TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação ambiental nas séries iniciais escolares

Por:   •  11/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS ESCOLARES: ESSENCIAL PARA UM FUTURO PRÓSPERO.

Por muito tempo a questão que envolve a interação do ser humano com o meio ambiente foi ignorada. Honestamente, ela não foi devidamente discutida até que se tornasse algo preocupante e ameaçador a nossa espécie, mas isso só ocorreu na década de 60. Se avaliarmos,naquela época, o considerável avanço da industriali- zação e sua implantação de tecnologias sem nenhum tipo de fiscalização ao vigente sistema capitalista, que se demonstrava cada vez mais focado na lucratividade sobre todas os tipos de recursos naturais. Foi em busca da preservação do meio ambiente e da possibilidade de riqueza que o mesmo gera, que dez países Europeus criaram em cárater informal, uma cúpula para discutir e colocar em prática, medidas paliativas para a indústria e sociedade em prol da preservação.Nascia o “clube de Roma”. Ele foi essencial para a criação de novas políticas e iniciativas ao redor do mundo para que a preservação começasse a ser implantada.Algumas décadas depois muitas restrições foram criadas com alcance global para que a preservação se expandisse.

Já existem alguns países em que medidas paliativas não são necessárias, por- que proteger a natureza já é algo visto como uma obrigação humana. Existe também um ranking mundial de sustentabilidade é possível verificar o mesmo através do site Mundo Sustentável, o Brasil ocupa hoje, apenas a 46a posição no ranking que é lide- rado neste ano de 2016 pela Finlândia, que vem acompanhada de Islândia e Suécia.

Mesmo ocupando posição tão inferior o Brasil está sempre com atenções volta- das para si, por ser o país com maior potencial para a geração de energia limpa e ex- tremamente rico em flora e fauna. É nítido que houve uma melhoria se compararmos ao ranking de 2014 (final da Década Internacional da Educação para o Desenvolvi- mento Sustentável imposta pela ONU), onde nosso país ocupava apenas a 77a posi- ção. Tal avaço ainda é considerado pequeno perante o potencial nacional.Tudo isso, porque podemos conferir que o posicionamento no ranking leva em consideração uma sequência de fatores que também podem ser comparados individualmente, nesse momento conseguimos notar que o Brasil conseguiu evolução porque apresentou um melhor desempenho na categoria medidora da qualidade do ar (91.78 pontos), mas se saiu mal na preservação de recursos florestais marcando apenas 37.86 em uma esca- la de 100 pontos. Isso nos deixou em 83o lugar entre os que preservam suas florestas.

Levando em consideração nossa melhor nota vem da qualidade do ar, pode- mos pressupor que tal melhoria tenha relação com a substituição de tecnologias que melhor filtram poluentes emitidos pelas indústrias, e maior rigorosidade com a polui- ção de automóveis. Medidas que teoricamente são simples.

Mas como deixar isso ainda melhor?Não se referindo somente ao Brasil, mas também ao mundo todo??

A resposta para essa pergunta é: Fazer com que o ser humano possua uma relação com o meio ambiente, através da educação. Logicamente o desenvolvimento de tecnologias preservadoras ou restauradoras é algo que deve continuar, mas pode se tornar menos necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com