TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 Ciências Sociais

Dissertações: Etapa 1 Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura, Indivíduo e Sociedade

Trataremos agora sobre cultura, indivíduo e sociedade.

É comum dizermos que uma pessoa não tem cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é “cheio de cultura” e o outro, desprovido dela. Mas, afinal, o que é cultura?

Para a maioria das pessoas, cultura possui um sentido de erudição, ou de uma pessoa bem instruída.

Muitas vezes ouvimos as frases: “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc.? Pois bem, esta é uma conclusão equivocada a respeito do que realmente significa o termo “cultura”.

Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura, pois ele tem seus costumes, tradições, sua língua.

O conceito de cultura é bastante complexo e podemos definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.

Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for.

O homem é um animal social, ao nascer o individuo recebe uma herança cultural, o que condicionado pela cultura em que convive, e o processo de assimilação da cultura, é chamado de socialização.

Somos produtos e produtores da sociedade responsáveis, pelas condições em que vivemos. Desenvolvemos técnicas para medir nossas relações com outra pessoa e com a natureza, mas nem sempre as técnicas nos trazem benefícios.

Ao nascer, o individuo já encontra a vida organizada, para sobreviver os homens produzem coisas, elaboram ideias aprovam formas de vida em comum, dando origem as instituições sociais: família, religião, etc.

As instituições surgem para atender as necessidades, como saúde, educação. Somos criadores da vida social.

O social nos atrai pois tudo que envolve o ser e o fazer coletivo exerce atração sobre nós, temos a necessidade de nos sentir valorizados, de estarmos atualizados e de praticas aceitas na cultura em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com