TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências na educação básica

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.511 Palavras (15 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – 120h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. De acordo com os parâmetros curriculares nacionais (PCNs, 1996), defina ciências naturais. Justifique com suas palavras a importância das ciências naturais na educação infantil e no ensino fundamental.

É apenas um termo usado para designar os diversos setores da ciência voltados para o estudo dos fenômenos que ocorrem na natureza. É de extrema importância os nossos alunos aprenderem sobre a nossa natureza e compreenderem como ela funciona, o conhecimento cientifico é cada vez mais indispensável na vida de todos nós, sempre estamos conversando sobre e sempre tem mudanças, novidades, em fim, é importante que saibamos sobre os seres vivos, sobre os astros, sobre comportamento, pois vamos usar essas informações pro resto da vida.

2. Pesquise em outras fontes, internet, livros ou revista 2 teorias que explicam a origem do universo e compare com a teoria científica “Big Bang”.

Existem varias teorias de como surgiu o mundo, até hoje, ainda sai manchetes com novas teorias de como as coisas surgiram. Existem duas teorias clássicas, que são as mais comentadas, uma parte das pessoas acreditam na teoria escrita na Bíblia Sagrada, onde conta que quem criou o mundo e todas as coisas que nele existe foi Deus, já a outra parte nomearam a teoria big-bang como a “certa”, a verdade é que são apenas teorias, uma ensinada nas escolas e a outra no decorrer da vida... eu sinceramente, acho a da Bíblia Sagrada a mais sensata e verdadeira.

3. Com base na leitura dos tópicos sobre a origem do universo, elabore um plano de aula sobre o sistema solar e seus componentes. Neste plano, deve constar a descrição da turma/série, os objetivos, o conteúdo, o material utilizado, o tempo necessário, e como o conteúdo será desenvolvido.

Turma: 2º ano.

Disciplina: Ciências

Conteúdos:

-Sistema Solar

-Astros

Objetivo geral: Valorizar o estudo sistematizado e aprofundado dos seres vivos e dos componentes da natureza, desenvolvendo em linhas gerais as características e o ciclo da vida dos seres vivos proporcionando uma formação ampla acerca dos conhecimentos em ciências ao cotidiano do aluno.

Objetivo especifico:

-Diferenciar astros luminosos de astros iluminados.

-Conhecer algumas características de cada um dos planetas do sistema solar.

Estratégias:

-Uso do livro didático do aluno, leitura e interpretação do texto informativo seguindo de atividade escrita.

-Uso do Planetário, leitura de texto informativo a partir do livro didático do aluno, atividade imprimida sobre o assunto.

Avaliação: A avaliação será feita de forma continua através da participação e da execução das atividades desenvolvidas e realizadas dentro e fora da sala de aula.

4. Explique por que o conteúdo sobre o Universo deve ser trabalhado na disciplina de Ciências.

Por que a gente estuda a ciência do universo, de como ele surgiu, do que existe nele.

5. Descreva os planetas que compõem o sistema solar e suas principais características.

 Mercúrio, o menor planeta que o da Terra, não tem satélites ou anéis, devido a proximidade com o sol, o planeta sofre grandes mudanças de temperatura.

Vênus, é o nome de uma Deusa Romana do amor e da beleza e é o objeto mais brilhante do céu. É o segundo planeta mais próximo do sol.

Terra é o terceiro planeta mais próximo do sol, é composto por elementos que possibilitam a existência da vida, possui um único satélite, a lua.

Marte é o quarto planeta do sistema solar, recebe o nome de um Deus romano da guerra e é conhecido como “Planeta Vermelho”.

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, sua rotação tem alta velocidade. Não possui superfície solida, tem entre 16 e 60 satélites.

Saturno é um planeta conhecido por seus anéis,é o segundo maior planeta do sistema solar, tem entre 17 e 31 satélites.

Urano tem uma coloração esverdeada, tem 27 satélites.

Netuno é o ultimo planeta do sistema. É o terceiro maior planeta do sistema solar, assim como Urano também tem coloração esverdeada devido a existência de metano em sua atmosfera.

 

6. Definas as fases lunares e pinte cada uma delas na figura abaixo:

[pic 6]

7. Com base na leitura dessa Unidade, analise os dados abaixo e responda:

Durante a Copa do Mundo de 2014, alguns jogos da seleção brasileira foram exibidos aqui no Brasil às 16h. Você deve ter observado que enquanto no Brasil era dia no Japão era noite.

a) Como isso pode ser explicado?

b) Qual o movimento responsável pelas sucessões de dia e noite?

Rotação da Terra.

c) Descreva como esse movimento ocorre.

O movimento de rotação que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo imaginário. O movimento de rotação realizado pelo planeta Terra ocorre no sentido oeste – leste e são gastos 24 horas para ser concluído, tempo que corresponde a um dia.

8. Alguns cientistas criaram hipóteses para explicar o surgimento e a evolução das espécies de animais e vegetais que existem no nosso planeta. Pesquise e responda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (540.9 Kb)   docx (217 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com