TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envelhecer Com Qualidade De Vida

Casos: Envelhecer Com Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.402 Palavras (14 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera –UNIDERP - Polo Montes Claros

Curso: Serviço Social – 8º Período

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso II

Profª. Presencial: Cléa Márcia Rodrigues Silva Moura

Eunice Costa Pereira – RA: 200280

Eva Lúcia de Freitas – RA: 270898

Rosilda Rodrigues Batista - RA: 270695

Rozângela Rodrigues de Almeida - RA: 280921

Sebastiana Moura Pereira de Souza - RA: 267260

ENVELHECER COM QUALIDADE DE VIDA

Montes Claros

Novembro/2013

Eunice Costa Pereira

Eva Lúcia de Freitas

Rosilda Rodrigues Batista

Rozângela Rodrigues de Almeida

Sebastiana Moura Pereira de Souza

ENVELHECER COM QUALIDADE DE VIDA

Artigo Científico apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera-UNIDERP para obtenção do Grau de Graduação em Serviço Social. Habilitação em bacharelado. Orientador: Professor:(a) Cléa Márcia Rodrigues Silva Moura

Montes Claros

Novembro/2013

Eunice Costa Pereira / Eva Lúcia de Freitas / Rosilda Rodrigues Batista/ Rozângela Rodrigues de Almeida/Sebastiana Moura Pereira de Souza

Artigo intitulado Envelhecer com Qualidade de Vida, autoria do grupo acima citado, apresentado a banca examinadora para processo de avaliação e obtenção de nota na disciplina, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, de acordo com as normas e legislação vigente do Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera.

______________________________________________________

Profª. Clea Márcia Rodrigues Moura

_________________________________________________________

Elaine Catarina da Silva

Assistente Social do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS Dona Anedina de Glaucilândia M/G.

____________________________________________________________

Instituição Anhanguera-UNIDERP- Centro de Educação à Distância, polo de Montes Claros M/G.

Montes Claros, Novembro de 2013

Agradecimentos

Agradecemos em primeiro lugar a Deus pela força e coragem durante esta longa caminhada e por iluminar e abençoar a nossa trajetória de vida.

Agradecemos aos nossos pais, irmãos, esposos, filhos e a toda família que, com muito carinho e apoio, não mediram esforços para que concluíssemos esta etapa de nossa vida.

Agradecemos a Elaine Catarina da Silva pelo acolhimento, ensinamentos, motivação, carinho e confiança.

Agradecemos em especial, a nossa Tutora Presencial, Cléa Márcia Rodrigues Silva Moura, pela orientação, incentivo, convívio, apoio, compreensão e pela amizade, que tornou possível o desenvolvimento deste artigo e pelo enriquecimento de nossos conhecimentos em toda nossa vida acadêmica.

Agradecemos a todos os coordenadores e funcionários da Universidade Anhanguera, Polo Montes Claros pela atenção, respeito e carinho que sempre nos foi dedicados.

Agradecemos aos nossos amigos e colegas de turma pelo apoio constante.

Agradecemos a todos que de alguma forma contribuíram com este momento de realização do nosso sonho e acreditaram em nosso potencial.

A todos, o nosso muito obrigado!

SUMÁRIO

RESUMO---------------------------------------------------------------------------------------------------6

1. INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------7

2. OS CUIDADOS COM A PESSOA IDOSA--------------------------------------------------------8

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS------------------------------------------------------------------------11

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS------------------------------------------------------------12

ANEXOS--------------------------------------------------------------------------------------------------13

ENVELHECER COM QUALIDADE DE VIDA

Eunice Costa Pereira

Eva Lúcia de Freitas

Rosilda Rodrigues Batista

Rozângela Rodrigues de Almeida

Sebastiana Moura Pereira de Souza*

RESUMO

O Estudo da literatura possibilitou uma investigação sobre o modo de viver de um grupo de idosos atendidos no CRAS-Centro de Referência de Assistência Social da cidade de Glaucilândia M/G, como estes podem obter um envelhecimento com qualidade de vida e satisfação pessoal. O artigo evidencia a importância das condições sociais vivenciadas pelos idosos deste município, e as consequências advindas do seu estilo de vida. Constatou-se que o sedentarismo representa um dos fatores que mais acometem a vida dos idosos, decorrente em especial da falta de interação familiar, da ociosidade e de oportunidade de lazer. No processo de envelhecimento todo ser humano apresenta problemas e agravos decorrentes da idade para tanto este trabalho teve como objetivo resgatar a autoestima da pessoa da melhor idade junto à família e a sociedade. Contudo obter um envelhecimento com qualidade de vida necessita de integração familiar, fortalecimento da autoestima, combater o isolamento e a depressão através de atividades que proporcionem uma melhoria na saúde física e mental, efetivando o fortalecimento da cidadania.

