TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: Comandante Fred

Casos: Estudo De Caso: Comandante Fred. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo de Caso: Comandante Fred

Fred recebeu sua espada de oficial e foi iniciar sua carreira militar em um quartel na cidade de São Paulo. Nesta cidade, encontrou-se com quatro antigos colegas do curso médio, de quem se separara ao entrar na academia. Agora, eram todos engenheiros, um deles trabalhando como projetista de veículos. Cada um deles trabalhava em uma organização diferente.

Fred tinha bons conhecimentos de eletrônica e procurava manter-se atualizado, mas não era especialista como seus amigos. Reuniam-se frequentemente e costumavam trocar ideias sobre suas profissões.

A ideia de uma empresa

Em uma das reuniões, o projetista falou de um pequeno empresário da Inglaterra, que havia conhecido em uma viagem. Esse empresário tinha trabalhado em uma empresa de brinquedos. A empresa fazia os projetos na Inglaterra e depois enviava os desenhos para a China, onde os brinquedos eram fabricados. O empresário, que era um dos projetistas, havia decidido se estabelecer como fabricante. Ele teria que fazer um grande investimento para concorrer com seu antigo empregador. Se desse certo, o retorno seria recompensador. Fred e seus amigos ficaram entusiasmados com a ideia de serem empresários também. Os cinco chegaram à conclusão de que seriam capazes de montar pelo menos um protótipo de um brinquedo, para ver como funcionava. Um deles deu a ideia de um veículo transparente, uma minivan do tamanho de uma caixa de sapatos, com bonecos de passageiros que se movimentavam.

Um empreendimento tem início

Fred percebeu a oportunidade e propôs uma sociedade de negócios aos amigos, para fabricar e vender aquele brinquedo. Convenceu-os a se cotizarem em uma empresa e ofereceu-se para ser o presidente-vendedor. Os quatro trabalhariam no desenvolvimento e montagem do protótipo, que não demorou a ficar pronto. Com o brinquedo debaixo do braço, em seus dias de folga, Fred começou a visitar os clientes potenciais. Enquanto isso, seus amigos aprimoravam o projeto e organizavam uma linha de montagem rudimentar. Fred encarregou-se dos suprimentos para a linha de produção, da administração do dinheiro em caixa, para o qual todos contribuíam, e do material de propaganda. Ficou acertado que os direitos e deveres, bem como os benefícios da empresa, seriam iguais para todos.

Em pouco tempo, já havia perspectivas de vendas, desde que algumas pequenas modificações fossem feitas no projeto. Os compradores potenciais queriam que o brinquedo atendesse a toda a legislação e não oferecesse qualquer risco para as crianças que o usassem. Além disso, havia modificações sugeridas no projeto do veículo, que deveria ter o formato de jipe e não de minivan. Apesar disso, os clientes só não haviam comprado porque não havia talão de pedidos. Um dos clientes, uma fábrica de brinquedos, havia levantado a ideia de adquirir o projeto e pagar direitos à empresa de Fred. Outro havia perguntado se a empresa de Fred tinha outros projetos, como aviões e trens.

O comandante começa a comandar

Ansioso com as possibilidades, Fred passou a pressionar os colegas para fazer as modificações que os clientes queriam e para iniciar a produção. A demora era inevitável, porque eles só dedicavam às horas vagas à empresa. A ansiedade evoluiu para o nervosismo e daí para a tensão. Nenhum deles pensava em abandonar seus empregos para se dedicar integralmente à empresa. Todos estavam enfrentando problemas em casa, por causa de seus horários e da distância das famílias.

Além disso, eles começaram a discutir por causa dos direitos e deveres. Em uma reunião, um deles disse:

- Essa historia de dividir igualmente os rendimentos não está certa. Em minha opinião, tem mais valor a capacidade de fazer o produto do que o trabalho de vendê-lo.

- Estamos contando com os ovos antes da galinha – disse Fred. – Até agora, não vendemos nada. Devemos discutir a divisão somente depois de vender algo. Por falar nisso, se não fosse eu a vender...

- Você só pode vender porque nós fazemos – disse outro. – Você não sabe fazer o produto. Vender, isso qualquer um é capaz de fazer.

O conflito

Fred teve que se segurar na cadeira para responder:

- Ah, é? Você já tentou vender algo? E montar a empresa e organizá-los, não vale nada? Afinal, nós éramos apenas um grupo de amigos. A tarefa de transformar amigos em uma sociedade exige que alguém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com