TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assessoria E Consultoria

Pesquisas Acadêmicas: Assessoria E Consultoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido para disciplina de Assessoria e Consultoria em Serviço Social, estaremos mostrando através de estudos e varias pesquisas que realizamos durante todas estas etapas, aqui destacaremos os pontos principais que encontramos durante toda a nossa fonte de pesquisa teórica.

Parece-nos que o vulto da temática assessoria/consultoria no Serviço Social na atualidade é uma confluência das duas incidências. Tanto há demandas explícitas para esse trabalho para os (as) assistentes sociais; como também os (as) assistentes sociais, notadamente os (as) envolvidos (as) na docência, vêm buscando espaços de assessoria.

Em ambos, o que está em cena é a capacidade intelectiva que os (as) assistentes sociais vêm tendo. Os que requisitam os profissionais de Serviço Social para assessoria/consultoria veem neste sujeito uma capacidade de conhecimentos a serem disponibilizados, em geral sobre políticas sociais e na área de mobilização social.

E os profissionais de Serviço Social que buscam a assessoria/consultoria, identificam esse espaço como propício para a efetivação do atual projeto de formação profissional do assistente social ou como uma alternativa de trabalho. As estratégias deverão mostrar como os objetivos propostos serão alcançados.

03

2-Assessoria em Serviço Social.

Serviço Social brasileiro sobre assessoria/consultoria é recente e marcada, na sua maioria, por reflexões sobre experiências de assessoria. Essas reflexões, geralmente ricas, são marcadas por uma imprecisão sobre o tema e pela ausência de referência teórica sobre o assunto. Percebemos, em geral, uma nebulosa compreensão de assessoria, ora entendida como a supervisão profissional, ora como trabalho interventivo junto a comunidades ou movimentos sociais, ora como militância política. Longe de isso ser uma mera questão epistemológica, entendemos como importante a desvelação do que estamos, na categoria profissional, chamando de assessoria/consultoria.

A importância de uma reflexão sobre assessoria/consultoria para o Serviço Social se dá pelo fato de que a maioria da produção teórica sobre o tema tem sido em geral, produzida em outra área do conhecimento – o campo da administração de empresas – com vistas à maximização do lucro, pressuposto muito distante do atual projeto profissional do Serviço Social, mas que tem espaço na bibliografia de alguns planos de aula e em textos de Serviço Social sobre o tema.

Portanto, a reflexão conceitual sobre o tema é importante com vistas a subsidiar o debate e a produção sobre a assessoria/consultoria no âmbito do Serviço Social brasileiro e do seu projeto ético-político. Assim, hoje, na categoria profissional, quando falamos de assessoria estamos nos remetendo a qual conceito e com quais objetivos?

Se observarmos a origem da palavra Assessoria (FERREIRA, 1999), podemos entender que é aquela a ação que visa auxiliar, ajudar, apontar caminhos. Não sendo o assessor um sujeito que opera a ação e sim o propositor desta, junto a quem lhe demanda esta assessoria.

Assim, definimos assessoria/consultoria como aquela ação que é desenvolvida por um profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com