TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Organizacionais

Pesquisas Acadêmicas: Estruturas Organizacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  3.301 Palavras (14 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 14

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

O treinamento é um esforço de melhoria individual. Como tal, ele é indispensável, mas insuficiente para as necessidades organizacionais de um mundo em constante mudança. Torna-se necessário um esforço mais amplo e compreensivo de mudança e de melhoria organizacional. E por quê? Simplesmente porque estamos em uma era de instabilidade e de mudanças que requerem pessoas e organizações dinâmicas, flexíveis e inovadoras. Os novos tempos exigem novas organizações e uma nova postura das pessoas.

Os Novos Tempos

A maior parte das organizações foi estruturada e organizada dentro de padrões de relativa estabilidade e permanência. O modelo organizacional tradicional em que se inspiraram foi moldado no início do século XX. São organizações que foram feitas para durar para sempre, como se fossem prontas, perfeitas e acabadas e não necessitassem de melhorias ou ajustes com o passar do tempo. As características principais do modelo mecanístico e tradicional eram: comando centralizado através da hierarquia e controle externo e absoluto do desempenho das pessoas; cargos definitivos com atribuições estritamente delimitadas e tarefas simples e repetitivas; regras e regulamentos para estabelecer ordem e eficiência; departamentos funcionais com objetivos específicos e orientados sua especialidade; um modelo estático e conservador no qual não se prevê qualquer mudança ou flexibilidade. Era como se o mundo não sofresse mudanças.

Mas os tempos mudaram. E hoje, em plena Era da Informação e de globalização do mundo dos negócios, a crescente mudança e instabilidade ambiental colocou em cheque o antigo modelo rígido e definitivo de organização. Ele não tem muita serventia para os tempos atuais. O ambiente que circunda as organizações tornou-se instável e imprevisível e o modelo organizacional tradicional simplesmente não funciona nessas condições.

A teoria administrativa tem demonstrado que os ambientes estáveis exigem organizações mecanísticas, enquanto os ambientes mutáveis exigem organizações orgânicas. A era industrial - tanto a clássica, como a neoclássica - se caracterizaram por um ambiente estável. Por esta razão, predominaram as organizações mecanísticas e burocráticas que proliferaram na maior parte do século XX. Com a era da informação, as mudanças se aceleraram e o mundo dos negócios se transformou em um ambiente instável e turbulento, levando à necessidade de organizações orgânicas e flexíveis que melhor se ajustam às novas características ambientais. Nesse novo contexto, o modelo orgânico de organização passou a ser necessário para enfrentar o ambiente fluido e mutável. As características do modelo orgânico passaram a ser: redução dos níveis hierárquicos e descentralização, autocontrole e autodireção do desempenho pelas próprias pessoas, cargos mutáveis e constantemente redefinidos, tarefas cada vez mais complexas e diferenciadas, não mais individualizados mas desempenhados em equipes multifuncionais, autogeridas e empoderadas, interação constante para a busca da eficácia, órgãos flexíveis e mutáveis cada vez mais substituídos por equipes. Enfim, um modelo dinâmico e inovador na busca de flexibilidade e adaptação ao mundo exterior.

Organizações Mecanísticas Organizações Orgânicas

> Ênfase na cadeia de comando.

> Divisão funcional do trabalho: problemas e tarefas relativos à organização como um todo são decompostos em atividades especializadas.

> Os cargos são altamente especializados, definitivos e permanentes.

> Utilização da hierarquia formal como meio de coordenação.

> As descrições de cargo são detalhadas para proporcionar uma definição precisa de direitos, obrigações e métodos técnicos para desempenhar cada cargo.

> A interação entre funcionários é vertical entre superiores e subordinados.

> O comportamento é governado por instruções e decisões tomadas por superiores. > Despreocupação com a cadeia de comando.

> Estrutura de trabalho divisionalizada e auto-suficiente. A responsabilidade pelo trabalho não é vista como um campo limitado de direitos, obrigações e métodos.

> Os cargos não são claramente definidos, mas continuamente ajustados e redefinidos às demandas da situação.

> A comunicação é feita através de uma estrutura matricial ou em redes.

> A comunicação é mais lateral que vertical e há uma ênfase sobre a consulta mais que sobre o comando. A comunicação transita mais informações e sugestões do que instruções e decisões.

> Há um comprometimento que motiva os funcionários a manter autocontrole

A passagem de um ambiente estável para instável está fazendo com que as organizações migrem de uma estrutura mecanística e tradicional para uma estrutura orgânica e moderna. Uma verdadeira onda de reorganizações foi responsável por essa migração.

Ambiente Estável e Previsível Ambiente Instável e Imprevisível

As demandas do produto ou serviço oferecido pela organização são estáveis e previsíveis.

O ciclo do produto é longo. As demandas do produto ou serviço oferecido pela organização mudam drasticamente, pois os concorrentes introduzem produtos melhorados.

Os concorrentes não mudam suas estratégias nem mudam seus produtos e serviços. Os concorrentes fazem mudanças súbitas e inesperadas nas suas estratégias e produtos / serviços

A inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos produtos é lenta e evolucionária. A necessidade de mudança nos produtos e serviços pode ser prevista antecipadamente. A inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos produtos é rápida e intensa. As organizações investem em pesquisa e desenvolvimento para inovar constantemente.

As políticas governamentais quanto à regulação e taxação da indústria muda pouco com o passar do tempo. As políticas governamentais mudam rapidamente quanto à regulação e taxação para acompanhar a onda de novos produtos e serviços que são introduzidos pelas empresas

Uma Onda de Reorganizações

As décadas de 1980 e 1990 foram caracterizadas por uma intensa onda de reorganizações nas maiores organizações do mundo todo. Falou-se muito em reengenharia, downsizing, reestruturações, fusões;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com