TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento da Inteligencia Através das Invencões e Descobertas

Por:   •  24/5/2016  •  Resenha  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento do cap. “Desenvolvimento da inteligência através das invenções e descobertas”

        As mais atuais indagações a respeito das condições primitivas da raça humana estão tendendo à conclusão de que a humanidade começou sua trajetória na base da escala e seguiu um trajeto ascendente, desde a selvageria até a civilização, através de algumas acumulações de conhecimento experimental.

        À medida que avançamos não caminho das idades primitivas da humanidade, trilhando as diversas linhas de progresso, e excluímos, uma após outra, na ordem em que aparecerem, invenções e descobertas, de um lado, e instituições, de outro, nos tornamos capazes de compreender que as primeiras têm uma relação progressiva entre si, enquanto as últimas foram se desenrolando. Ou seja, enquanto invenções e descobertas tiveram um vínculo meio direto, as instituições se desenvolveram a partir de uns poucos vínculos primários de pensamento. As instituições modernas têm suas raízes plantadas no período da barbárie, aos quais suas origens foram transmitidas a partir do período anterior de selvageria. Tiveram uma descendência linear através das idades, com as linhas de sangue, e também apresentaram um desenvolvimento lógico.

        Duas linhas de investigação independentes despertam nossa atenção. Uma passa por invenções e descobertas; a outra, por instituições primárias. Pode ser notado que a experiência da humanidade tem seguido por rumos quase uniformes; que as necessidades humanas, em condições similares, têm sido basicamente as mesmas; e que as realizações de princípio mental têm sido uniformes em virtude da identidade específica do cérebro em todas as raças da humanidade. Isso, entretanto, é apenas uma parte da explicação da uniformidade dos resultados. As causas das principais instituições e artes da vida foram desenvolvidos enquanto o homem ainda era um selvagem. Em grande medida, a experiência dos períodos subsequentes de barbárie e de civilização foi inteiramente utilizada no desenvolvimento que se seguiu a essas concepções originais. Onde quer que se possa traçar uma ligação, em diferentes continentes, entre uma instituição hoje existente e uma origem comum, estará implícito que os próprios povos derivam de uma causa original comum.

        Os termos "Idade da Pedra", "do Bronze" e "do Ferro", iniciados por arqueólogos dinamarqueses, têm sido extremamente importantes para certos propósitos, e continuarão a sê-lo para a classificação de objetos de arte antiga; mas o progresso do conhecimento tornou necessárias outras e diferentes subdivisões.

        O período de selvageria, da qual parte mais antiga sabe-se muito pouco, pode ser dividido, provisoriamente, em três subperíodos. Esses podem ser chamados de período inicial, intermediário ou final de selvageria; e a condição da sociedade em cada um, respectivamente, pode ser distinguida como status inferior, intermediário ou superior de selvageria. Da mesma forma, o período de barbárie se divide naturalmente em três subperíodos, que serão chamados de período inicial, intermediário ou final de barbárie; e a condição da sociedade em cada, respectivamente, será distinguida como status inferior, intermediário ou superior de barbárie. Cada um desses períodos tem uma cultura diversa e exibe seu modo de vida mais ou menos especial e peculiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com