alunos não sejam meros espectadores, mas sujeitos, não pode prescindir da filosofia e do ensino de filosofia, não pode olvidar a sociologia e o ensino de sociologia. Tais disciplinas configuram uma contribuição indispensável, neste processo, para que este aprendizado se construa não de maneira servil e passiva, porem de forma crítica e coerente, ou seja ativa.

Mas há uma contradição, porque na realidade o que se observa é uma educação pragmática aberta para conteúdos e metodologias práticas e que produzam resultados imediatos, atendendo, assim, a uma demanda crescente de indivíduos que buscam o diploma do ensino médio muito em virtude da necessidade de possuir um nível mais avançado da educação escolar, uma qualificação. O adulto que retorna à educação básica, tem por objetivo a conclusão do ensino médio para obter algum tipo de qualificação e, posteriormente, prosseguir estudos na universidade, pretendendo manter o próprio emprego ou para voltar a ele. Em geral são estas as expectativas que manterão os interesses dos alunos que hoje cursam a educação básica. Dessa maneira “todos” têm por meta o mesmo fim; permanecer no cargo, adentrar o mercado de trabalho e obter um diploma universitário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com