Palavras-Chave: Envelhecimento; Qualidade de vida; Elevação da autoestima

Abstract

The study of literature allowed an investigation into the way of life of a group of elderly patients in CRAS - Reference Center for Social City Glaucilândia M / L , as these can get an aging quality of life and personal satisfaction . The article highlights the importance of social conditions experienced by the elderly in this county , and the consequences arising out of your lifestyle. It was found that a sedentary lifestyle is one of the factors that most affect the lives of the elderly , in particular due to the lack of family interaction , idleness and leisure opportunities . In the aging process every human being has problems and injuries resulting from age to both this study aimed to rescue the self-esteem of the person 's age at the best family and society. However getting a quality of life with aging needs family integration , strengthening self-esteem , combat isolation and depression through activities that provide an improvement in physical and mental health , effecting the strengthening of citizenship .

Keywords : Aging , Quality of life, Self-Esteem.

________________________

*Acadêmicas do 8º Período do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera – UNIDERP - Pólo de

Montes Claros/MG – email: rosilda.rb@hotmail.com

1. INTRODUÇÃO

O envelhecimento populacional é algo que ocorre de maneira gradual que engloba de forma mundial toda a população existente, isto devido à queda da natalidade e o aumento da expectativa de vida. No Brasil, de acordo com o censo de 2010 estima-se que a população idosa já representa 12% do percentual do número de indivíduos. Em virtude a um processo individual e cultural que envolve ganhos e perdas decorrentes dos diversos fatores aos quais envolvem varias questões que englobam os problemas decorridos ao longo dos anos e as influências as quais estas pessoas se submeteram até alcançar a melhor idade.

A sociedade em suma vive mudanças decorrentes das vertentes as quais se originam, das condições de vida em que a pessoa é imposta que inclui o seu trabalho, a moradia, a localidade, a sua alimentação, as atividades físicas, o seu estado físico e psicológico e o resultado destas questões são as consequências adquiridas na velhice. Com isto o artigo em seu contexto trabalha o envelhecimento na terceira idade e qualidade de vida com os idosos, em que se trata como a comunidade pode ajudar esta população a ter seus direitos garantidos e o fortalecimento dos vínculos familiares aos quais são confirmados pela Constituição Federal de 1988.

A Política Nacional do Idoso em seu artigo 1º, “Tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”. (BRASIL. Lei 8.842, 1994). Com isso a escolha para a realização desse artigo partiu das observações obtidas durante as pesquisas realizadas no CRAS Dona Anedina,no município de Glaucilândia, Minas Gerais, estas que englobam a situação das vivências da pessoa da melhor idade.

Visto que é de suma relevância obter conhecimentos do modo de vida das pessoas idosas e o que pode ser feito para ajudá-los a enfrentar esta nova fase de sua vida com mais tranquilidade enfrentando os problemas, aceitando a sua idade, valorizando a si mesmo, tendo como objetivo resgatar a autoestima, desta forma vivendo melhor.

2. OS CUIDADOS COM A PESSOA IDOSA

A qualidade de vida depende dos cuidados que inicia na infância com alimentação saudável e atividades físicas que ajudam a estimular o cérebro, pois ao entrar na velhice evita várias doenças que acometem o corpo e a mente. Neste contexto faz-se necessário e importante discutir, estudar e avaliar como se encontra a qualidade de vida dos idosos, as suas relações com o meio em que se relaciona além do que conhecer as vivências culturais que possibilita entender a forma do viver destas pessoas, para assim incluí-los em atividades que valorizem o intelecto e o físico a fim de estimular e potencializar a condição de escolher e decidir, bem como a participar do meio social e da família. Para tanto na efetividade deste sistema cita-se no Estatuto do Idoso:

Art. 2º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. ( BRASIL. Lei 10.741, 2003).

