TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Psicologia

Dissertações: Atps Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema principal fazer um relato político e social do estado do Rio de Janeiro e da política do país; também irá fazer uma analise estrutural do grupo dos policiais do Bope (Batalhão de operações Polícias Especiais). Pois esse trabalho mostrara a relação de poder dos polícias, diante dos conflitos sociais; e As demandas trabalhadas pelo filme que é a corrupção dos polícias e o tráfico de drogas na favela do Rio de Janeiro.

ETAPA1: PASSO3= O QUE É CULTURA? QUAIS SÃO AS MANIFESTAÇÕES

CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME?

Cultura é um processo histórico e universal, que expressa uma determinada sociedade. Todos os ser humanos estão submetidos á ela desde quando nasce e aprende a comer, falar, andar, pois esse contato leva a socialização. Cultura também é um sinônimo de sofisticação, de sabedoria, inteligência, de educação, portanto cultura acontece na interação entre os seres humanos e com o meio, é algo que não se acaba, é algo que se constrói coletivamente e que está em constante transformação. O filme tropa de elite relata o cotidiano de alguns policiais corruptos e outros honestos, lutando para combater a violência e o trafico de drogas de uma favela no rio de janeiro. As manifestações culturais do filme são apresentadas através de um indivíduo marginalizado, vítima de uma conjuntura social de exclusão, apresentado como um assassino cruel, sem limites morais, que diante do certo e do errado, do bem e do mal, toma a atitude que lhe for mais conveniente, sendo incapaz de alcançar alguma compreensão sobre as consequências de seus atos; o outro é um indivíduo que se molda aos padrões sociais aceitos – pai de família, trabalhador, mas ao mesmo tempo convive diretamente com uma rotina de violência, sendo ele próprio capaz de muitas barbáries, porém tendo plena consciência de suas atitudes e de seu entorno social, e justamente por isso vivendo atormentado por conflitos pessoais e mergulhado em contradições.

ETAPA 2:PASSO1=ENUMERAR , DOIS CONFLITOS SOCIAIS PRESENTES NO FILME E PORQUE É IMPORTANTE QUE SE TENHA AÇÕES PÚBLICAS PARA A RESOLUÇÃO DESTES CONFLITOS. 

Conflitos: Violência, drogas e corrupção.

A ação pública tem uma grande importância no meio dos conflitos sociais, ela tem uma dimensão muito grande de prestação de serviços e geração de bens á coletividade, onde interagira entre os agentes da política e sua regulação. Essa ação refletira na concepção do sujeito-alvo e na forma de lidar. A ação pública também irá garantir os direitos difusos e coletivos. Destinados á proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e dos outros direitos difusos e coletivos tais instrumentos jurídicos estão sendo utilizados para a defesa das pessoas portadoras de deficiência física, pela criança e adolescente, pelo direito a um meio ambiente equilibrado, dentre outros. 

PASSO2=POR QUE O SERVIÇO SOCIAL É IMPORTANTE NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS SOCIAIS?OU A PSICOLOGIA PODE AUXILIAR EM SITUAÇÕES DE CONFLITOS SOCIAIS?

O Serviço Social é importante porque ele irá trabalhar como elaborador, implementador, e executara políticas sociais, programas e projetos junto á administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; prestara orientações sociais a indivíduos, grupos e população , tomara as devidas providencias , prestara assessoria, realizara estudos socioeconômicos, vistoria, pericia técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social. Trabalhará com diversas questões sociais (saúde, habitação, lazer, justiça, assistência social, previdência, educação). 

Sim, a Psicologia Social atuara dentro da psicologia que busca o entendimento da natureza social do fenômeno psíquico, na relação entre o individuo e o social. A Psicologia estuda a relação essencial entre o individuo e a sociedade, esta entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e intuições necessárias para continuidade da sociedade. Pois sua função maior é promover a saúde e aplicar os conhecimentos da psicologia para melhorar as condições de vida do sujeito humano.

PASSO3=EM QUE MEDIDA O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL É RELEVANTE PARA INTERVIR NA REALIDADE SOCIAL QUE PRODUZIU ESTES CONFLITOS.

À medida que o trabalho do assistente social foi relevante relacionado aos conflitos sociais do filme tropa de Elite foi à falta de proteção social básica, pois ela é uma Modalidade de atendimento de caráter preventivo e o objetivo que fortalece os laços familiares e comunitários. Como: o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), Programas de inclusão produtiva, Programas de incentivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com