TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo Conhecimento

Por:   •  29/5/2016  •  Monografia  •  23.759 Palavras (96 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 96

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO[pic 1]

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

RESIGNIFICANDO A PRÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTO

ACILENE DA SILVA FERREIRA

Cuiabá

2015

ACILENE DA SILVA FERREIRA

RESIGNIFICANDO A PRÁTICA: CONSTRUINDO CONHECIMENTO

Dossiê apresentado ao Instituto de Educação para a conclusão da Disciplina Dossiê II do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso.

Orientação: Profª Ms. Cássia Fabiane dos Santos Souza.

Cuiabá

2015

Dedico este momento de grande alegria e emoção ao concluir essa graduação primeiramente a Deus, pois sem ele não poderia realizar esse sonho,

 quero dizer aos meus pais que minha vida não teria sentido se não fosse o encontro deles há 42 anos, tenho imenso orgulho de tê-los em minha vida,

aos meus irmãos queridos e amados saibam que em meio às tempestades da vida estaremos sempre juntos,

 a minha jóia preciosa filha estimada de dádiva e luz Rita de Cássia dedico todo o meu amor saiba que, não medirei e não hesitarei esforços para te ver feliz

e ao meu futuro esposo obrigado por estar ao meu lado.

Em especial aos meus avós que foram motivos de minha inspiração... Matheus e Senhorinha que me ensinaram as primeiras letras para vida... Luzia e Carlos exemplos de garra e determinação, que na velhice aprenderam as primeiras letras, sem vocês eu nada seria.

Paz e Luz!

AGRADECIMENTOS

Meus sinceros agradecimentos aos meus Professores, Mestres e Doutores da Graduação do Curso de Licenciatura em Pedagogia. 

A minha Orientadora Profª Ms Cássia Fabiane dos Santos Souza pela paciência e dedicação para realização desse Dossiê.

A Coordenadora do Instituto de Educação Profª Drª. Judith Guimarães Cardoso.  

Aos colegas da graduação, saibam que pessoas especiais ficam pra sempre em nossas memórias, vocês são parte de minha história, em algum momento nos encontraremos.

Em especial a minha amiga Rosani Beatriz Mertz que levarei em minhas lembranças por onde for nossos momentos, nossas gargalhadas no holl do Instituto nas discussões dos trabalhos, com certeza foram valorosos, no momento e na hora certa!

Obrigada!


“Aprender é construir, reconstruir, constatar para mudar; o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito”.

                                                               Paulo Freire


SUMÁRIO

CONSIDERAÇÕES INICIAIS --------------------------------------------------------------- 7                                                                              

CAPÍTULO I: HISTÓRIAS DE VIDA: TRAVESSIAS --------------------------------- 8                                                                                                                  

CAPÍTULO II: O APRENDIZADO NO CURSO DE PEDAGOGIA----------------18

CAPÍTULO III: TEORIA E PRÁTICA: RELAÇÕES INDISSOCIÁVEIS NA FORMAÇÃO DOCENTE -------------------------------------------------------------------- 41

CONSIDERAÇÕES FINAIS ---------------------------------------------------------------- 58                                                                            

REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------- 60

APÊNDICES------------------------------------------------------------------------------------- 63

APÊNDICE 1: ---------------------------------------------------------------------------------- 64

APÊNDICE 2: ---------------------------------------------------------------------------------- 67

APÊNDICE 3: ---------------------------------------------------------------------------------- 73

[pic 2]

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Coeficiente AP. Acilene da Silva Ferreira! Convida o mestre de cerimônia a entrar na colação de grau... Habilitação para um novo caminho... Família gritando, lágrimas e emoção... aplausos, cornetas soando, papel picado e sentimento de missão cumprida em mais uma etapa da vida, nova jornada...agora sim, Pedagoga.

Nascida em Cuiabá, Estado de Mato Grosso, 39 anos, formada em Técnico de Administração, Técnico em Educação Infantil, em curso da Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Exerço o cargo de Técnica em Educação Infantil há 20 anos na rede municipal de ensino de Várzea Grande e Cuiabá, atuo no cuidar e educar das crianças da Educação Infantil/creche, um dos grandes motivos que me levou a estar um passo do pódio em ser pedagoga.

Neste trabalho pretendo argumentar e discutir propostas para construir e reconstruir saberes docente e ressignificar a minha prática. Este trabalho exigiu de mim um olhar para a minha trajetória de vida, quais caminhos percorri, quais lutas me desafiaram... Assim, retrato nestas páginas o que foi minha passagem pela UFMT no curso de Pedagogia.

No capítulo I discorro sobre meu memorial de vida, minha infância, minhas alegrias, minhas vontades internalizadas pelo tempo e minha escolha pelo curso.

Abordo no capítulo II o aprendizado no curso de Pedagogia, as disciplinas ofertadas, conteúdos e metodologias aplicadas, as quais deram significado e suporte pedagógico para o meu processo de formação desde o primeiro dia na universidade até o momento da regência no estágio supervisionado.

Finalizando a escrita deste Dossiê, no capítulo III relato sobre as experiências e vivencias, internas e externas do espaço educativo onde a teoria encontra com a prática numa fusão de aprendizagem e significados.

Este trabalho não se esgota aqui, trata-se apenas de um ensaio de registrar algumas experiências vivenciadas neste curso e em outros que ainda pretendo desafiar para a qualidade do ensino. Pois é no ensinar pela relação humana, que aprendemos um com o outro.

Este trabalho se deu a partir dos meus relatos das experiências e vivências realizadas durante o curso, bem como minha experiência profissional. Unindo a teoria e a prática pedagógica, por meio de pesquisas bibliográficas com leituras de teóricos ofertados durante o curso e pesquisa na internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (152.8 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 95 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com