TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RESÍDUOS NO PROCESSAMENTO DA CANA DE AÇUCAR: REDUÇÃO OU REUTILIZAÇÃO

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 6

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE ITAPIRANGA – SEI[pic 1]

FACULDADE DE ITAPIRANGA – FAI

MARISA FÜHR

GESTÃO DE RESÍDUOS NO PROCESSAMENTO DA CANA DE AÇUCAR: REDUÇÃO OU REUTILIZAÇÃO

Itapiranga, SC

2017

                        MARISA FÜHR

GESTÃO DE RESÍDUOS NO PROCESSAMENTO DA CANA DE AÇÚCAR: REDUÇÃO OU REUTILIZAÇÃO

Projeto científico PIC, FAI Faculdades de Itapiranga (FAI).

Professora orientadora do Projeto: Rafael Alvise Alberti

Itapiranga, SC

1 PESQUISADORES

Professor orientador: Rafael Alvise Alberti

Acadêmico: Marisa Führ

2 TITULO DO PROJETO

Gestão de resíduos no processamento da cana de açúcar: redução ou reutilização.

3 ÁREA DO CONHECIMENTO

Grande Área: Gestão de

Resíduos

Curso: Engenharia de Produção

Palavras-chave: cana de açúcar, reutilização, descarte, meio ambiente;

4 JUSTIFICATIVA

O cultivo da cana-de-açúcar é uma das mais antigas do Brasil, sendo que somos o país com maior produção da cana de açúcar. Nos dias atuais o cultivo da cana é a terceira mais importante do país, sendo que responsável por mais da metade de todo o açúcar comercializado no mundo, representando uma fonte alternativa e renovável de energia.

É constate a preocupação com o meio ambiente e com isso, os movimentos sociais tem se fortalecido nos últimos anos para a conscientização das pessoas em reutilizar resíduos.

Nesse contexto, necessita-se encontrar formas de conscientização bem como soluções para muitos de nossos resíduos produzidos. Pensando assim, sente-se a necessidade de adequar a agricultura e as atividades agroindustriais para que todos os princípios gerem impactos positivos ao meio ambiente e a vida em sociedade. Para tanto, a sustentabilidade tornou-se um fator importantíssimo para as atividades agroindustriais agrícolas.

Nos dias atuais sente-se a necessidade da preservação do meio ambiente devido aos tantos problemas ambientais que ocorrem nesse sentido, busca-se uma solução para os resíduos da cana de açúcar (bagaço), uma vez que estes, podem ser reutilizado para vários fins.

Conforme EPAGRI, 2006, p. 69 “O bagaço é o produto fibroso que resulta do esmagamento da cana de açúcar nas moendas com o objetivo de obter o caldo. Dependendo da moenda em que foi processado, terá maior ou menor teor de açúcar e umidade”.

Nesse sentido, o bagaço produzido nas moendas é de fácil manuseio, o mesmo pode ser utilizado na alimentação de bovinos, como também a queima nas fornalhas ou caldeiras para a geração de energia térmica.

5 OBJETIVOS

5.1 OBJETIVO GERAL

Conscientizar a sociedade em geral da necessidade de encontrar formas de reutilizar, reaproveitar, resíduos produzidos em nossa sociedade como forma de prevenção ao meio ambiente, nesse sentido, encontrar a melhor forma de reutilizar o bagaço da cana de açúcar produzido nas pequenas indústrias da região.

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso meio ambiente;

* Acelerar o processo de decomposição e/ou reutilização do resíduo da cana de açúcar;

* Encontrar a melhor forma de reutilização do resíduo do bagaço da cana de açúcar;

* Conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente e de reutilizar resíduos conservando nosso ecossistema, com a entrega de panfletos;

 * Propiciar uma mudança de destino correto para o resíduo da cana de açúcar;

* Promover a reflexão com a sociedade enfatizando os riscos ambientais que estamos sofrendo com os passar dos anos;

* Garantir a sustentabilidade do meio ambiente, principalmente quando este se tratar de resíduos de cana de açúcar;

6 METODOLOGIA

Sabe-se que, para desenvolver uma pesquisa, é necessário buscar o conhecimento referente ao problema em estudo, ou seja, coletar e analisar dados e partir deste construir novos conhecimentos.  Dmitruk (2012, p. 176) nos coloca que, “pesquisar é sistematizar o pensamento, articulando as contribuições historicamente produzidas a circunstâncias concretas, situadas no tempo e espaço”.

Nesse sentindo, sente-se a importância da escolha da metodologia a ser utilizada. Desta forma, Dmitruk (2012, p. 186) escreve que, “o método representa o “caminho”; que define “o que fazer”, as etapas a serem vencidas para alcançar os objetivos propostos. As técnicas se configuram como um conjunto de normas que orientam “como fazer”, da forma mais adequada e possível”.

Assim, a autora (2012, p. 186) afirma que “o método constitui um procedimento estratégico geral que pode abranger inúmeras técnicas, isto é, procedimentos específicos mesmo dentro das diversas etapas de um método”.

Com esta pesquisa espera-se proporcionar uma reflexão sobre a necessidade de encontrar soluções para amenizar a degradação do meio ambiente, na qual nos deparamos diariamente e muitas vezes não percebemos ou não damos a devida atenção.  Analisar também qual a melhor maneira para destinar o bagaço da cana de açúcar.

As reflexões se darão a partir de uma pesquisa teórica e de campo que terão como fontes de informações livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na Internet, bem como a coleta de informações no campo delimitado. Dmitruk (2009, p. 68), complementa que a pesquisa bibliográfica tem “objetivo de levantar informações sobre o tema e abordagens já trabalhados por outros pesquisadores, analisando as contribuições teóricas sobre o problema e a temática de interesse”.

        Determinado o caminho a ser percorrido, surge a necessidade de encontrar a melhor forma para a realização da pesquisa. Conforme Strieder (2009, p. 44) “Não há caminho sem a clareza dos objetivos. É possível chegar a um determinado ponto, por intermédio de um ou vários métodos, sem que os objetivos tenham sido alcançados”.

        Considerando as características desta pesquisa, o tema e os objetivos propostos, o melhor caminho a ser seguido é a realização de uma pesquisa qualitativa, uma vez que acompanhar a realidade do nosso ecossistema é complexo e a interpretação dos dados obtidos da realidade será de forma descritiva, e assim, estará presente o aspecto subjetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com