TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Malefícios e Benefícios da Tecnológia

Por:   •  21/9/2015  •  Seminário  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

UM BREVE COMENTARIO.

        O marketing é uma das profissões mais antiga da humanidade, desde a época dos escambos até a invenção da moeda o marketing sempre esteve presente, de forma indiscreta ou até mesmo bem agressiva ele sempre foi fundamental para concretizar uma transação de negocio. Apesar disso o marketing só passou a ser estudado como disciplina no inicio do século XX.

        Em sua forma mais básica de definição do significado da palavra Marketing, KOTLER (1996, p.31) enuncia: "O marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca".

Analisando a forma como estes processos de trocas ocorriam no período que antecede a revolução industrial, encontramos pequenos comerciantes que possuíam um número limitado de clientes, podendo conhecer cada um deles profundamente. Com isso estabelecia-se naturalmente um relacionamento de confiança entre o comerciante e os seus consumidores. O comerciante entendia perfeitamente as necessidades de seus clientes, podendo oferecer a eles um tratamento personalizado.

O dono de um pequeno armazém, por exemplo, conhecia as preferências de cada um de seus clientes, podendo avisá-los pessoalmente quando recebia alguma mercadoria que fosse de seus interesses. Com o advento da revolução industrial e do conceito de linhas de produção, surgiram as vantagens ligadas aos ganhos de escala de produção, e com isso a necessidade de vender um mesmo tipo de produto a um número cada vez maior de clientes.

 O extremo deste paradoxo foi à histórica frase de Henry Ford sobre o modelo Ford-T: "Os consumidores podem escolher automóveis de qualquer cor, desde que sejam pretos". 1 Paralelamente surgem os meios de comunicação de massa, como o rádio e a televisão, que contribuem definitivamente para a padronização de necessidades e desejos, impostos pelas limitações tecnológicas da indústria. Esses dois fatores, economias de escala e meios de comunicação de massa, levaram ao surgimento do Marketing de Massa que foi definido por SCHULTZ, T ANNENBAUM e LAUTERBORN (1993, p.5) como: "O processo padronizado para comercializar produtos padronizados, produzidos em massa para todos os consumidores do mercado" 2 . A década de 60 foi marcada por esse tipo de estratégia de marketing, principalmente aplicada aos bens de consumo.  


2 - Apresentação da empresa:

A rede de supermercado Compre Bem, matriculada no CNPJ: 01.001.001/0001 - 11 IE: 1.001.111, Tendo como sede a cidade de Campinas/SP, vem atuando no ramo alimentício há alguns anos como um supermercado de médio porte, atualmente está consolidado no estado de São Paulo com quinze lojas, distribuídas em varias cidade do referido estado. Com o novo plano de expansão a empresa pretende iniciar as suas atividades de crescimento pelo nordeste, tendo como ponto inicial a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

PESQUISA.

Foi feita uma pesquisa na cidade e na região onde será implantado o mais novo Supermercado Compre Bem, visando assim traçar um perfil e preferencia do seu do seu publico alvo, visando auxiliar na escolha das definições das mercadorias que será vendida.

 Onde será implantado como um Hipermercado, contendo também linha branca e marrom para implementar a sua vasta gama de produtos, trazendo assim mais comodidade para os seus clientes, que não precisará se deslocar para outras localidades para comprar eletro eletrônico e moveis, ele além de comprar alimentos e utensílios para o lar também encontrara toda a linha de moveis e eletro em um só lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (83.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com