TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Organizacionais -Administração pública

Exames: Estruturas Organizacionais -Administração pública. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 8

Estruturas organizacionais

Para Chiavenato ( Administração Geral e Pública - 2008):

"A estrutura organizacional é a maneira pela qual as atividades as atividades da organização são divididas. Constitui a arquitetura ou o formato organizacional que assegura a divisão e coordenação das atividades dos membros da organização. (...) A estrutura organizacional costuma apresentar uma natureza predominantemente estática. Ela se refere à configuração dos órgãos e equipes da organização. (...)

A estrutura organizacional pode ser definida como:

1. O conjunto de tarefas formais atribuídas às unidades organizacionais - divisões ou departamentos - e às pessoas.

2. As relações de subordinação, incluíndo linhas de autoridade, responsabilidade pelas decisões, números de níveis hierárquicos e amplitude do controle administrativo.

3. As comunicações para assegurar coordenação eficaz entre órgãos e pessoas ao longo das unidades organizacionais.

O conjunto de tarefas formais, as relações de subordinação e os sistemas de coordenação servem para assegurar o controle vertical da organização".

LINEAR - é a mais simples e antiga, funcionando em ambiente estável e rotineiro ,quando quase nada muda, e tem como princípio a unidade. Apresenta as seguintes características:

1. Autoridade linear :é a decorrente da aplicação do princípio da unidade de comando, pelo qual o superior tem autoridade única e exclusiva sobre seus subordinados e não a reparte com ninguém.

2. Linhas formais de comunicação: são feitas unicamente por meio das linhas existentes no organograma.

3. Centralização das decisões: é feita pela autoridade linear que comanda a organização e está centralizada no topo do organograma.

4. Formato piramidal: a base é extensa, com muitas unidades e posições, enquanto a cúpula é única, lembrando uma verdadeira pirâmide.

FUNCIONAL - é pouco frequente nas empresas e aplica o princípio funcional ou da especialização das funções. Têm as seguintes características:

1. Autoridade funcional ou dividida: predomina a subordinação múltipla, onde cada subordinado se reporta simultaneamente a vários superiores especializados, no assunto que cabe a cada um deles, tendo estas autoridades apenas funcional, parcial, relativa e decorrente de sua especialidade. Nenhum superior tem autoridade total sobre seus subordinados.

2. Linhas diretas de comunicação: são efetuadas diretamente sem necessidade de intermediação hierárquica, buscando o contato direto e a maior rapidez possível nas comunicações entre os níveis e áreas da organização.

3. Descentralizações das decisões: o processo decisório não depende da hierarquia de autoridade, mas da especialidade do conhecimento.

4. Ênfase na especialização: cada órgão ou cargo contribui com sua especialidade para a organização. Para Taylor, o tipo de organização por excelência é a organização funcional. A Administração funcional consiste em dividir o trabalho de maneira que cada homem, desde o assistente até o superintendente, tenha de executar a menor variedade possível de funções. Sempre que possível, o trabalho de cada homem deverá limitar-se a execução de uma única função (Chiavenato, 2006).

LINHA-STAFF: é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens e reduzir as desvantagens. É um tipo misto e híbrido de organização, predominando os aspectos lineares na organização. Na organização linha-staff convive órgão de linha e órgão de staff. Os órgãos de linha são os responsáveis pelo alcance dos objetivos básicos da empresa e os órgãos de staff são responsáveis pelo apoio e suporte que assessoram os órgãos de linha em questão de serviços, consultoria e assessoria, monitorização e planejamento e controle.

Vale destacar que, nem sempre, essas estruturas organizacionais estão presentes de maneira pura na realidade das empresas.

( Fonte: Idalberto Chiavenato)

Por processos: muito utilizada em indústrias, é a quebra do produto em partes sequenciais, de que se vão ocupar as pessoas encarregadas de sua manutenção e montagem. Como fator positivo, procura extrair vantagens econômicas oferecidas pelo processo, sendo importante ressaltar que sua estrutura organizacional é muito influenciada pelos avanços tecnológicos. A desvantagem relevante refere-se à falta de flexibilidade e adaptação a mudanças.

b) Por área geográfica: é geralmente utilizada por empresas que abrangem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos. É especialmente atrativa para empresas de larga escala, com atividades física ou geograficamente dispersas. Pode apresentar as seguintes vantagens: fixa responsabilidade por local ou região, facilitando a avaliação; possibilita maior ajuste às condições locais ou regionais; e costuma ser ideal para firmas de varejo. Como desvantagem, pode-se destacar o enfraquecimento da especialização, bem como todo o planejamento, a execução e o controle da organização.

c) Por clientes: possui a estrutura totalmente centrada na satisfação do cliente. É comum em lojas de departamentos que visam um público determinado. Uma desvantagem é estar mais voltada para o cliente do que para si mesma, pois, assim, as outras atividades da empresa se tornam secundárias e sacrificam outros objetivos, como lucro e produtividade. As vantagens consistem na predisposição que a organização tem para atender os clientes e permitir concentrar conhecimentos sobre as diferentes exigências dos canais mercadológicos.

d) Matricial: A estrutura matricial é uma estrutura mista com a finalidade de obter o máximo de rendimento da organização. A organização mantém a estrutura funcional para as funções internas e agrega a estrutura divisional aos produtos ou serviços a serem realizados.

É a forma mais utilizada, principalmente nas grandes organizações, pois em cada parte da organização tem a estrutura que melhor se adapta ás tarefas executadas em cada departamento.

Constitui uma das maneiras mais humanas participativas e flexíveis, pois depende intensamente da colaboração entre muitas pessoas diferentes. Enfatiza a interdependência entre os departamentos, proporcionando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com