TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais Etapa 1

Ensaios: Ciencias Sociais Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1 – PASSOS 1, 2 E 3

A Construção Social da Realidade (Indivíduo x Cultura x Sociedade)

Indivíduo x Cultura x Sociedade

O processo dialético da sociedade define-se para Berger em três momentos: externalização, objetivação e internalização.

A externalização indica o processo de “contínua efusão do ser humano sobre o mundo, quer na atividade física quer na atividade mental dos homens”. Trata-se do momento de expressão do ser humano no mundo, de ruptura de seu isolamento mediante o ato da imaginação e da criação. Esta dinâmica de exteriorização corresponde para Berger a uma necessidade antropológica fundamental. O homo sapiens, diferentemente de outros mamíferos superiores, encontra-se permanentemente diante de um mundo aberto, provocado ao desafio contínuo de “tornar-se homem”, desenvolvendo sua personalidade e assimilando a cultura.

A objetivação expressa o mundo humanamente produzido. Os produtos exteriorizados ganham autonomia com respeito ao seu criador, adquirindo um grau de distinção específico. Os instrumentos, valores, regras, leis e instituições produzidos ganham agora um caráter de realidade objetiva, que se revelam opacos para o seu produtor. Seguindo as pistas abertas por Durkheim, Berger busca sublinhar neste momento o dado da facticidade externa da sociedade, subjetivamente opaca e coercitiva.

As operações da sociedade escapam ao entendimento dos sujeitos, e revelam-se coercitivas na forma mesma como se constituem e se impõem como realidade. Para exemplificar sua reflexão, o autor identifica a objetividade que vem caracterizar os elementos não materiais da cultura: “O homem inventa uma língua e descobre que a sua fala e o seu pensamento são dominados pela gramática”. O homem produz valores e verifica que se sente culpado quando os transgredi. O homem forja instituições, que o enfrentam como estruturas controladoras e intimidatórias do mundo externo.

Cultura, Indivíduo e Sociedade.

Cultura

Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças motivações e sistemas de valores que o grupo conhece (Foster).

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. É a herança que determinada sociedade transmite a seus membros através da educação sistemática e da convivência social. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, entre outros.

A cultura em si, é aquilo que faz com que o Homem seja aquilo que é numa sociedade específica e num tempo próprio. Falar de cultura é, essencialmente, falar do Homem, das suas faculdades, do seu desenvolvimento, da sua maneira de ver e entender o cosmos, de compreender o sobrenatural. A cultura é o desejo permanente e incessante do Homem se conhecer, crescer no mundo e escrever a história.

A palavra cultura pode, também, exprimir a totalidade, ou uma parte do pensamento e das ações que distinguem uma sociedade de outras. Assim, podemos dizer que o fator cultural na vida dos povos, é o que de mais essencial faz perpetuar a sua maneira de ser e de estar no mundo. Deste modo, podemos afirmar que há uma pluralidade de culturas que convivem em diferentes tempos e lugares. Por fim, ressaltando, todos os seres humanos têm cultura, e que a cultura não é inata nas pessoas, mas é adquirida na convivência em grupo. E o lugar ideal para a aquisição, desenvolvimento e conscientização da importância da cultura, ainda é a escola. Nela alunos e professores trocam experiências, vivências e singularidades. Convivem diariamente com as diferenças e praticam a “inclusão cultural”.

Indivíduo

O indivíduo por sua vez, podemos definir como pessoas de diferentes sociedades, culturas, etnias, crenças e de classes sociais totalmente desiguais, mas que conseguem de uma forma ou de outra convive entre si, sendo no trabalho, como chefes e ou empregados, ou no próprio meio em que vivem, por terem uma desigualdade muito grande de situação financeira. Enquanto alguns vivem em verdadeiras mansões, outros estão morando em casebres sem a menor infraestrutura necessária, ou até mesmo debaixo de pontes sem ter muitas vezes nem alimentação necessária.

Sociedade

Estrutura formada pelos grupos principais, ligados entre si, considerados como uma unidade e participando todos de uma cultura comum (Fischer).

A sociedade é um conjunto de pessoas que compartilham ideias, costumes, vontades, preocupações, e que interagem entre si constituindo uma comunidade, que pode ser formada por membros da família ou também por pessoas próximas, unidas por esse conjunto. Ela pode ser constituída por pessoas com semelhanças étnicas, culturais, religiosas e até mesmo políticas. Pessoas de diferentes nações (como por exemplo, vindas de outro país formam sociedades, que muitas vezes são fechadas entre si) unidas por suas tradições, crenças e ideais também são chamadas de sociedade.

Por fim, a sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com