TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inquerito

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

Licenciatura em Sociologia

Amostragem e Inquérito

RELATÓRIO SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM

INQUÉRITO

 

 

 

 

 

  • Relatório referente às correcções e formulações de  novas perguntas no inquérito sobre consumos de água.

Penso que as questões que foram elaboradas anteriormente a questão 4 não oferecem nenhuma dúvida de opção de escolha ou justificação.

Na elaboração da questão 4, “Qual a sua  data de nascimento”   optei  por perguntar a data de nascimento, em vez de perguntar apenas o ano, pois as pessoas normalmente quando perguntam qual o seu ano de nascimento acabam sempre por dizer o dia, o mês e o ano .

         Na questão 6, “Qual é o seu grau de escolaridade completo?”, seleccionei os filtros patenteados de modo a englobar  todos os níveis de ensino actuais e mais antigos caso o inquirido seja mais velho e não tenho conhecimento das novas designações para os anos de escolaridade.

Para questão  8, a escolha por uma pergunta aberta era inevitável, pois necessitamos de algumas breves descrições por parte do entrevistado acerca da profissão exercida, ou em caso de estar desempregado/a sobre a ultima profissão de exerceu.

Quanto à questão  9, inclui vários filtros para a resposta se tornar  mais fácil de compreensão por parte do inquirido.

Questão  10 sobre hábitos de consumo e utilização da água, separei os diversos hábitos associados ao consumo de água: usos alimentares, usos de higiene, usos de lavagens e usos limpezas, pois pretende-se saber quais as origens da água utilizada quotidianamente em casa do inquirido  pois os inquiridos, podem utilizar água de diferentes origens para os diversos hábitos de consumo.

Questão  11, a pergunta elaborada tem como objectivo não confundir as pessoas, pois se colocasse a questão qual o seu consumo médio mensal de àgua  as pessoas provavelmente não saberiam responder.

Na questão 12, realizei uma pergunta aberta, em vez de elaborar duas questões como por exemplo bebe agua da torneira sim ou  bebe agua da torneira sim ou não, pois assim ficamos a saber qual é por norma o seu habito, se beber água da torneira ou água engarrafada.

Na questão 13, dividi a questão quando à confiança que os inquiridos têm na água que chega às torneiras de sua casa para beber e quanto à confiança que os inquiridos têm na água que chega às torneiras de sua casa para cozinhar, pois a água que serve para beber não ferve como a que serve para cozinhar e há pessoas que não confiam nem gostam de beber água da torneira no entanto utilizam-na para cozinhar, dai a minha opção de as separar. Sendo o objectivo corrigir a pergunta também alterei as opções de respostas de modo a obter opiniões objectivas e de acordo com a opinião de entrevistado, tendo vários níveis de concordância e discordância e uma posição intermédia.

Questão  14, o objectivo era  perceber em que tipos de usos as pessoas gastam mais e menos água, portanto optei por colocar a pergunta em que a respostas tinham recurso a uma escala de Likert de 1 a 5 sendo que 1 significa Nunca e  5 significa Sempre, havendo posições intermédias, menos positivas e mais positivas como raramente, ocasionalmente e frequentemente.

Na questão 15, alterei as perguntas já elaboradas, mantendo a escala proposta. A minha opção por alterar as questões passou por torna-las mais abrangentes. Na primeira “Utilizar redutores de caudal nas torneiras em casa”, reformulei para “Colocar redutores de caudal de água em todas as torneiras de casa”, pois para utilizar redutores de caudal temos que que os comprar, logo será colocar redutores. Seguidamente dividi a pergunta “Diminuir a quantidade e a duração dos duches/banhos” para “Diminuir a quantidade de duches/banhos por mês” e “Diminuir a duração dos duches/banhos”, pois se as pessoas diminuírem o número de banhos realizados durante um mês mas demorarem mais tempo a tomar banho a poupança de água não terá efeito, na pergunta “Lavar menos vezes o automóvel” não coloquei nenhuma objecção já na última questão “Diminuir o número de lavagens de roupa e louça” voltei a dividir as questões pois as lavagens de roupa e louça têm diferentes consumos, e o recurso a  lavagens à mão e à maquina também, daí a minha opção por dividi-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (122.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com