TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Max Weber

Por:   •  6/6/2017  •  Resenha  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  1.265 Visualizações

Página 1 de 4

WEBER, Max. Conceitos sociológicos fundamentais. Sociologia do
direito. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Vol. 1 e 2. Brasília (DF): Universidade de Brasília, 2012; 1999, p. 03-35; 01-153.

 

Resumo: Este livro visa esclarecer o leitor sobre conceitos sociológicos fundamentais. Adiante especifica a Sociologia do Direito esclarecendo dicotomias e mostrando o pensamento jurista e sociológico através da diferenciação das áreas jurídicas objetivas, das formas de criação dos direitos subjetivos, do caráter formal do direito objetivo, expondo os tipos de pensamento jurídico e os notáveis na justiça além da racionalização formal e racionalização material do direito.

 

FICHAMENTO

        Segundo Max Weber no capítulo Conceitos sociológico fundamentais inicia falando sobre interpretação, e essa busca sempre alcançar evidencias, para tornar a interpretação casual válida.

        Buscando um “sentido” para a realização além de uma “evidência” defendendo que toda interpretação, assim como toda ciência pretende alcançar a compreensão tanto no caráter racional ou mesmo compreensivo.

        Ainda Weber busca através de a interpretação entender a ação social com o intuito de explica–lá nos seus desenvolvimentos e efeitos. O autor norteia o leitor que a ação social é realiza pelo individuo quando o mesmo orienta comportamento dos outros. Ele abrange os fundamentos metodológicos, no qual ele fala sobre metodologia de análise dos comportamentos e destaca quatro tipos: racional com relação a fins; racional referente a valores; afetiva, e tradicional.

        A primeira consiste o seu objetivo e como poderá atingi-lo, o segundo relaciona-se a questões motivacionais e princípios éticos, o terceiro não é considerado por Weber, caracteriza apenas como uma motivação emocional, explosiva; e o tipo tradicional é interpretado como uma imitação de atitudes estabelecidas no meio social

        Weber comenta em determinado momento sobre as associações politicas e como seus membros se utilizam de todos os meios para alcançar seus fins, além de que a coação física é utilizada somente em ultimo caso quando os demais meios falham.

        O papel da dominação no qual esta ligado a presença efetiva de alguém mandando no outro mesmo sem a existência de um quadro administrativo e ou nem mesmo uma associação, exemplificando o pai líder da família domina sem nenhum quadro existente ao mesmo tempo exemplifica um grupo ou associação que em prol de obtenção de lucro se juntam para tirar proveito e usar força coercitiva para se aproveitar de um individuo sem um quadro administrativo.

        O papel da sociologia, portanto, é compreender como agem as pessoas no meio social, interpretando cada ação.

Max Weber relata sobre a dicotomia das áreas jurídicas, o direito público e o direito privado, ressalta as diferenças entre o direito criador de pretensões e regulamento, entre Governo e administração, entre ilegalidade e delito, promovendo o pensamento jurídico racional.

        Para Weber a diferenciação das áreas jurídicas objetivas consiste na diferença entre o direito público e o direito privado, onde o primeiro engloba os interesses da coletividade, ou seja, a instituição Estatal, e o segundo o direito privado defende os interesses particulares, não referentes à instituição Estatal, contudo ambas podem ocupar o mesmo espaço a exemplo da política, quando governantes desvia verbas públicas, que atenderiam interesses público, para contas particulares afim de, suprir interesses próprios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com