TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia Competitiva Nas MEs

Artigos Científicos: Inteligencia Competitiva Nas MEs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EMPREEENDEDORA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

È evidente que as organizações estão sendo expostas aos novos desafios e oportunidades do ambiente globalizado. As pequenas empresas brasileiras são as mais vulneráveis face à escassez de recursos informativos ou acesso a fontes confiáveis.

Inteligência competitiva é o conjunto das atividades de controle do ambiente de uma empresa, visando a fornecer dados úteis à definição de suas estratégias de evolução. Ao referir-se ao ambiente de uma empresa, o autor está referindo-se ao ambiente externo. Pode-se buscar outras definições, mas todas parecem estar voltadas para uma questão-chave: a informação externa e as estratégias de inteligência possibilitando inovação.

O Artigo propõe por parte da autora, uma leitura sobre inteligência competitiva para micro e pequena empresa, entendida aqui como um processo dinâmico, composto pela gestão da informação e pela gestão do conhecimento.

A inteligência competitiva necessita que a organização esteja preparada para desenvolvê-la e, nesse sentido, a cultura organizacional é fundamental para o êxito do processo de I. C.. As pessoas precisam ter uma postura positiva, em relação a geração e socialização de dados, informação e conhecimento.

Dentre as diversas atividades do processo de I. C., a prospecção e o monitoramento informacional desenvolvem e apóiam a inovação tecnológica, atividade essencial para a competitividade organizacional. As tecnologias de informação utilizadas, em diferentes fases, são caracterizadas e respondem pela eficiência e eficácia do sistema.

O processo de I.C. precisa também ter uma preocupação com a linguagem utilizada, de forma a dar mais qualidade e consistência ao sistema.

A equipe responsável pelo processo de I. C., preferencialmente multidisciplinar, tem a responsabilidade de fazer com que o processo seja dinâmico e de fato atenda às necessidades e ansiedades de informação da organização.

Diante da informação e do conhecimento, estes por sua vez são combustíveis essenciais para o processo de inteligência competitiva. O profissional da informação, através dessa atividade, visa apoiar a organização e, através de sua atuação, possibilita maior flexibilidade de atuação no mercado, assim como maior capacidade de inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com