TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Politicas: O ponto de convergência entre Mosca e Pareto encontra

Por:   •  30/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 5


Introdução à Ciência Política

2ºSemestre 2016/2017

E-Fólio A

Nome:

Número:

  Teoria das elites é o ponto de convergência entre Mosca e Pareto, que consiste na afirmação da presença de minorias ativas numa massa passiva e desorganizada, isto é, na divisão entre governantes e governados, como um facto inevitável. Existe um acordo comum a respeito da teoria da “minoria dirigente” e ao mesmo tempo um núcleo de proveniência Maquiavel Iana está presente na teoria de ambos.

   Para Burnham, a conceção da superioridade dos líderes sobre a massa, a necessidade que esta possui de ser guiada, é um tema que Maquiavel já havia referido, distinção entre dois tipos de pessoas, o tipo dirigente e o tipo dominado. O tipo dirigente incluiria não só aquelas que em algum momento exercem posições de liderança na sociedade, mas, principalmente indivíduos que aspiram a tais posições e que poderiam ocupá-las caso surgir-se uma oportunidade. O tipo dominado representa a maioria, são aquelas que não são líderes nem aspiram ao poder, característica notável da maioria, portanto, seria a passividade, para Maquiavel e seus seguidores reflete um facto fundamental da vida política.

  As elites políticas exercem uma importante influência, não só por possuírem o poder, mas também por terem uma participação ativa nas decisões políticas, as Elites não serão compostas apenas por políticos, também são compostas por pessoas com posses e militares, o capital financeiro não está separado da política, será uma estrutura comandada por políticos.

  Para as elites não existem deveres, mas sim determinam esses próprios deveres, distribuem ordens, julgam os homens pelas regras do poder, também não podemos menosprezar as elites formadas nos sindicatos e nos partidos políticos, são compostos por membros das mais diversas associações e movimentos. Também se poderá formar uma elite política através da influência do poder, e se o estudo da política é estudar a influência de quem é influente, estudar os caminhos de tal influência poderá ser um trajeto ideal para quem tem aspirações a cargos de poder.

  Existem várias formas de poder, a palavra poder engloba todos os aspetos da sociedade. Poder pode-se definir como a capacidade ou o potencial para induzir os outros no sentido que se deseje, possuir poder é exercer um controle maior sobre a conduta do outro sujeito que sofre essa forma de agir como subalterno, podemos definir o poder como, faculdade para fazer alguma coisa, domínio ou influencia que se tem sobre alguma coisa, possessão de uma coisa, força, também é a possibilidade de impor a vontade própria dentro de uma relação social, ainda que haja resistência, poder é uma expressão de uma vontade de um sujeito dominante ou que detém um poder dado ou adquirido de alguma maneira numa sociedade.

  Poder é poder, como verbo, explica exatamente o verdadeiro sentido da palavra, poder é a realização de uma ação ou de um desejo.

  Max Weber coloca uma noção básica sobre o conceito de poder, pois para ele, esse aspeto estava ligado exatamente ás sociedades humanas, não como um aspeto de autoridade, mas sim na colocação de que o individuo deve impor suas vontades próprias.    Os indivíduos passam por certas transformações que os tornaram homens, procuraram seus próprios métodos, e a partir deles é que cada um deles vai querer possuir mais que os outros.

  O conceito de poder político está relacionado com as disputas políticas inseridas nas instituições e nas relações diárias dos indivíduos de uma sociedade, poder é a capacidade de ação, pode ser no sentido social, isto é, nas relações dos seres humanos em sociedade, em que passa a ter um sentido muito mais específico, quanto sob uma perspectiva instrumental, que diz respeito à capacidade do ser humano de controlar a natureza e seus recursos.

  Socialmente, a ideia de Poder está ligada à possibilidade ou à capacidade geral de agir, à agilidade de um indivíduo de determinar o comportamento de outro indivíduo. Neste caso, o ser humano não é apenas o sujeito capaz de exercer poder, mas também é objeto sobre o qual o poder é exercido, esse poder é chamado de poder Social, esse mesmo poder é uma relação entre seres humanos em que o aspecto determinante é a capacidade de agir ou de influenciar a ação do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (299 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com