Segundo a publicação do Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento, 2002 / Organização das Nações Unidas que orienta sobre a reunião dos dados obtidos na segunda Assembleia Mundial sobre o envelhecimento, no qual reúne os principais documentos que diz respeito à dignidade da pessoa idosa, seus direitos conquistados e as secretarias nas quais eles possam estar entrando em contato para buscar auxílio na resolução dos seus problemas. Uma vez que as demandas e interesses dessa faixa etária considera a vivência em grupo, as áreas artísticas, esportivas e de lazer e com isso valorizam as experiências vividas constituindo formas privilegiadas de expressão e interação grupal.

Neste contexto engloba as condições na qual se encontra a população idosa, a melhoria da acessibilidade no sistema no qual ela interage e na família, esta que é de fundamental importância para que eles superem os novos desafios, e reajam as novas condições para sobreviver. Deste modo trata-se de um estudo com o intuito de prover os resultados para a conclusão desse trabalho desenvolvido com o grupo da terceira idade no CRAS-Dona Anedina de Glaucilândia evidenciando as emoções e as interfaces diretamente ligadas no bem-estar do ser humano, na sua autonomia das suas atividades.

O artigo tem o propósito de destacar os comportamentos e expressões da pessoa da melhor idade adquirindo uma avaliação adequada do seu estilo de vida. Demonstram assim que as dificuldades encontradas do grupo de idosos são em relacionar com o meio social e familiar, mesmo porque vivem isolados. Mas aliados a sua segurança o Estatuto do Idoso garante:

Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. (BRASIL. Lei 10.741, 2003)

Outro fator importante é que falta de atividades físicas e a baixa autoestima, leva o ser humano a desvalorizar essa etapa da sua vida, pois o processo de envelhecimento é contínuo e as emoções estão em constantes movimentos que são aliados ao bem-estar e as mudanças em seu entorno. Na velhice a pessoa necessita de motivações que as direcionam a algum lugar e dê significados a própria vida, em especial as que partem da família e do meio em que vivem.

O ambiente familiar é o local privilegiado para uma boa convivência, é nele que o idoso em primeiro lugar precisa ser incluído, para tanto é dever dos familiares a conscientização da real situação e lembrar que estes necessitam de mais atenção e cuidados. Visto que é importante ingressá-los nas atividades da casa e do meio em que vivem. Na realização deste estudo foram convidados voluntários participantes do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS Dona Anedina do Município de Glaucilândia M/G a fim de obter as análises qualitativas e quantitativas do modo de vida das pessoas idosas daquele local e para efeito foram feitas entrevistas semiestruturadas com questionário para obtenção real da situação.

Nesta avaliação os idosos apresentam em sua maioria resistência à mudança e sentimentos de insegurança, por viver muitas vezes de forma isolada tornando-os frágeis, o que fazem com que se sintam desconfortáveis no grupo no qual está inserido, pois consideram ter seu bem-estar afetado. A boa qualidade de vida que faz jus ao idoso pode ser identificada pela capacidade de sentir-se bem, ter liberdade para desempenhar suas funções e tarefas sem necessitar de ajuda, ou seja, ser independente para desempenhar suas atividades, seguros para alcançar a felicidade que almejam.

Os idosos possuem uma necessidade enorme de convivência para trocar ideias e experiências de vida, no entanto o cotidiano impossibilita cada vez mais momentos de convivência familiar e grupal dificultando o ingresso deste no meio social. O papel da família é de suma relevância na vida do idoso, tanto nas atividades diárias quanto no apoio emocional e psicológico, porque é nela que existe influência que predomina o bem–estar da pessoa da terceira idade. O envelhecimento é um processo natural e a qualidade de vida do idoso está associada ao seu contexto social no qual está inserido, ele precisa sentir-se ativo em meio à sociedade e não ficar estagnado no tempo.

É necessário mantê-los incluídos e inteirados com as pessoas, grupos religiosos, grupos de dança, artesanato, culinária, para que possam trocar experiências e ter um lugar agradável para conquistar seus objetivos e inteirá-los na convivência social.

Manter hábitos saudáveis e a inclusão de uma alimentação adequada aliada a prática de esportes que proporciona benefícios no equilíbrio físico e mental e melhora a resistência do corpo e das possíveis doenças que possa aparecer, o que favorece a disposição diária e transforma o estilo de vida, sendo que para estas realizações é imprescindível a participação e colaboração contínua da família no sentido de ajudar a promover o respeito e valorização da pessoa da melhor idade.

Legenda: Questões referenciadas em anexos.

