TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E NEGÓCIOS SOCIAIS

Por:   •  17/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E NEGÓCIOS SOCIAIS

O empreendedorismo é o ato de criar um negócio a partir de uma ideia inovadora ou de uma oportunidade em que o empreendedor utiliza a criatividade para solucionar problemas ou gerir um negócio. Uma das vertentes do empreendedorismo é o empreendedorismo social, onde o empreendedor visa o retorno financeiro, mas também contribui com a sociedade nos âmbitos social e ambiental.

O empreendedorismo social “[…] procura integrar o tripé social-econômico-ambiental, harmonizando a rentabilidade financeira e o crescimento econômico com a justiça e o bem-estar social […]” (CÂNDIDO, 2014, cap. 1).

De acordo com Sampaio (2019, p. 60), “O empreendedor social ultrapassa os obstáculos para criar mudanças sociais significativas e sistêmicas”.

O empreendedor social cria soluções inovadoras, com ideias criativas que geram impactos positivos em ambientes marcados pela exclusão social, ambientes em que grandes empresas não têm interesse de investir por não acharem rentável o suficiente, ele também cria formas de chamar a atenção da sociedade para questões sociais e ambientais e, também, criam a conscientização nas pessoas.

A Estante Virtual é um exemplo de empreendedorismo social. É um sebo virtual, ou seja, uma loja virtual que vende livros usados e a faz intermediação entre vendedores e compradores desses livros. Seu criador viu uma oportunidade de negócio na dificuldade de encontrar, nos sebos físicos, os livros que precisava para fazer o seu mestrado. Numa necessidade pessoal ele criou uma oportunidade de negócio em que os usuários compram livros usados mais baratos, assim, tornando esses livros mais acessíveis para a população que não tem condições financeiras de comprar livros novos.

Esse tipo de empreendedorismo supera uma necessidade social, assim como muitas outras atitudes empreendedoras que hoje ajudam muitas pessoas ou áreas que geralmente são excluídas do mundo corporativo, para atuar no campo social e sustentável muitas vezes é necessário ter criatividade e inovar, o que pode afastar grandes empresas desse caminho e abrir oportunidades para os empreendedores. A economia criativa está abrindo caminhos e desenvolvendo novos produtos e serviços que antes eram menos cobiçados, mas que hoje se tornam competitivos e incentivam que novos criadores entrem para o mundo do empreendedorismo.

Referências:

BORGES, Cândido (Org.); NARJBERG, Estela; TETE, Marcelo Ferreira; BORGES, Marcos Martins; FREITAG, Maria Salete Batista; LIMONGI, Ricardo; FERREIRA, Vicente da Rocha Soares (org.). Empreendedorismo Sustentável. São Paulo: Saraiva, 2017.

SAMPAIO, M. Atitude empreendedora: descubra com Alice seu País das Maravilhas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com