TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo o Planeta Terra

Por:   •  21/4/2021  •  Resenha  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 4

Construindo o Planeta Terra.

O planeta terra até aonde sabemos é o único planeta no universo que existe vida.

Cerca de 5 bilhões de anos atrás havia apenas uma estrela recém nascida, rodeado por toda poeira, o sol. A gravidade então faz bater pedaços de rochas e poeira durante milhões de anos, até criar o planeta Terra. Mas a 4 bilhões e 54 milhões de anos atrás o a Terra era extremamente quente, a temperatura ultrapassava 12.000°C, o ar era composto por dióxido de carbono, nitrogênio e vapor d’ água. Era totalmente tóxico e que se nos aproximarmos um pouco mais seriamos incinerados e sufocados em segundos.

O planeta recém nascido é uma esfera de magman em erupsão superfícies sólidas não existem somente um oceano infinito de larva. A lua, que se chamava Téia, e que tem o mesmo tamanho de Marte, e que consegue ser 20 vezes mais rápido que uma bala. A gravidade da Lua colide com a então Terra, deformando a sua superfície e lançando trilhões de toneladas de detritos formando um anel de poeiras e rochas quente e avermelhadas em volta dá Terra, e esse anel da origem a uma esfera de mais 3.000k de diâmetros.

Cerca de 3,9 milhões de anos atrás teve uma tempestade de meteoros sobre a Terra, esses meteoros eram detritos que restaram da formação do sistema solar. Esses meteoros possuíam gotas de água na sua composição, por tanto eles poderiam carregar o ingredientes vital para a vida na terra. E essa tempestade estava durando milhões de anos, criando imensas piscinas d’água, o acumulo dessas água estava esfriando a superfície do solo cerca de 70° ou 80° graus, o suficiente para a formação da crosta.

700 milhões após a criação da Terra, rochas em fusão atravessam a crosta terrestre e emergem o oceano, dando a origem de Ilhas vulcânicas. Mas 3,8 bilhões de anos atrás outra tempestade de meteoros ataca o planeta, mas dessa vez trazendo carbônio e aminoácido para o fundo dos oceanos. A água desses oceanos estão de tornando uma sopa de substâncias químicas que dão origem as bactérias unicelulares primitivas.

Há 3,5 milhões de anos atrás essas bactérias já estão agrupadas chamadas estromatólito, essas bactérias já convertem a luz do sol como alimento, esse processo conhecido como fotossíntese utiliza a luz do sol para transformar dióxido de carbono e água em glicose. E esse processo de fotossíntese libera o oxigênio que transforma o resto de ferro da água em ferrugem que acumula no fundo dos oceanos. Esse oxigênio também emerge dos oceanos.

A crosta terrestre se dividir-se em enormes placas, ao longo de milhões de anos dessa movimentação surge um continente, o Rodínia. Cerca 700 milhões de anos atrás outra movimentação intensa começa a causar imensas fissuras nesse continente, dividindo em dois, e a água começou a subir.

Esse afastamento deu origem ao um conjunto de vulcões, que liberam dióxido de carbônio na atmosfera. O dióxido de carbônio se juntava com a água e se tornava a chuva acida. Não existia dióxido de carbônio para liberar os raios do sol, então em pouco milhares de anos a temperatura abaixou para -50° graus, então a Terra ficou toda congelada. A superfície ficou congelada por uma camada de gelo com 3k de espessura, mas o núcleo manteve-se sempre quente durante toda essa era glacial, e chegou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com