TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO PAULO FREIRE

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Pernambuco

Disciplina Eletiva: Pedagogia Paulo Freire

Centro de Educação – 3º período

Por: Maria Goreth Freitas Vaz

Professoras: Eliete Santiago e Marília Gabriela Guedes

FICHAMENTO

Fichamento apresentado

 às professoras Eliete Santiago e

 Marília Gabriela Guedes

como requisito parcial à

 obtenção da nota do 2º semestre,

da disciplina

      Pedagogia Paulo Freire.

Recife – 2015.2

  1. Dados Formais:

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e seus escritos.

Rio de Janeiro: Paz e Terra.1981. págs. 149.Capítulos( 23 escritos).

2.Dados Temáticos:

  1. – Paulo Freire tinha como objetivo provocar discussões e reflexão sobre algumas questões como o estudo e a prática da leitura e da escrita para um novo olhar, a realização da leitura crítica, sujeitos que recrie, reinvente e reescreva o que leu, estabelece relações entre alfabetização de adultos, conscientização das classes populares, transformação da realidade e reforma agrária, que são uma constante no livro.

Percebemos as ideias de Paulo Freire em cada lida que damos nos artigos(escritos) entre os anos de 1968 e 1974, produzidos durante sua vida e seu sensível apego às mudanças em sua transformadora existência, uma de suas primeiras preocupações surge a partir das origens, dos meios socioculturais e econômicos dos sujeitos para que reflitam e cheguem a condição de cidadãos e isso só se dará no pertencimento à educação, onde o sujeito com autonomia se engaja para mudar sua realidade e seu cotidiano, tornando-se capacitado para criticar e então compreender e transformar com a tomada de consciência que se encontra e também seus semelhantes. Segundo o autor, “Estudar não é um ato de consumir ideias, mas de criá-las e recriá-las(pág. 10), ele traz à tona, que estudar é um compromisso com a qualidade de vida dos seres humanos, dessa forma, todos que estão empenhados, o educador, ou quem quer que esteja subjugado, o sujeito ou os sujeitos, no plural mesmo, é solidário, não trata o assunto como algo individual, mas coletivo. A educação trabalha com o sujeito e não se sobrepondo à ele, justamente por não serem objetos de sua ação, desse modo, jamais deve aceitar “o que vem de fora”, ter humildade sim, e criticidade, mas sem ingenuidade, ter posicionamento crítico frente aos fatos e acontecimentos, seja da própria vida ou do mundo. Quando o educador faz

uma leitura crítica de mundo e encontra respostas através de ações solidárias e coletivas, se prevê transformações.

Seguindo em frente em nossa leitura, Paulo Freire traz observações tais como “Na medida, porém, em que a verdadeira utopia implica na dialetização da denúncia e do anúncio...”(pág.64), onde se faz necessário tornar-se objeto de conhecimento, da veracidade dos fatos com uma ação que traga a libertação, pois se não for radical não há como educar, a educação só acontece se houver comprometimento, quer seja com o cidadão, ou com a vida, transformando e desacomodando os acomodados em sua ingenuidade e sua forma de enxergar seu papel nas mudanças, encarando suas realidades. Para educar é preciso ver, e para que haja entendimento e transformações das realidades sejam elas individuais ou sociais, é preciso obter reconhecimento. Dessa forma, os dominados se unem, deixam de ser minorias e se identificam através de interesses, mesmo nas diferentes realidades, sejam homens ou mulheres, se constatam como companheiros em busca dos mesmos ideais.

“Educação é comunhão e como tal”(...)caracteriza a ação cultural que traz a libertação. A partir de então é possível entender eficiência não mais na lógica do neo-liberalismo como”(...)mero cumprimento, preciso e pontual, das ordens que vêm de cima”. O pensamento Freiriano traz como forma transformadora de mundo, uma educação com ação profunda no ser humano, no indivíduo e culturalmente também, não de modo descontextualizado, individualizado. A educação  que liberta  é a que contribui  para libertar as classes dominadas, pois segundo Paulo Freire(...) a é na intersubjetividade, mediatizada pela objetividade(...), que se ganha sentido de existência coletiva. Ainda de acordo com ele, “ O eu existo não precede ao nós existimos, se constitui nele”, então concluímos que o ter consciência  só acontecerá na práxis, onde o conhecimento não é transferido e sim criado pela ação sobre a realidade e a práxis autentica tem que ter unidade dialética da ação-reflexão, prática-teoria, a educação só será profunda e radical em sua transformação quando não houver mais acomodação e nem atitudes acomodativas através de ações pedagógicas, lançar-se ao desafio, incomodar, agir diante dessa sociedade de privilégios, vê o coletivo, assumir o seu papel como educador e se comprometer com a vida, como pessoa digna e humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com