TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentários Sobre O Filme "O SISTEMA"

Trabalho Universitário: Comentários Sobre O Filme "O SISTEMA". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  1.326 Visualizações

Página 1 de 6

Sinopse: Quando a jovem e ambiciosa Sarah Moss (Brit Marling) é contratada por uma empresa privada de informações, é imediatamente enviada em uma perigosa missão como agente disfarçada. Infiltrada num grupo de ativistas anarquistas chamado “O Sistema”. Sara precisa tomar parte de atos terroristas do grupo contra líderes empresariais que parecem estar impunes em casos de crimes contra a humanidade. Mas à medida que as atividades do grupo evoluem, mais aumenta o perigo à vida de Sarah.

 Pontos positivos e negativos do Filme:

• Ao nosso ver, o grupo “O SISTEMA” está agindo contra uma causa justa, pois muitas pessoas ao ponto de vista deles estão sendo e foram muito prejudicadas pela determinada indústria farmacêutica, com a venda do medicamento Digoxican, mesmo sabendo que pode fazer e fez mal para muitas pessoas a indústria continua produzindo este medicamento em grandes escalas, sem preocupação visível com a sociedade, e sem nenhuma responsabilidade com as pessoas envolvidas, sendo seu maior foco o retorno financeiro, outro ponto que chama atenção do grupo é a respeito da contaminação dos rios, também pela poluição de uma indústria que causou a morte de um menininho devido a água contaminada por arsênio, a água qual abastecia uma cidade toda, para o grupo de ativistas a melhor conduta é planejar e por em prática ações terroristas contra os responsáveis destes grandes grupos comerciais, este grupo de ativistas consideram todas estas consequências um crime com a humanidade, e se organizam de uma forma muito inteligente para por em prática sua justiça.

• Por outro lado, podemos observar pontos negativos, pois de uma certa forma eles estão fazendo justiça com as próprias mãos, e a conseqüência dessas ações planejadas estão gerando outros grandes problemas, assim como aconteceu na festa de divulgação e venda do medicamento Digoxican, onde sabendo de tudo o que o medicamento pode causar, expôs uma grande quantidade de pessoas ao risco. De uma certa forma, este grupo “O SISTEMA”, estão fazendo com que as pessoas sofram o mal que elas causaram e causam, com o mesmo sofrimento, “pagando com a mesma moeda”, assim como uma das personagens cita em uma das cenas do filme, “QUEM FERE COM FERRO, COM FERRO SERÁ FERIDO”. E para isto fazem qualquer coisa para alcançar o seu objetivo, para alguns são atitudes insanas mas para “O SISTEMA” é o preço da justiça.

Introdução

O ativismo em relação aos movimentos sociais e à população em geral.

Esse isolamento dá origem a um grupo social peculiar que tem certas normas de conduta e que se opõe a outros grupos devido a sua visão diferenciada de mundo, opondo-se inclusive ao próprio trabalhador enquanto representante das classes oprimidas, que passa a ser visto como uma “pessoa comum” ou alguém que “não tem nada a ver”. Este tipo de ativista constitui um novo gueto social, com seus próprios valores e no final das contas tem grandes dificuldades de dialogar com todo aquele que seja diferente dele. É interessante notar que quando se encontram alguns destes ativistas em meio a um público mais amplo eles conversam apenas entre eles, apenas sobre os sons, os lugares, as coisas que interessam a eles, um tipo de papo que simplesmente impede o contato de quem seja diferente, não nenhum esforço para conhecer, se integrar, dialogar. O ativista se propõe a lutar contra o capitalismo, e fica implícito que luta contra os efeitos perversos deste sistema. Ora quem mais sofre com este sistema são as classes trabalhadoras e exploradas. Mas o irônico é que os ativistas não lutam nunca com elas e sim por elas, dando origem a uma verdadeira elite dirigente, por mais que esperneiem contra o autoritarismo, o dirigismo, o vanguardismo, refutando isso com palavras, na prática a postura leva justamente a isso. Este ponto é polêmico, pois os próprios defensores do ativismo acusam os militantes mais regulares, pertencentes a grupos políticos e movimentos sociais de serem dirigentes e manipularem as massas. Na verdade essa é uma falsa polêmica, pois o militante em geral faz parte da massa; mesmo que esteja organizado politicamente com pessoas de afinidade política similares; não deixa de ser parte das massas, que sofrem com as mazelas do capitalismo e por isso mesmo se organiza socialmente em movimentos sem feição ideológica, religiosa, etc... Ironicamente é o ativismo que assume um caráter tipicamente dirigente. Uma das atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com