Fonte: Os Próprios autores

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A expectativa de vida aumentou aceleradamente, e este resultado desperta a atenção para implementação de políticas públicas que visem melhor cumprimento na garantia dos direitos da pessoa idosa de forma efetiva. O trabalho realizado que teve como objetivo visar à longevidade do idoso e resgatar uma melhor qualidade de vida com aumento da autoestima e a valorização pessoal investigou as relações existentes na população idosa sobre Envelhecer com Qualidade de Vida, e confirmou o quanto é importante a prática regular de atividades físicas aliadas ao trabalho artesanal que ajuda a pessoa a sair do sedentarismo e aprender a conviver com o meio em que se relaciona. Nesta ótica os mecanismos criados para a superação dos próprios limites da pessoa da melhor idade favoreceu vários fatores que levam o ser humano a ficar estagnado no tempo e não participar do meio social.

Importantes intervenções criadas na solução dos problemas auxiliaram na valorização do respeito mútuo no acesso aos direitos constitucionais e principalmente na união entre a família e o idoso. Com isto agregou valores que antes se encontrava perdidos, na aceitação de novas realidades, estas que incluem o envelhecimento do próprio corpo físico e o equilíbrio emocional. Com efeito, a valorização da autoestima tem suma relevância em todo o processo e as atividades físicas aplicadas com orientação sobre uma boa alimentação adequada e cuidados dentro da própria casa favoreceram a completude de um equilíbrio mais satisfatório na melhoria da qualidade de vida da pessoa da melhor idade.

Para tanto se houve a necessidade de se estimular as interações sociais e incentivar o convívio com parentes, amigos e vizinhos no intuito de elevar a autoestima, a autonomia e independência dos idosos e assim despertar o interesse por hábitos alimentares mais saudáveis, visto que o estado de ânimo e a integração social contribuem de forma efetiva para a sua realização pessoal.

Os resultados obtidos através deste artigo apontam a viabilidade e os benefícios da inclusão do idoso na sociedade e o desenvolvimento de propostas criativas e inovadoras voltadas para a pessoa idosa, com ações que concretize e efetive os seus direitos sociais e ações para prevenir e minimizar os efeitos do envelhecimento, com ações que possibilita a participação dos idosos em grupos de atividades e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida, independência, autonomia e participação do meio em que se relaciona.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a fome. Secretaria Nacional de Assistência social. Política Nacional de Assistência Social- PNAS/2004. Brasília, Novembro de 2005.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional do Idoso. Brasília, 1994. SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS / Conselho Nacional do Idoso. Plano Internacional para o Envelhecimento. Brasília, 2003

Guia da Pessoa Idosa: Dicas e Direitos. Disponível em: <www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/41/docs/guia_da_pessoa_idosa.pdf>, acesso em 25 de maio, 2013.

IBGE. Síntese de indicadores 2010. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 2010 CENSO DEMOGRÁFICO 2000. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 2001. Organização das nações unidas.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília 2013.

Moura, Marcos. Envelhecer com qualidade depende de cuidados que começam na infância, disponível em: <www.blog.saude.gov.br/envelhecer-com-qualidade-depende-de-cuidado>, acesso em 25 de maio, 2013.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Plano de ação internacional para o Envelhecimento, 2002 / Organização das Nações Unidas; tradução de Arlene Santos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2003.

ANEXOS

Questionário

1) Quais atividades que você pratica ?

a) ( ) caminhada b) ( ) ginastica c) ( ) dança d) ( ) capoeira

2) Após as atividades físicas você melhora a sua capacidade em realizar as atividades do dia?

a) ( ) sim b) ( ) não c) às vezes

3) O contato com as outras pessoas lhe traz benefícios diários, te deixando mais disposto ?

a) ( ) b) sim ( ) c) não d) ( ) às vezes

4) Você se considera uma pessoa solitária?

a) ( )sim b) ( ) não c) ( ) às vezes

5)Você relaciona bem com outras pessoas?

a) ( ) sim b) ( ) não c) ( ) às vezes

6) A sua alimentação diária é adequada a sua saúde?

a) sim b) ( ) não c) ( ) s vezes 7) faz uso de algum medicamento regularmente?

a) ( ) sim b) ( ) não c) ( ) às vezes

8) No seu momento de lazer , o que costuma fazer?

a) ( ) assistente televisão b) ( ) visita amigos c) ( ) bordados d) ( ) pinturas

...

Baixar como  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »