TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas

Por:   •  21/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão de pessoas

O contexto de gestão de pessoas está relacionado em, saber qual é o papel e a importância das pessoas em uma empresa, pois a empresa depende de uma boa organização para ser bem sucedida, e as pessoas dependem da empresa para atingir seus objetivos pessoais e individuais.

Com o crescimento da sociedade e as novas tecnologias, aumentou a competitividade das empresas, então surge a necessidade de assegurar que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia. Para que isso aconteça é preciso entender melhor como funciona o setor de recursos humanos dentro das organizações. Pois segundo Idalberto Chiavenato ( 2010, p.5 ) “As organizações se caracterizam por uma grande heterogeneidade. Elas apresentam uma enorme variedade, podem ser industriais, comércio, bancos, financeiros, hospitais, universidades, lojas, prestadoras de serviços, etc.”

Até pouco tempo a gestão de pessoas era pensada apenas aos interesses dos patrões e investidores, mas com o tempo verificou-se que para que as empresas alcancem seus objetivos da melhor maneira possível é preciso respeitar os adjetivos individuais das pessoas envolvidas no processo, para que ambas partes saiam ganhando, pois as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para alcançar seus objetivos, e como ninguém quer sair perdendo é preciso que haja negociação, participação e sinergia de esforços entre os indivíduos.

O setor de recursos humanos possibilita o entendimento do papel das pessoas nas organizações esclarecendo os objetivos organizacionais, adjetivos individuais, as parcerias, as contribuições e retornos esperados pela empresa.

Atualmente as parcerias favorecem o desenvolvimento das organizações através de estratégias e recursos que proporcionam retorno e resultados satisfatórios a seus investidores. De acordo com Idalberto Chiavenato (2010 p. 9-10 ) “Através desses resultados a organização  pode proporcionar um retorno maior as contribuições efetuadas pelos parceiros e manter a continuidade do negócio.”

As parcerias são ações indispensáveis para o desenvolvimento das organizações, porém é preciso lembrar que o parceiro mais intimo da organização é o empregado, por estar dentro dela e fazer as coisas acontecerem.

 Atualmente as empresas bem sucedidas tratam seus funcionários como parceiros do negócio e não mais como simples empregados, porém para que isso aconteça é preciso reconhecer os aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoas, pessoas como seres humanos, como ativadores de recursos organizacionais, como parceiro da organização, como talentos fornecedores de competência e como capital humano da empresa.

O setor de recursos humanos de uma empresa deve reconhecer os objetivos da gestão de pessoas e assim contribuir para a eficácia organizacional  através dos seguintes meios: Ajudar a empresa a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, proporcionar competividade à empresa, proporcionar a empresa pessoas bem treinadas e bem motivadas, aumentar a auto atualização e a satisfação das pessoas no trabalho, desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, administrar e impulsionar a mudança, manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável, construir a melhor empresa e a melhor equipe.

Pois através desses meios o setor de recursos humanos possibilita a melhor satisfação dos indivíduos envolvidos no processo de uma empresa.

        

Cultura organizacional

 O setor de recursos humanos foi uma das áreas mais afetadas pelas mudanças que ocorreram no mundo por volta do século XX. A revolução industrial clássica foi marcada pelo surgimento dos países industrializados, nesse período as empresas adotavam a estrutura organizacional burocrática marcada pela forma piramidal onde o topo era o centro das decisões e estabelecimento de regras disciplinares e padronizadas no comportamento das pessoas.

 A era da industrialização neoclássica de 1950 a 1990, foi marcada pela ampliação das transações comerciais, assim acentuando-se as competições entre as empresas, a teoria clássica foi substituída pela teoria neoclássica, e a teoria das relações humanas foi substituída pela teoria comportamental.

 Já na era da informação que é a que estamos vivenciando, sua principal característica são as mudanças inesperadas, devida à tecnologia das informações, integrando a televisão, o telefone e o computador, transformando o mundo em aldeia global, sendo assim o capital financeiro perde seu lugar para o conhecimento tornando-se básico e o maior desafio passa a ser a produtividade do conhecimento. Nesta era surgem as equipes de gestão que substituem o departamento de recursos humanos.

Treinamento

Já faz um bom tempo que o treinamento nas empresas deixou de ser visto como despesa, e sim como investimento, pois é a partir disso que as empresas bem sucedidas preparam seus funcionários para os desafios da inovação e da concorrência. Sendo assim Idalberto Chiavenato diz que “Através do treinamento e do desenvolvimento, a pessoa pode assimilar  informações, aprender habilidades, desenvolver atitude e comportamentos diferentes e desenvolver conceitos abstratos.” (2010. P. 367).

Pois o treinamento é um processo que desenvolve as competências e habilidades em função de objetivos previamente definidos. Neste sentido é preciso lembrar que o treinamento é um processo continuo e que contem quatro etapas necessárias para que funcione com precisão, sendo elas Diagnostico, Desenho, Implementação e Avaliação.

Devidas as grandes mudanças que estão acontecendo no setor de recursos humanos, mudanças para um olhar mais humano  e valorizado às pessoas envolvidas  na empresa, existem alguns fatores que podem afetar o processo de TeD como: O apoio da alta administração,  o compromisso dos especialistas e dos generalistas, o avanço da tecnologia, a complexidade organizacional, os princípios de aprendizagem e outros processos de gestão de pessoas, pois o processo de GP precisam andar de mãos dadas em busca de sinergia.

Atualmente as empresa lideres do mercado obtém três qualidades fundamentais, a primeira é focar um ponto de fundamental importância para o cliente e buscar ser o melhor no fator escolhido. O segundo é buscar melhorar dia a dia mesmo que já seja considerado o melhor e o terceiro é a disciplina, principalmente para atender o cliente naquilo que ele mais valoriza.

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Atualmente o desenvolvimento das organizações está ligadas as pessoas que nelas atuam, com a era da informação que estamos vivendo no momento, o mundo dos negócios tornaram-se ambientes instáveis proporcionando o desenvolvimento de organizações orgânicas e mais flexíveis, de acordo com as novas características ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com