TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Prospectiva, Energia e Sustentabilidade

Por:   •  27/8/2019  •  Resenha  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Prospectiva, Energia e Sustentabilidade.

Docente: Prof. Dr. Elimar Pinheiro.

Aluno: Fábio Coelho N. S. e Silva.

FICHAMENTO

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Tradução: Roneide Venancio Majer; Atualização para a 6ª edição: Jussara Simões. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.

Autor

Manuel Castells Oliván é um sociólogo espanhol nascido em Hellín, Albacete no ano de 1942. Doutor em sociologia pela Universidade de Paris, é professor nas áreas de sociologia, comunicação e planejamento urbano e regional e pesquisador dos efeitos da informação sobre a economia, a cultura e a sociedade em geral. Publicou grandes obras como: Negócios e a Sociedade, O Poder da Identidade e seu grande sucesso: A Era da Informação, composta por A Sociedade em Rede, O Poder da Identidade e Fim de Milênio. Sua obra virou referência obrigatória na discussão das transformações sociais do final do século XX.

Fonte: https://www.fronteiras.com/conferencistas/manuel-castells

Resumo

O livro A Sociedade em Rede tem a proposta de entender uma nova estrutura social, que se manifesta de diversas maneiras por conta das novas tecnologias de informação e comunicação – TICs. O autor defende o conceito de “capitalismo informacional”.  O Capitalismo Informacional retrata um conceito da tecnologia de informação como indutor da quebra de paradigma das mudanças sociais que reestruturaram o modo de produção capitalista. Explica como uma nova realidade de vivências sociais ocorre pela mudança decorrente da “revolução tecnológica concentrada nas tecnologias de informação”.

Citações

“O que caracteriza a atual revolução tecnológica não é a centralidade de conhecimentos e informação, mas a aplicação desses conhecimentos e dessa informação para a geração de conhecimentos e dispositivos de processamento/comunicação da informação, em um ciclo de realimentação cumulativo entre a inovação e seu uso”. (p. 69).

Entendemos que a revolução da tecnologia da informação difundiu-se com uma lógica de aplicação contínua no próprio desenvolvimento da tecnologia já gerada.

“A economia informacional é global” (p.142).

Castells discorre que, toda essa movimentação da sociedade em rede é resultado de uma reorganização do sistema de produção capitalista global que está se reestabelecendo de forma diferenciada, na qual, as redes de informação invadem nossas vidas em todas as esferas.  Assim, as mudanças tecnológicas não se restringem aos limites do desenvolvimento econômico, e tornam-se responsáveis por modificações sociais que redefinem as relações entre toda estrutura da sociedade. O autor assegura que, não podemos fugir da sociedade em redes, pois é o nosso sistema de produção capitalista se reorganizando.

A administração dos conhecimentos e o processamento das informações são essenciais para o desempenho das organizações que operam na economia informacional global. (p. 210).

As revoluções tecnológicas ocorreram em algumas sociedades e difundidas em extensões geográficas limitadas. De acordo com Castells, isso não está sendo de forma igual para todos. Alguns locais e lugares ainda não tem resultados dessa revolução tecnológica.

“[...], a difusão das tecnologias da informação, embora, sem dúvida, dispense trabalhadores e elimine alguns postos de trabalho, resultou e provavelmente não resultará em desemprego em massa no futuro previsível.” (p. 570).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com