TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indisciplina no ambito escolar

Por:   •  14/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 6

A INDISCIPLINA NO ÂMBITO ESCOLAR

Maria Leuda Barroso Mendes Bueno Camargo[1]

INTRODUÇÃO

A indisciplina é definida como procedimento, ato ou dito contrário à disciplina, desobediência, desordem, rebelião (FERREIRA, 1986). Castro (2010) assume que o conceito de indisciplina está sujeito a múltiplas interpretações, sendo que o sujeito indisciplinado “é, em princípio, alguém que possui um comportamento desviante em relação a uma norma, explícita ou implícita, sancionada em termos escolares e sociais”.

Uma pesquisa realizada em parceria pela revista Nova escola e o Instituto brasileiro de opinião pública e estatística (ibope), em 2017, com quinhentos professores atuantes em todo país, apontou que 69% dos mesmos definem a indisciplina e a falta de atenção como os principais problemas em sala de aula.

Partindo da importância que vem assumindo a indisciplina no âmbito escolar, este tema foi eleito para nortear o projeto para desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O presente texto expõe a pesquisa inicial – constituição do “estado da arte” – desta pesquisa, que tem o objetivo de investigar as características de indisciplina atribuídas aos alunos do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Blumenau-SC, na visão dos mesmos e dos professores.

 Apresentaremos abaixo o levantamento efetuado durante a construção do estado da arte, no intuito de nos inteirar dos trabalhos que foram produzidos e publicados nos bancos de dados de teses e dissertações (CAPES) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO).

MATERIAL E MÉTODOS

A temática eleita para a elaboração do TCC surgiu em uma disciplina do curso de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense, na qual se discutia o dia-a-dia da escola, bem como de vivências anteriores que nos instigaram a compreender melhor o que são disciplina e indisciplina, bem como, analisar como os professores e alunos concebem a indisciplina.

A busca de referências iniciou-se em duas bases confiáveis: bancos de dados de teses e dissertações (CAPES) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). O recorte temporal ficou definido entre os anos de 2012 a 2016.

Com as palavras-chave “alunos”, “indisciplina”, “escola”, “ensino” e “fundamental”, e alguns filtros direcionados como “educação” e “ciências sociais”, deu-se início a pesquisa por teses ou dissertações no banco de teses e dissertações (CAPES), entre o ano de 2012 a 2016, no qual alguns trabalhos foram selecionados para leitura e fundamentação.

Após as buscas por teses e dissertações, iniciou-se então uma busca por artigos na SCIELO, com as mesmas palavras-chave da pesquisa anterior, mudando somente os filtros para coleções: “Brasil”, idioma: “Português”, e mantendo as pesquisas entre o ano de 2012 a 2016. Foram selecionados alguns artigos que se relacionavam com a temática desse projeto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Dos trabalhos selecionados para leitura mais aprofundada, estão as dissertações do banco de teses e dissertações (CAPES), disponibilizadas em quadro abaixo:

TESES/DISSERTAÇOES

CAPES

TÍTULO/UNIVERSIDADE

UNIVERSIDADE/

ANO

AUTOR (ES)

ESTADO

SEXO

1

A indisciplina na relação professor-aluno: uma análise com base na teoria dos tipos psicológicos de Jung/

Universidade Tuiuti do Paraná

2012

Ferreira, Adriana Martins

PR

F

2

Percepções de Coordenadores Pedagógicos sobre a Indisciplina Escolar'

Universidade Tuiuti do Paraná

2013

Barbosa, Fernanda Aparecida Loiola.

PR

F

3

A indisciplina na escola: um estudo com alunos de escola pública considerados indisciplinados,

Universidade Federal de Rondônia.

2016

Sousa, Suelen Gomes de.

RO

F

4

In (disciplina) no cotidiano da escola: alunos adolescentes analisam o problema,

Universidade do Oeste de Santa Catarina.

2016

Varaschin, Roberta Aparecida.

SC

F

QUADRO 1-Trabalhos selecionados na base de dados CAPES

Fonte: autoria própria

O primeiro trabalho, a dissertação de Adriana Martins Ferreira, apresentou a temática A indisciplina na relação professor-aluno: uma análise com base na teoria dos tipos psicológicos de Jung”, no ano de 2012. A autora apresenta um estudo teórico sobre a indisciplina na relação professor/aluno segundo as contribuições de Carl Gustav Jung, da educação básica e superior. A autora explica que resolveu relacionar a pesquisa com as contribuições da teoria dos tipos psicológicos do psiquiatra citada anteriormente, devido aos vários casos de indisciplina escolar que são direcionados a consultórios de psicologia, o que sugere que ambas estão relacionadas.

A autora Fernanda Aparecida Loiola Barbosa apresenta a dissertação “Percepções de Coordenadores Pedagógicos sobre a Indisciplina Escolar na Educação Básica”. O estudo tem como objetivo, explicitar os significados que o profissional entrevistado tem sobre a indisciplina escolar na educação básica, levando em conta experiências vividas, o que enriquece nosso trabalho, pois nos coloca em contato com as primeiras características atribuídas a um aluno indisciplinado

O trabalho intitulado “A Indisciplina na Escola: um estudo com alunos de escola Pública considerados Indisciplinados“ da autora Suelen gomes de Souza, tem como objetivo, analisar o conceito de indisciplina no ponto de vista do aluno considerado indisciplinado, assim como o trabalho da autora Roberta Aparecida Varaschin intitulado “indisciplina no cotidiano da escola: alunos adolescentes analisam o problema”, tem como objetivo investigar a compreensão que alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma instituição pública municipal da cidade de Caçador-SC têm a respeito da problemática indisciplina. Os dois trabalhos servem como base para o tema desse projeto, tendo em vista que abordam conceitos sobre a indisciplina na visão dos alunos nomeados indisciplinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com