TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIA NA MÍDIA E CIÊNCIA NA ESCOLA: APROXIMAÇÃO

Por:   •  4/5/2015  •  Exam  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

CIÊNCIA NA MÍDIA E CIÊNCIA NA ESCOLA: APROXIMAÇÃO

Embora cresçam a cada dia a necessidade e o interesse dos meios de comunicação de massa em apresentar programas destinados à divulgação científica, a quantidade de pesquisa nessa área ainda é muito pequena. No que se refere à televisão e ao cinema, por exemplo, além de espaço específicos, como documentários e programas educativos, temas ligados à ciência têm permeado filmes, novelas, seriados, programas jornalísticos entre outros.

Nos meios de comunicação, assim como outros espaços não formais de educação científica, os saberes científicos são selecionados e passam por processo de reorganização, para que possam ter sentido a um grande número de pessoas de diferentes perfis que assistem aos programas televisivos, ouvem reportagem de rádios e leem jornais e revistas.

Os alunos devem ter na escola espaço para falar e escrever sobre o que estão vendo na TV e no cinema e ser incentivados a buscar outras formas de informação sobre aquele assunto. Especificamente sobre a televisão, “pela linguagem da TV, exploram-se, na escola, as outras múltiplas linguagens que constituem o homem hoje no seu grupo social e no seu cotidiano” (Rocco, 1999). Torna-se importante que o professor aprenda a trabalhar os aspectos positivos da TV e do cinema sobre os negativos, aproveitando esse recurso didático para tornar a aprendizagem cada vez mais significativa.

O professor deve buscar ferramentas para ampliar seu repertório sobre cinema, DVDs, televisão, usando até mesmo ferramentas da Internet, para propor atividades diferenciadas, mas com foco no conhecimento científico a ser abordado ou que possa ser explorado criticamente pela recepção do programa.

Podem ser usados para apresentar conceitos novos ou já estudos no sentido de motivar o aluno, despertar o interesse e a curiosidade e apresentar conceitos e imagens que dificilmente poderiam ser visualizadas de outra forma. Para tanto, a televisão, o cinema e o vídeo precisam ser encarados não apenas como complemento ou entretenimento, mas como parte de um processo educativo de mediação entre o conteúdo científico e as diferentes formas em que ele é representado socialmente.

A CIÊNCIA E O CIENTISTA NA TELEVISÃO

Em relação à Ciência veicula na televisão, pesquisas têm indicado que as emissoras de TV recorrem a diferentes recursos para tornar as informações interessantes, porém algumas vezes “deturpam as informações científicas e tecnológicas com intuito de torná-las mais atraentes para o público espectador” (Siqueira, 1999).

Caberá ao professor identificar essas carências e características e contribuir para uma interpretação crítica das visões de Ciência apresentadas na mídia televisiva e para uma utilização do recurso como possibilidade para o aprofundamento dessas discussões. Uma leitura menos crítica dos programas disponíveis pode reforçar concepções sobre a natureza do empreendimento científico muito diferente das intenções do professor e afastadas do que hoje discute nas esferas de produção acadêmica e reflexão profissional.

E O CINEMA? TAMBÉM TEM CIÊNCIA?

Tratando do tema sobre Ciência e imaginário científico, as experiências vivenciadas no cinema acabam compondo boa parte do referencial simbólico público sobre Ciência, muitas vezes maior do que as aprendizagens derivadas das práticas educativas formais. Oliveira (2006) argumenta que os filmes expressam o olhar de uma época ou de uma sociedade sobre temas que envolvem Ciência e imaginário científico.

Dessa forma, a concepção de como a Ciência funciona, se não é explorada na escola, passa a ser acreditada de forma muitas vezes surreal em filmes, que compõem visões de nossos alunos que precisam ser trazidas para aulas de Ciência.

PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO COM FILMES

Este tópico busca enriquecer o repertório de professores de todas as áreas a respeito do trabalho com televisão e vídeo no cotidiano escolar e não tem caráter prescritivo.

No entanto, professor preparado para trabalhar com a recepção crítica de recursos audiovisuais pode transformar até materiais que apresentem a realidade científica e socioambiental de forma conservadora em uma aprendizagem significativa, apropriando- se do sentido amplo da temática e mobilizando os educandos para a crítica e ação comprometidas com a transformação da realidade que se apresenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com