TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço - organização do espaço e espaço de relação

Por:   •  21/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO CRÍTICO

Espaço  -   organização do espaço e espaço de relação

                

A organização do espaço estão condicionados à forma que a sociedade humana organizam-se. Os seres humanos habitam-se no globo, ocupando o espaço geográfico, desde os tempos milenares, entre as fronteiras diferenciam se os espaços. Cada povo, cada nação de acordo com suas políticas sociais, culturais e econômicas.  

O desenvolvimento coletivo está ligado ao espaço geográfico, de acordo com o meio físico, arquitetura, clima, vegetação.

Corre na veia de cada civilização a sua própria história de acordo com os antepassados e os tempos atuais, com as diferentes formas de ocupação da terra que se formaram a organização no espaço.

Cada organização modela seu espaço, para se sentirem bem, de acordo com suas culturas, estilos de vidas e necessidades, tanto na zona rural ou urbana com suas próprias estruturas técnicas, jurídicas e administrativas.

Organização do espaço Rural, este foi um do primeiros espaços a serem ocupados, este tema deve ser estudado com bastante carinho, ter uma organização especifica e de forma organizada, para prover alimentos de forma suficiente para a humanidade, não devemos esquecer o processo no avanço tecnológico, que poderá provocar mudanças no espaço rural. Todas as pessoas que são fiéis depositários deste espaço deve ter a consciência de organização e conservação do mesmo, para garantir a sustentabilidade do espaço geográfico.

Organização do espaço urbano é um espaço complexo, com múltiplos locais, alguns espaços bem projetados, tais como: prédios, alguns com destaques que podem ser vistos a distância, casas, centros educacionais,  centros comerciais, ruas, praças, automóveis, transporte urbano, meio de comunicação e principalmente muitas pessoas. O espaço urbano está concentrado as atividades nas indústrias, comércio, prestação de serviços e outros.

Os dois estão interligados, a agricultura necessita dos produtos industrializados, por exemplo: maquinários agrícolas, insumos, fertilizantes, inseticidas etc.

As cidades dependem da agricultura para fornecer alimentos, as indústrias dependem de vários produtos produzidos na zona rural.

O aumento desordenado das pessoas nas zonas urbanas e falta de planejamentos administrativos altera a arquitetura e disposições de espaços, causando insegurança populacional.

Levando os grupos sociais mais abastados viverem em melhores espaços, melhores condições socioeconômica.

 Existem grandes desigualdades sociais no próprio espaço geográfico, onde os homens vivem com suas culturas, mitos, crenças,  posição social e grande concentração de poder.

Com o passar dos tempos houve grande progresso em todo o globo terrestre, onde toda a humanidade vivencia as  novas tecnologias, transportes, comunicação. Significa interação entre as nações, que todos convivem de modo integrado e não isolado, cada um com sua parcela de participação em prol do progresso entre a geografia humana e espaço social.

Sendo assim, os especialistas, tais como, os geólogos devem ter melhor visão para as necessidades humanas e procurar contribuir para sua compreensão / solução e observar quanto é complexo o tema.

Pequeno Histórico da Geografia Humana

É de conhecimento que os primeiros estudos da Geografia Humana apareceram na Antiguidade tendo em vista que alguns escritores observaram e constaram que, na superfície da Terra, existiam profundas diferenças entre costumes dos homens.

Doravante somente a partir do fim do século XVIII, quando a Geografia Humana constituir em uma ciência. Não obstante, até esta época muitos autores houvessem tratado do problema nas relações do homem com o meio, foi somente neste século quando obteve maior atenção.

 

Nesse sentido, o inicio começou na Alemanha, por Alexandre Von Humbolt (1769-1859) e Karl Ritter (1779-1859) com o escopo de demonstrar em suas obras que entre os fenômenos físicos e os fenômenos da vida há relações tendo em vista constantes de causa e efeito.

Desse modo, Humboldt também interessou-se estudar os fenômenos físicos e em mostrar, por exemplo, a influencia dos fatos a altitude, a temperatura, a umidade, a seca, sobre a formação dos vegetais.

Ressalta ainda Ritter em sua obra. A Geografia de acordo com a natureza e a História do Homem, menciona que em Geografia Humana a natureza não é o único poder causal e que o próprio homem é um agente de transformação e de vida.

Não obstante, Fredrich Ratzel (1844 -1904) obteve a gloria de sido criador da Geografia Humana tendo em vista quando em 1882, (a obra Antropogeografia), em decorrência dessa obra seguiram-se notáveis estudos feitos por cientista alemães.

Outro fator existente no mundo contemporâneo ocorre maior destaque dos geógrafos franceses e norte-americanos. Por exemplo na França, Vidal de La Blache (1845-1918). Esclarece que as doutrinas de La Blache e Ratzel foram divulgadas em quase todos os países do mundo, com o escopo de contribuir em diversas obras que vieram contribuir para vulgarizar a nova ciência em diferentes especialidades do conhecimento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com