TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEIA DE CULTURA

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

IDEIA DE CULTURA - CONCEITO E EXEMPLOS

A ideia de cultura é definida em ciências sociais como conjunto de ideias, comportamento, simbolos e práticas sociais,  o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos adquiridos pelo ser humano não somente em familia, como também por fazer parte de uma sociedade.

A cultura sempre está em desenvolvimento pois com passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar, e tudo isso é passado de geração para geração, perdendo e ganhando aspectos para melhoria da cultura para novas gerações.

Cada cultura difere de um país para outro, por exemplo o Brasil é um país marcado pela disposição e alegria, como na musica no qual temos o samba, As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.

  • No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, reisado, frevo, e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.
  •  O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da uva. Na culinaria estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão e vinho.

CULTURA NO JAPÃO:

  • Um aspecto muito tradicional da cultura Japonesa é a cerimônia do chá.
  • Uma das bebidas tracionais do Japão é o saquê.
  • O kimono é a roupa mais tradicional da cultura japonesa, muito usada em ocasiões especiais.
  • Antes de entrar em casa os japoneses tiram seus calçados, e dentro de casa usam um chinelo especial chamado suripa.
  • No Japão existem muitos banhos públicos.

Cultura na Antropologia

A cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.

Este tipo de cultura tem como objetivo representar o saber experiente de uma comunidade, saber obtido graças à sua organização espacial, na ocupação do seu tempo, na manutenção e defesa das suas formas de relação humana.

Estas manifestações constituem aquilo que é denominado como a sua “alma cultural”, os ideais estéticos e diferentes formas de apresentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com