TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Organizacionais.

Trabalho Escolar: Estruturas Organizacionais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Estruturas Organizacionais.

As velhas e as novas organizações podem conviver simultaneamente em qualquer sistema de gestão.

Abordagem sistêmica

Antigamente o foco era em resuloçoes de problemas internos de cada organização.

TGS – Teoria Geral de Sistemas * Ludwig Von Bertalanfy

Acreditava que análises e intervenções separadas provocavam brancos ou falhas que somente poderiam ser preenchidos considerando-se todos os objetos de estudo como sistemas abertos.

TGS , considera as empresas como sistemas abertos, conforme abaixo:

Podemos expandir ainda mais o conceito e considerar que além da sociedade de organizações temos uma sociedade de organização em rede. As novas tecnologias, especialmente relacionadas à informação e às telecomunicações seriam os motores de uma nova ordem social.

AMBIENTE EXTERNO

AMBIENTE OPERACIONAL

Refere-se à parte do ambiente externo que tem influência direta e quase imediata nas operações da organização.

Ambiente Geral - É o meio mais amplo que envolve toda a sociedade.

II.3. PERSPECTIVAS: CONFIGURAÇÃO ORGANIZACIONAL

Segundo Mintzberg, toda atividade humana organizada origina duas exigências fundamentais e opostas: a divisão do trabalho em tarefas mais simplificadas e a coordenação dessas tarefas para a obtenção dos resultados desejados, ou resumidamente, a sua configuração organizacional.

A COORDENAÇÃO DE TAREFAS

Dividir o trabalho em tarefas mais elementares pode resultar em ganhos de produtividade, mas por outro lado as pessoas passam a ter dificuldade de coordenar as ações, pois muitas vezes falta-lhes uma visão de unidade e conjunto.

Mintzberg propõe cinco mecanismos básicos para se efetuar essa coordenação: o ajustamento mútuo, a supervisão direta, e três tipos de padronização.

Ajustamento mútuo

O ajuste entre as operações é feito através de um processo simples de comunicação informal. Por exemplo, caixas de supermercado podem ajustar trocos ou breves períodos de parada (como uma ida ao banheiro)

Supervisão direta

Define-se uma pessoa para ser responsável pelo trabalho de outras. É o clássico caso de hierarquia. Considerando-se o exemplo anterior, podemos considerar a nomeação de um “líder de caixas”, responsável pelo gerenciamento da equipe.

Padronização

Neste caso, significa definir, previamente, como serão executadas as tarefas, quais serão as especificações dos produtos, quais deverão ser os resultados do desempenho de cada um e as habilidades que deverão possuir os funcionários para realizar o trabalho. Mintzberg apresenta três formas básicas de padronização:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com