TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTEGRAÇÃO ENTRE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR E UMA ESCOLA

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
PÓLO: ITANHAÉM

ALUNO: GISLENE DOS SANTOS ALMEIDA GOMES

CURSO: HISTÓRIA

PROJETO:
INTEGRAÇÃO ENTRE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR E UMA ESCOLA

1 - INTRODUÇÃO

2 - OBJETIVO

3 - DESENVOLVIMENTO

4 - RESULTADOS


5 - REFERÊNCIA

1-INTRODUÇÃO:

                        A Disciplina de Prática de Ensino : Observação e Projeto, através desta atividade  tem como objetivo fazer com que o aluno do curso de licenciatura em História na prática adquira conhecimento e experiência em desenvolver um Projeto de integração de um ambiente não escolar com a escola.

2 - OBJETIVO:

A preservação do meio ambiente é um dos assuntos mais em evidência atualmente, pensando nisso o projeto aqui apresentado tem o objetivo de levar alunos a desenvolver uma pesquisa ambiental que será desenvolvida na Praia, um ambiente escolar próximo à escola. Este projeto visa enriquecer o conhecimento dos alunos em relação ao bioma do local, explorando sua biodiversidade, reconhecendo o local onde vivem com um olhar diferenciado, observando suas características e principalmente descobrindo como preservar este ambiente, e principalmente multiplicando a experiência para os demais alunos da escola.

3 - DESENVOLVIMENTO:

                     O trabalho se desenvolverá com alunos 14 anos que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Professora “Dalva Datti Ruivo”, participarão do Projeto  aproximadamente 30 alunos, divididos em 4 grupos de 7 adolescentes.

                      A primeira parte do projeto consiste em uma visita no período da manhã com duração de aproximadamente duas horas,  pela orla marítima da Praia de Suarão. Os alunos serão orientados a irem com roupas confortáveis para facilitar o desenvolvimento da observação e pesquisa, deverão levar água, pois percorrerão por mais ou menos 1 km.

Neste percurso os alunos terão que observar, fazer anotações, coletar, catalogar, organizar e separar elementos como folhas, pedras e cascalhos, inclusive fotografar e gravar a flora e a fauna da região, as condições do solo, da areia, da água do mar, etc.

                     Cada aluno levará sacos plásticos para recolherem eventuais lixos que encontrarem.

Para desenvolver a segunda parte, após toda a coleta de informações, todo o conteúdo pesquisado será divido entre os quatro grupos que deverá elaborar um trabalho que será apresentado para os demais alunos da escola.

                     O trabalho deverá se apresentado em forma de palestra, demonstrando através de slides de fotografias e filmagem, explicando sobre todas as informações coletadas.

4 - RESULTADO:

                       O resultado esperado é que os alunos possam agregar a experiência de desenvolver a pesquisa em um local aberto, onde muitas vezes já estiveram mas nunca observaram com um olhar para a biodiversidade que ele oferece, e desta forma desenvolver o hábito de preservação e conservação de um ambiente que a eles pertence.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com