TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso - Nike

Trabalho Universitário: Estudo De Caso - Nike. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  19.414 Visualizações

Página 1 de 3

1-Qual era a estratégia da Nike ate 1998? Era a mesma estratégia que a empresa pretendia ter de 1998 em diante? A mudança de estratégia significou alguma mudança de negocio?

Até 1970, a estratégia da Nike era vender os calçados, importados do Japão, por um preço mais baixo que das empresas concorrentes, até a invenção da sola de borracha em 1970. A partir deste ano, a mesma começou a produzir seus próprios calçados sendo todos muito parecidos e sem inovações, mas no final da década de 90 as concorrentes (Adidas, Reebok, Umbro e Puma) investiram em novas tecnologias em seus produtos, encalhando as vendas da Nike, que por sua vez teve que investir também em melhorar seus calçados a fim de atingir sua meta que era ser a líder mundial no futebol até 2002. Com essas mudanças, houve um aumento gradativo de suas vendas, o que a tornou um ícone de produtos do esporte.

2-Quais seus objetivos estratégicos?

Conquistar o mundo com toda a linha esportiva através de novos produtos, como: calçados, roupas, equipamentos e acessórios. Desenvolver ainda produtos diferenciados a fim de aumentar a renda e ter maior participação no mercado esportivo.

3-Que

forças externas e internas estavam influenciando os planos estratégicos da Nike? Faça uma síntese dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças.

O descontentamento de alguns consumidores, devido ao fato de algumas revistas conceituadas estarem publicando notícias em relação às condições de trabalho de funcionários das sub-empresas ao redor do mundo, porem como não houve provas eles se asseguraram de não ter problemas com esse tipo de noticia e evitaram qualquer tipo de punição.

O ponto forte da Nike é utilizar um forte marketing para se manter entre as melhores empresas do ramo esportivo. O ponto fraco da Nike foi pressão do ambiente para adotarem uma postura de melhor remuneração aos seus funcionários. As oportunidades da Nike foi terceirizar sua produção gerando oportunidades de empregos em vários países que atua. As ameaças da Nike é a concorrência de outras grandes marcas no mercado e a busca para manter o preço dos seus produtos na mesma média dos concorrentes.

4-Em sua opinião, quais variáveis do ambiente externo poderiam frustrar os objetivos estratégicos da Nike?

Uma linha de produtos que não agradasse ao público, ou na segunda

tentativa de se reerguer, em 2002, quando lançou uma chuteira que foi usada pelo Ronaldo, fosse um fracasso.

5-Hoje, qual é o grau de sucesso da Nike na realização de seus planos de cinco anos antes?

A Nike conseguiu ser uma marca não apenas de tênis na qual se fabrica um único modelo, mas sim uma empresa líder de vendas e com muitas variedades de mercadorias no campo esportivo.

6-Avalie a missão da Nike e outros aspectos da administração da empresa.

No inicio, antes de se tornar Nike, sua missão era a de combater a supremacia dos produtos esportivos alemães nos EUA, importando produtos japoneses. Porem, mais adiante, criou um novo estilo de sola de borracha e mudou seu nome para Nike. Também houve a criação de um símbolo que se tornou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com