TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e legislação

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.124 Palavras (13 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 13

ASPER – Associação Paraibana de Ensino Renovado.

CURSO: Engenharias civil e de produção.

DISCIPLINA: Ética e Legislação Profissional.

Professor(a): Anne Stephanie O. Lima.

OBS: este material não é autoral. É a junção de várias fontes bibliográficas na formação do texto que se segue. Ao final do texto o aluno terá acesso a relação do material consultado.

Ética.

  1. O significado da palavra ÉTICA.

        A palavra ÉTICA vem do grego ETHOS e significa aquilo que pertence ao "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter". Através do latin ETHICA é um campo de reflexões filosóficas que busca conhecer as relações entre os seres humanos, seu modo de ser e pensar.

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

Falar sobre ética faz com que nos lembremos dos valores mais elevados que conhecemos: nobreza de caráter, justiça nas decisões, respeito nos relacionamentos sejam eles amorosos, de amizade e profissionais, honestidade, equilíbrio e bondade são apenas algumas das faces com que se manifesta o que denominamos comportamento ético. Em sentido amplo, podemos dizer que esses valores são o próprio objetivo da ética.

Poderíamos listar uma infinidade de características positivas e belas, todas elas desejadas pela ética. Se quiséssemos desenhar, num quadro, o seu projeto, os seus objetivos, como num plano estratégico, esses elementos representariam uma infinidade de cores e formas, compondo uma imagem viva e maravilhosa do que se pode traduzir pela palavra bem.

O bem é a finalidade da ética. Ou seja, como disciplina, a ética procura determinar os meios para se atingir o bem.  

        A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Por exemplo: a ética mostra(analisa) o que era moralmente aceito no Brasil Colonial, possibilitando uma comparação com o que é moralmente aceito no Brasil atual, por exemplo, indicando através da comparação, mudanças no comportamento humano e nas regras sociais e suas conseqüências, podendo daí, detectar problemas e/ou indicar caminhos (exemplos casamentos arranjados, ter escravos, mulheres não tinham voz nem voto, etc). Além de tudo ser Ético é fazer algo que te beneficie e, no mínimo, não prejudique o "outro".

        Diferencia-se da MORAL,         o termo moral é derivado do latim MORES, que significa relativo aos costumes - é o nome dado a qualquer regra social resultante de uma prática reiterada de forma generalizada e prolongada, o que resulta numa certa convicção de obrigatoridade, de acordo com cada sociedade e cultura específica.  A moral se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, enquanto a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão. A moral é o objeto de estudo e análise da ética. A ética, enquanto estudo, pode ser interpretada como um termo genérico que designa aquilo que é freqüentemente descrito como a "ciência da moralidade", seu significado derivado do grego, quer dizer 'Morada da Alma', isto é, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.

        Ao contrário da moral, que delimita o que é bom e o que é ruim no comportamento dos indivíduos para uma convivência civilizada, a ética é o indicativo do que é mais justo ou menos injusto diante de possíveis escolhas que afetam terceiros. O objetivo de uma teoria da ética é determinar o que é bom, tanto para o indivíduo como para a sociedade como um todo.

        Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral, mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética incluía a maioria dos campos de conhecimento que não eram abrangidos na físicametafísicaestética, na lógica, na dialética(significa a arte do diálogo, a arte de debater, de persuadir ou raciocinar) e nem na retórica(a arte de falar bem, de se comunicar de forma clara e conseguir transmitir ideias com convicção). Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologiasociologiaeconomiapedagogia, às vezes política, e até mesmo educação física e dietética(parte da medicina que trata da dieta), em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida.

Porém, com a crescente profissionalização e especialização do conhecimento que se seguiu à revolução industrial, a maioria dos campos que eram objeto de estudo da filosofia, particularmente da ética, foram estabelecidos como disciplinas científicas independentes. Assim, é comum que atualmente a ética seja definida como "a área da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas"  e busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Neste sentido, ética pode ser definida como a ciência que estuda a conduta humana, e a moral é a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista do Bem e do Mal. Uma questão básica da ética é sobre se a bondade é determinada pelos resultados da ação ou pelos meios pelos quais os resultados são alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (178.8 Kb)   docx (308.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com