TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura de Imagens

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

        O trabalho propôs que os alunos do terceiro ano do Colégio estadual Castelo Branco observassem as imagens, com muita atenção focando em cada detalhe, cor, expressão, retas. Os elementos visuais estão cheios de informações, dando ao aluno a oportunidade de despertar seu olhar curioso e também aprender sobre outras culturas e outros tempos através da observação. Para que a classe pudesse aproveitar bem todas as informações que as imagens estavam oferecendo, foi permitido que observassem por algum tempo e assim, conseguissem perceber os detalhes e responderem as questões elaboradas com o intuito de estimular os alunos a prestarem mais atenção a cada imagem. De essa forma conseguir refletir sobre o que elas estavam representando ou informando.  

1 - O que vocês sentem quando observam as imagens? O que as imagens provocam em vocês, qual sentimento?

2 – Qual e a relação da obra, O Nascimento de Venus, Di Cavalcanti 50 anos de pintura, com os atuais tempos?  

3- Que tipo de mensagem vocês imaginam que o artista esta tentando passar através desse trabalho?  

4-O que esta acontecendo? O que será que estas pinturas estão querendo nos dizer?

5- A pintura te faz lembrar-se de algum momento em sua vida pessoal?

6- Porque esse grupo de pessoas foi desenhado assim, com essa expressão no olhar?

7- O que podemos pensar sobre os hábitos culturais dessas pessoas?

8 – O que os personagens estão fazendo? Onde eles estão?

9- O trabalho e iluminado ou não? Que cores estão em predominância?

10- As imagens são semelhantes ao mundo real ou não? Quais semelhanças?

11 – Nas imagens existe algum tipo de movimento?

Analisar e compreender uma imagem, expressa diferentes idéias e opiniões, os educandos optaram por compartilhar as imagens entre si e expor suas idéias. A classe foi dividida em grupos de cinco componentes. Em relação à pintura de Botticelli.

Segundo o grupo de numero um a imagem que pinta o Nascimento de Venus foi o resultado de uma confusão entre Cronos e Urano que resultou no nascimento da deusa Venus, interpretou como algo truculento.

Porem os grupos de números dois e três interpretaram como algo mágico destacando a beleza da moça em cima da concha, do ambiente poético, grama linda, ondas do mar e arvore com folhas alem de anjos e pessoa bem vestida.

Já os grupos de numero quatro e cinco interpretaram como a retratação de algo extremamente importante, pois houve uma truculência, mas na verdade a intenção do artista era criar um lindo ambiente para assim poderem retratar algo novo, como a primeira imagem de uma mulher nua e a beleza de corpo ideal na visão dos antigos.

Já com relação à pintura de Di Cavalcantti.

Os grupos de Numero um e dois observaram a beleza e delicadeza da mulher, as formas do corpo, forca física, cor da pele, a amizade entre as amigas.

Os demais grupos observaram alem da beleza e forca física também a diferença entre os corpos de ambas as pinturas. Cores suaves, a força da expressão das mulheres comparando as com as brasileiras dos atuais tempos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com