TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência e Tecnologia

Por:   •  4/4/2016  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA:

Ao observarmos a passagem dos anos, percebemos o quanto houve um progresso significativo no âmbito da saúde, onde avançamos na melhoria da qualidade de vida da população. Vimos que ciência e tecnologia devem estar sempre atreladas a saúde, pela relevância da dinâmica de pesquisas que ocupam um espaço cada vez maior que contribuindo na promoção de ausência e cessação de patologias.

Nas décadas passadas, ao analisarmos o estado de saúde das pessoas, é possível perceber que descobertas memoráveis como vacinas e medicamentos, trouxeram consigo um maior impacto na determinação do processo de doença, desde sua descoberta através de tecnologias na detecção, até tratamentos que podem muitas vezes prolongar a vida de pessoas que não tinham perspectiva alguma de vida.

Com estes achados científicos e tecnológicos, é que se fez possível a capacidade de recuperar, manter e promover o estado de saúde dos indivíduos, que com seus avanços trouxeram inúmeros benefícios e muitas das vezes rapidez na batalha contra doenças.

A crescente velocidade no avanço do conhecimento e suas melhorias não diminuem a importância de saber gerir estas inovações. Na área da enfermagem em seu processo de principal cuidador, faz-se necessário entender o quanto a tecnologia pode lhe ser favorável se utilizada com critério e entendimento, e o quanto lhe pode ser maléfica se as praticadas sem o devido conhecimento.

Para que o cuidado torne-se eficaz aliado a tecnologia, é necessário que o profissional esteja em constante e intensa atualização, promovendo-a com empenho, eficiência e ética, que são determinantes para se obter sucesso na promoção de saúde.

É imprescindível compreendermos a reflexão ética e de responsabilidade que nos acomete quanto profissionais de saúde e utilizadores destes meios na prestação do cuidado, que não diminuem a importância da associação de gestos, atitudes, palavras, experiências que tornam completas a tarefa de cuidar.

REFERÊNCIAS:

1- BARRA, Carvalho Daniela et al. Evolução histórica e impacto

da tecnologia na área da saúde e da enfermagem, 2006.Disponível em http://www.fen.ufg.br/revista/revista8_3/v8n3a13.htm

2- Arone EM, Cunha ICKO. Avaliação tecnológica como competência do enfermeiro: reflexões e pressupostos no cenário da ciência e tecnologia.2006 Disponível em Revista Brasileira de Enfermagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com