TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPLEXIDADE DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  4/6/2017  •  Artigo  •  5.516 Palavras (23 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 23

INSTITUTO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE GOIÁS - ITEG

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

COMPLEXIDADE DA INCLUSÃO DA PESSOA COM

DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

ELiaNE RAQUEL DIAS DUARTE

MAGNA JURICK LIMA COUTINHO

Senador Canedo - GO

2017

ELIANE RAQUEL DIAS DUARTE

MAGNA JURICK LIMA COUTINHO

COMPLEXIDADE DA INCLUSÃO DA PESSOA COM

DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

Artigo de conclusão de curso apresentado à banca examinadora do Instituto de Tecnologia e Educação de Goiás ITEG, Senador Canedo - GO como requisito parcial para obtenção do diploma do Curso Bacharelado em Serviço Social.

 Orientador: Professor Especialista

Senador Canedo - GO

2017


FOLHA DE APROVAÇÃO

Título: Complexidade da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Autoras: Eliane Raquel Dias Duarte e Magna Jurick Lima Coutinho.

Data da Defesa:

BANCA AVALIADORA:

___________________________________________________

                  Professor Especialista Sebastião Felix Neto Mendes de Souza

___________________________________________________

(Convidado)

_________________________________________________

(Convidado)

                 

Senador Canedo - GO

2017

Dedicamos o presente artigo em especial a quatro pessoas em espírito e  em verdade, Deus  Pai, Deus Filho e  Deus Espírito Santo e a nossa Família. Também aos nossos professores Acadêmicos que mais uma vez nos incentivaram,principalmente pela  paciência e ajuda na realização de nossos sonhos.

AGRADECIMENTOS

 

 

 

     Agradecemos a Deus por toda sabedoria e empenho dedicado nesse artigo, também aos que colaboraram de forma direta e indireta para que pudéssemos alcançar nossos objetivos  no processo de desenvolvimento pessoal. Estendem-se os mesmo,  de forma especial, aos nossos filhos e esposos, Antonio Olegário Coutinho e Milton Duarte Barbosa, que foram compreensíveis em ralação as inúmeras noites que nos ausentamos do seio familiar.

  Enfim, a todos que nos amam e desejam nosso sucesso.

   O homem sábio e poderoso, e quem têm conhecimento aumenta sua força; quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitoria.

Provérbios: 24:5

resumo

Pretende-se analisar as políticas propicia o direito e o usufruto em benefício dos portadores de deficiência, visando sua participação mais igualitária na sociedade. A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, análise e interpretação de livros, periódicos, artigos científicos, documentos de órgãos públicos. Justificou-se a relevância deste artigo, o interesse de analisar as dificuldades da inclusão no mercado de trabalho, e barreiras que impedem contratação de PcD.  Constatou-se, que existem diversas leis e decretos que visam dar às pessoas com deficiência os mesmos direitos que todas as demais possuem, sendo a lei 8213/91 a melhor referência e dependendo para sua eficácia o engajamento familiar, social e empresarial. No entanto, colocar essas políticas em prática requer determinação e respeito aos que dela necessitam, assim como a inclusão deve ocorrer de forma efetiva nos diversos espaços sociais.

Palavras-chave: Acessibilidade. Dificuldades, Inclusão, Oportunidade.

ABSTRAT


It is intended to analyze the policies that provide the right and the usufruct for the benefit of the disabled, aiming at their more equal participation in society. The methodology used is exploratory, bibliographic and documentary research, analysis and interpretation of books, periodicals, scientific articles, documents of public agencies. It was justified the relevance of this article, the interest of analyzing the difficulties of inclusion in the labor market, and barriers that impede the recruitment of PCD. It was found that there are several laws and decrees that aim to give people with disabilities the same rights as all others have, with law 8213/91 being the best reference and depending for its effectiveness family, social and business engagement. However, putting these policies into practice requires determination and respect for those who need it, just as inclusion must take place effectively in the various social spaces.

Keywords: Accessibility. Difficulties, Inclusion, Opportunity.


Sumário

1 INTRODUÇÃO        12

2 METODOLOGIA        14

CAPÍTULO I - A DIFICULDADE NA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA        16

CAPÍTULO II – A INFLUÊNCIA FamíliaR na formação DOS pcdS        19

CAPÍTULO III – LEGISLAÇÃO E FISCALIZAÇÃO NO BRASIL        22

CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERÊNCIAS        27


1 INTRODUÇÃO

O presente artigo aborda de forma sucinta a positividade da inclusão de pessoas com deficiências físicas (PCDs) no mercado de trabalho, buscou-se compreender melhor a situação desses cidadãos, analisando as diversas possibilidades da melhoria na qualidade de vida, oriunda da sua qualificação profissional, ressaltando a troca de experiências e valorização do ser humano em sua condição ímpar e respeito de ser como é respeitando que a prontidão para a aprendizagem depende da complexa integração dos processos neurológicos e da harmoniosa evolução de funções especificas como linguagem, percepção, esquema corporal e neurológica.  Conforme a lei  nº 13.146, de 6 de julho de 2015, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com