TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO PAULO FREIRE - A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

Por:   •  15/2/2019  •  Resenha  •  3.379 Palavras (14 Páginas)  •  1.163 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

DISCENTE: ANA LETICIA DOS ANJOS SAMPAIO        

CAPÍTULO 1 - NÃO HÁ DOCÊNCIA SEM DISCÊNCIA.

  1. Ensinar exige rigorosidade metódica

Citação: “Percebe-se, assim, a importância do papel do educador, o mérito da paz com que viva a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos mas também ensinar a pensar certo.”

O educador deve entender que trabalhar com rigorosidade metódica para o desenvolvimento da capacidade crítica do educando é fundamental, pois ensinar não é apenas tratar o conteúdo, mas produzir condições para se desenvolver o aprendizado crítico do educando.

Quem pode ensinar é quem pensa certo, dessa forma o docente não deve apenas tratar os conteúdos, mas ensinar a pensar corretamente sobre eles, de modo que o educando construa suas ideias pelo assunto, aprendendo que ele pode intervir no mundo, conhece-lo e compreende-lo. Nós formamos o ciclo gnosiológico que se baseia em ensinar, aprender e pesquisar, o que se ensina se aprende o conhecimento o que por sua vez ensina a outro e por assim segue adiante.

1.2. Ensinar exige pesquisa.

Citação: “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago.”

O docente deve ser um pesquisador, sempre estando disposto a buscar novos saberes, inovar-se. Não existe ensino sem pesquisa assim como pesquisa sem ensino. O educador deve respeitar os saberes prévios dos alunos e valorizar as suas experiências com a realidade e trabalhar com eles respeitando e estimulando à capacidade criadora do aluno, a curiosidade e a criticidade dotados de ideias próprias, pois o aluno que pesquisa se interessa pelo meio e pode transformá-lo.


1.3. Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos

Citação: “Porque não estabelecer uma necessária "intimidade" entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos?.”

A escola e o docente devem respeitar a experiência de vida dos educandos e ela deve ser aproveitada. A realidade que os circunda deve ser discutida e associada nas disciplinas ensinadas, dessa forma se estabelece uma proximidade entre os saberes curriculares e a experiência de vida dos alunos como indivíduos.

1.4. Ensinar exige criticidade.

Citação: “A curiosidade como inquietação indagadora, como inclinação ao desvelamento de algo, como pergunta verbalizada ou não, como procura de esclarecimento, como sinal de atenção que sugere e alerta faz parte integrante do fenômeno vital. Não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando a ele algo que fazemos. ”

A curiosidade é de extrema importância para o ciclo gnosiológico, pois a indagação, inquietação tem uma inclinação para a busca de algo mais. Não poderia existir criatividade sem curiosidade, pois estas duas estão interligadas. Uma das tarefas dos educadores é desenvolver a curiosidade crítica dos seus educandos, para que eles possam racionalizar sobre os fatos que os circundam.

1.5. Ensinar exige estética e ética

Citação: “A necessária promoção da ingenuidade a criticidade não pode ou não deve ser feita a distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética. Decência e boniteza de mãos dadas. ”

A ética precisa estar sempre acompanhada da estética assim como educar deve estar interligado com a decência e a beleza. Ao tomar atitudes o homem precisa faze-los com ética. O Pensar certo exige por si profundidade na análise e compreensão dos fatos. A estética e a ética têm que existir na prática educativa, assim como também o rigor metódico e a decência.

1.6. Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo

Citação: “Quem pensa certo está cansado de saber que as palavras a que falta a corporeidade do exemplo pouco ou quase nada valem. Pensar certo é fazer certo.”

O educador deve ter como ação formadora, a noção de que ele deve praticar o que se ensina, pois, as palavras que faltam corporeidade do exemplo de nada valem. Na sala devem ser utilizados situações entre professores e alunos para que se possa por essa ação em pratica na vida social. Não há como pensar certo fora da prática, pensar certo é fazer certo.


 1.7. Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação

Citação: “Faz parte igualmente do pensar certo a rejeição mais decidida qualquer forma de discriminação. A prática reconceituosa de raça, de gênero ofende a substantividade do ser humano e nega radicalmente a democracia. ”

Quem pensa certo está sempre disposto a aceitação do novo, é da própria mente discordar de qualquer forma de discriminação, seja ela em etnia, gênero ou classe. O sujeito que pensa certo sabe que o entendimento não é uma transferência entre indivíduos, mas sim uma ação criadora co-participada. É tarefa do educador desafiar o educando com quem se comunica e a quem comunica, produzindo nele compreensão do que vem sendo comunicado.

1.8.Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática

Citação: “na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.”

Envolve o dinamismo entre o fazer e o pensar em fazer. É de extrema importância que o aluno entenda que deve superar o pensar ingênuo, assumindo o pensar certo, critico,  produzido por ele próprio, juntamente com o docente. Por outro lado, ele deve reconhecer o valor das emoções. A reflexão crítica deve ser aliada com prática na superação da ingenuidade pela rigorosidade. O professor deve estar disposto às mudanças, para isso é importante que ele reflita sua prática criticamente todo tempo em busca de aperfeiçoamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (199.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com