TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Dirigido Sobre Fatos Sociais

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Departamento de Sociologia

Disciplina: FCH 007 - Introdução à Sociologia II / Semestre 2018.2  

Professora: Mariana Possas

Assistente de ensino: Maíne Souza

Nome: Janine Lima Rodrigues

Estudo dirigido

Questões norteadoras

Mediante a leitura do texto “As regras do método sociológico” do Durkheim responda as seguintes questões: (limites de resposta no máximo três parágrafos)

  1. O que é um fato social?

R- O fato social é toda maneira de fazer, fixada ou não, em que o indivíduo estar suscetível de sofrer coerção. São formas de agir, de pensar e de sentir, não de um só indivíduo, mas de todos os membros de uma sociedade. Quando um destes membros tenta se opor a um fato social é exercido sobre ele uma resistência para que não seja contrário a consciência pública.

        São exemplos de fatos sociais as crenças religiosas, a linguagem, a moeda de compra, à moral, os costumes, o direito, entre outros fatos que são exteriores aos indivíduos. Os fatos sociais funcionam independente do uso que uma pessoa faça dele e independente da consciência individual.

  1. Quais são as características do fato social? Explique

R – Duas características principais dos fatos sociais são:

  • Capacidade de coerção.
  • Externalidade em relação ao indivíduo.

Em relação a capacidade de coerção, este se faz presente seja pela sanção determinada pelo direito, seja pela resistência que ocorre a toda tentativa individual de ser contrário a consciência pública, esta reprime todo ato que as ofenda através da vigilância que exerce sobre a conduta dos cidadãos. Um exemplo claro de fato social é a linguagem. Sou brasileira e a língua do meu país é o português. Se em um determinado dia eu decido somente falar francês na minha rotina diária no Brasil. A princípio sofrerei uma grande resistência pois as pessoas não me compreenderam. Essa resistência é uma força coercitiva indireta que me forçará voltar a falar português.

Referindo-se a externalidade em relação ao indivíduo, os fatos sociais são comportamentos e hábitos que acontecem independentemente da vontade pessoal de alguém. No exemplo dado anteriormente, no momento em que deixei de falar português, tomei a decisão por uma vontade pessoal minha, porém a língua do meu país continuou a mesma, o fato social não se modificou por uma vontade individual.

                

  1. Faça uma análise sociológica da matéria abaixo sobre o aumento do uso de smartphones no Brasil, considerando se esse fenômeno pode ser ou não um fato social.

 

O uso dos smartphones na sociedade brasileira se tornou algo comum, se não por todos, mas para sua maioria. As pessoas os utilizam para pagar contas, mensagens, ligações normais ou por chamada de vídeo, são usados como câmeras fotográficas ou filmadoras, como despertadores e obtém vários outros aplicativos que facilitam a vida corrida do brasileiro.

O seu uso já é algo impetrado na sociedade brasileira, muitas empresas, como as de transporte que conectam os usuários aos motoristas, os delivery que recebem os pedidos através dos aplicativos, entre outras, todas são dependentes dos smartphones. A sociedade é dependente desses aparelhos e a não utilização de uma só pessoa não fará com que as outras pessoas deixem de usar. A conectividade brasileira continuará existindo. Porém, a não utilização do smartphone, dependendo da rotina da pessoa, pode ou não provocar uma coerção indireta no indivíduo. No caso de alguém que é totalmente dependente deste aparelho por causa do trabalho, faculdade ou outros facilitadores da vida cotidiana, na ausência dele, sentirá uma resistência, uma dificuldade, isto poderia ser chamado de coerção indireta. No entanto, um indivíduo que nunca o utilizou ou não precisa deste equipamento para a resolução de seus problemas ou simplesmente um aparelho de celular simples já resolve tudo em sua vida, a não utilização do smartphone não irá exercer sobre ele nenhuma coerção.

Portanto, a utilização dos smartphones possuem a característica da externalidade em relação ao indivíduo, mas não contém a capacidade de coerção sobre todos os membros da sociedade. Logo, o seu uso não é um fato social.

 

Uso de smartphones já alcança 80% dos brasileiros, aponta estudo:

De acordo com estudo realizado pela Deloitte, aumento no uso de smartphones já causa transformação na rotina de brasileiros. 

17/10/2016 | 15h16  Matheus Mans - O Estado de S.Paulo

O Brasil está cada vez, mas conectado e de olho nos smartphones. De acordo com o Global Mobile Consumer Survey 2016, estudo da consultoria Deloitte que avalia o hábito de consumo de equipamentos e serviços de tecnologia móvel, 80% dos brasileiros já usam smartphones em seu dia a dia -- número próximo à média global, de 81%. É um aumento de 176% ao ser comparado com o  acesso total aos smartphones em 2013, quando apenas 29% da população no Brasil possuía um telefone celular inteligente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com