TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado em Biologia no Ensino Médio

Por:   •  16/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

  1. Dados do aluno e curso

Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas – EAD

Instituição: Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Nome: Lucien Fellipe Silvério dos Santos

RGM: 17716829

Disciplina: Estagio Supervisionado em Biologia no Ensino Médio

Semestre de realização do estágio: 6º semestre

Quantidade de horas realizadas: 262horas e 30minutos

  1. Caracterização da escola

Nome da escola: Escola Estadual Leopoldo Santana Professor

Endereço: Rua Manoel Duarte Oliveira, São Paulo – SP

Dependência administrativa: publica

Diretoria de ensino: Sul 2

Anos escolares observados: 1º,2º e 3º anos do ensino médio

Descrição da estrutura escolar: O exterior da escola com certeza é um grande ponto positivo da escola, localizada em um bairro residencial, sua grande extensão é facilmente notada, com muros artisticamente decorados e aconchegantes pinturas nas paredes. Seu interior é bem arborizado principalmente próximo as duas quadras que a escola possui, contando com pequenos exemplares típico da flora brasileira. Quanto as salas de aula são bem espaçosas, ventiladas, iluminadas, organizadas e limpas, o mesmo pode ser dito da sala de professores e da secretaria, com foco na organização de documentos e arquivos. O pátio conta com uma cantina que oferece uma grande variedade de alimentos entre ele opções voltadas para uma dieta saudável e balanceada. Mas a escola sofre com falta ou o mau funcionamento de alguns materiais tais como: ventiladores e projetores. Infelizmente o local não conta com um laboratório ou uma sala de música, e sua biblioteca é pouco ativa.

3-  Introdução

Antes de dar início ao meu estagio, havia feito uma visita onde fui muito bem recebido onde o diretor e toda equipe escolar me apresentaram toda a dependência, suas normas e funcionamento. Meu estágio foi realizado no período matutino que consiste das 07h00 ao 12h15, com seis aulas por período, de cinquenta minutos de duração cada, intercaladas por dois intervalos de quinze minutos cada e cerca de trinta a quarenta alunos por sala, de quinze a dezoito anos.

 Na primeira semana do estágio o professor responsável por me acompanhar, fez questão de me apresentar para todas suas classes e pediu para que eu fizesse um breve resumo sobre mim mesmo, com isso ganhando mais rapidamente proximidade com seus alunos. Com foco principal em observar como o professor ministrava suas aulas e suas técnicas para manter a atenção dos alunos, também pude ajudar com o esclarecimento de dúvidas, auxílios durante apresentações, correções e elaborações de algumas atividades, todas supervisionadas pelo próprio professor. A atividade mais relevante que colaborei foi um debate onde alunos de uma classe foram divididos em dois grupos com pensamentos opostos sobre direitos humanos e bioética, e que cada um dos lados precisava argumentar a favor de seu ponto de vista. O professor e eu nos separamos para ser o líder de cada grupo, para que com isso pudéssemos incentivar a participação de todos do grupo, desenvolvendo o raciocino e argumentação dos alunos, com foco no desenvolvimento pessoal cada participante, além do próprio conteúdo que era discutido e como isso afeta o dia a dia dos estudantes.

Todas essas atividades me demonstraram como um profissional de qualidade na área da educação deve não somente se preocupar em aplicar o conteúdo, mas sim como ele é aplicado. E que a forma que um profissional leciona, está diretamente ligada ao nível de interesse de seus alunos para com a matéria, por exemplo: se durante a aula elementos do dia a dia dos alunos forem dados como exemplo, ou como o conteúdo que estão estudando interferem em seus ambientes, a matéria como um todo ira ficar mais acessível do que manter somente em um ambiente teórico.

4 - Perfil do Professor

O profissional que acompanhou meu estagio supervisionado por 200horas foi o professor Jabson Justiniano dos Santos, Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Bandeirante de São Paulo, com Especialização em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Faculdade Oswaldo Cruz, leciona a onze anos no ensino médio, na própria instituição Escola Estadual Leopoldo Santana Professor.

5- Práticas pedagógicas

Com uma sequência didática intuitiva o professor sempre busca aproximar seus alunos a matéria fazendo analogias e exemplificando o conteúdo com situações vívidas pelos estudantes, dando destaque e atenção a todas opiniões e pontos de vistas. Sempre tentando planejar o tempo entre a explicação de cada assunto para maximizar o tempo de cada aula e deixando uma fração do tempo de aula para esclarecer dúvidas e dar apoio a alunos que precisão de reforço. Também sempre tenta conciliar a tecnologia com a matéria permitindo que os alunos busquem façam pesquisas por conta própria em sites a partir de celulares dos próprios alunos, assim desenvolvendo ainda mais a autoconfiança de cada estudante, estimulando que busquem conhecimento mesmo não estando em sala de aula. Além se preocupar com o emocional de seus alunos ouvindo e tentando ajudar com problemas pessoais no máximo que ele pode, sem violar a privacidade de seus estudantes. Isso tudo para estabelecer um clima favorável para o aprendizado, e uma relação harmoniosa em aluno e professor.

6- Foco 1: Responsabilidade e conscientização ambiental

Como descrito acima o professor o qual eu acompanhei em meu período de estágio tem como foco contextualizar a matéria deixando mais próxima de seus alunos, e um tema bastante abordado em suas aulas o impacto ambiental deixado pelo homem, um tema bastante recorrente dentro da ecologia.

Em suas primeiras aulas abordando o tema o professor fez um breve resumo sobre o tópico, e iniciando um sumario, incentivando os alunos a conhecerem novos conceitos e palavras comumente presente na matéria. Logo após isso ele iniciou uma série de questionamentos como: “quanto lixo você produziu ontem” ou “o que você poderia fazer para diminuir o seu próprio desperdício” afim de fazer os estudantes refletirem sobre o próprio impacto que cada um deles tem sobre o a Terra. Em seguida demonstrando com fotos, vídeos e gráficos as consequências das ações humanas sobre o nosso planeta, intensificando; dando exemplos de previsões alarmistas sobre o meio ambiente, finalizando com uma discussão sobre as dificuldades e implicações de transformar tão tecnológica como a nossa em um ambiente sustentável e sobre o que cada um estava disposto a fazer para diminuir o próprio desperdício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com