TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o Bibliotecário Pode Transformar os Alunos em Leitores

Por:   •  30/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

O papel do bibliotecário não deve se resumir apenas sobre a função educativa da biblioteca, ele pode desempenhar um papel participativo na formação do aluno. Diversos educandos consideram a leitura como algo maçante, cansativo, entediante, algo que só deve ser realizado no processo de avaliações, o bibliotecário deve estimular o anseio pela aprendizagem, o apreciamento pela leitura e a incentivação para adentrar no mundo literário.

O profissional deve estar preparado para enfrentar as dificuldades que ocorrem no meio escolar como a falta de recursos tecnológicos e tecnológicos oferecidos às bibliotecas escolares. Nessa atmosfera, os bibliotecários são mediadores do processo de estímulo à leitura, pois ela exerce grande força no contexto científico, cultural, social e educacional, e com isso, possibilita uma nova perspectiva de vida e visão de mundo.

É importante introduzir o gosto pela leitura desde a infância, se este fato não ocorreu, então deve-se procurar métodos para aplicar a leitura no público juvenil. O contato com o jovem é necessário, por mais que seja superficial, para descobrir os seus interesses, e assim poder conduzir a melhor experiência literária que possa introduzi-lo a outros experimentos futuros. O bibliotecário assim podendo se transformar em um agente de mudanças sociais.

Vale ressaltar que os bibliotecários podem desenvolver atividades utilizando as bibliotecas escolares como recursos, sendo assim, ajudando no processo de formar os alunos em leitores.

Silveira (1996) afirma que:

 Ajudando a criança a compreender seus próprios problemas, estimulando a imaginação, promovendo o desenvolvimento linguístico, suscitando o gosto pelas boas leituras e recreando, o bibliotecário escolar centra seu trabalho num aspecto essencialmente educativo, cumprindo uma função de grande importância, a busca do leitor, pois é a biblioteca que muitas vezes deve ir ao encontro dele.

Incentivar o prazer pela leitura é algo que deve ser minimamente trabalhado, podendo ser realizado de forma agradável para que possa ter um contínuo progresso. Além disso, o bibliotecário pode reproduzir a leitura sendo algo pedagógico ou objetivo informativo, mas também, como um ato satisfatório e divertido.

Portanto, é apropriado definir estratégias para que as propostas não fiquem somente na teoria. Com tudo, o bibliotecário junto à biblioteca escolar poderá influenciar na formação de leitores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (26.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com