TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DIDÁTICA

Por:   •  31/7/2022  •  Ensaio  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

DIDÁTICA

NOME: ROMES MARQUES

PERÍODO 2022/1 PRESENCIAL

AUTOAVALIAÇÃO

Como aluno, acredito que meu desempenho tenha atingido os objetivos da disciplina, mesmo com pouca participação nas discussões, podendo contribuir com os meus pontos de vista através dos Ensaios, minhas interpretações dos textos trabalhados e minhas experiências pessoais.

Contudo, assumo que existe e sinto a necessidade de um aprofundamento muito maior neste campo da Didática, seja pela mudança nas formas de construção de conceitos e também na necessidade de rompimento dos padrões e paradigmas enraizados na minha formação pessoal e estudantil. Creio que foi o que mais dificultou em minha aprendizagem.

Considero que este semestre em que ocorreu a disciplina foi muito intenso tanto do ponto de vista acadêmico como pessoal, que trouxe situações e resultados inesperados. Na ótica acadêmica, as leituras, documentários, debates, me conduziram a uma abertura de horizontes para as diferentes possibilidades em se trabalhar a aula, disciplina e a escola (ou qualquer instituição de ensino), que é uma demanda que sempre senti necessidade como aluno e agora como professor em formação tenho disponível mais ferramentas para tentar implementar as mudanças que são necessárias ao ensino quando eu me “tornar o que sou”.

Do ponto de vista pessoal, após a disciplina, posso afirmar que fiz conexões – ainda sinto enorme dificuldade em criar vínculos – que me possibilitaram novas perspectivas da vida (em face das vulnerabilidades e adoecimentos em que me encontro) e experiências que levarei para o resto dos meus dias. E que durante este período, posso considerar que me tornei uma pessoa mais tolerante com as diferenças e mais descolado dos padrões que seguia no passado. Foi muito bom esse processo de desconstrução.

Acredito que a função da educação é a formação da pessoa em cidadão, e pelo decorrer do semestre acredito que os ensinamentos e as experiências me tornaram um ser humano mais compreensível, ciente das mudanças a serem realizadas e da importância de se assumir o papel de transformador da sociedade, por isto, considero 8,0 uma nota apropriada, principalmente pela mudança que senti na forma que visualizo a mim perante o espelho, a sociedade e à educação que quero implementar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com