TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial

Por:   •  14/5/2015  •  Resenha  •  4.762 Palavras (20 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 20

MEMÓRIAS DA DIDÁTICA

O presente trabalho tem por objetivo dar suporte para o futuro profissional dos professores, pois serve de norte para a conduta que a sala de aula terá.Um professor que tenha entendimento sobre a importância da didática percebe que ser didático vai além de seguir um padrão mais sim um professor que conduz todos os conhecimentos e utiliza-se dos mesmos para criar uma interação com o aluno, onde o meio em que eles vivem seja afetado através dos conhecimentos que estão sendo adquiridos fazendo relação com os conhecimentos prévios. Ao longo do período estudamos o livro Didática de José Carlos Libâneo, outro livro que estudamos foi Ensino As abordagens do processo de Maria da Graça NicoletiMizukami.

Este memorial tem por finalidade auxiliar no nosso processo de formação acadêmica, partindo da nossa vida educacional e explanandotodosos assuntos sobre didática baseados nos livros, assim estamos realizando esse memorial para que fique registrada nossa trajetória na disciplina.

Nossas Histórias de vida educacional: Kamilla Flávia e VâmyllaKuizzy

Minha vida escolar começo no Colégio Santa Quitéria na cidade Serra Branca, o colégio era privado, e estudei lá o jardim I e II nos anos de 1986 e1987, e uma das coisas boas que me aconteceram nestes anos foram desfilar no 7 de setembro.

Vim morar em Campina Grande (1988) e passei a estudar no CAD cursando a alfabetização, mas adoeci (broncopneumonia) e quando voltei para sala de aula à professora estava grávida e cismou comigo porque fiquei com um gesto no nariz tive que mudar de colégio no meio do ano e fui para o Pio XI mesmo assim tive bloqueio na leitura e não consegui acompanhar e repeti o ano.

No ano de 1989 cursei a alfabetização no Instituto Raimundo Asfora e consegui passar de ano com a ajuda de uma psicóloga e minha professora que era muito boazinha. Continuei a estudar nessa escola até a 2ª série no ano de 1991.Nos anos de 1992 a 1995 fui estudar no Instituto Santa Ana onde conclui o ensino fundamental I e comecei o fundamental II.

Na 7ª série fui estudar no Colégio Moderno 11 de Outubro (1996 a1998) onde fiz a 8ª´série e o 1° ano, e também foram anos especiais porque participei de eventos no teatro municipal cantando no coral, viagens etc. Todas essas escolas que estudei eram particulares, mas por motivos extra-escolares tive que sai no 2° ano do ensino médio para estudar na EEEFM. Sem. Argemiro de Figueiredo (Polivalente-1999 e 2000) foi um abalo muito grande, sair de uma escola particular para pública onde a estrutura era totalmente diferente, mas conclui o médio, fiz vestibular para psicologia e não passei.

Passei 4 anos e resolvi voltar a estudar e no ano de 2005 comecei a estudar na escola Normal e com muita luta conclui em 2008 fazia parte da sala especial porque já tinha terminado o médio, ainda na escola Normal resolvi fazer  vestibular da Uva, passei mas só cursei 2 períodos (2006).

Em 2011, passei no vestibular da UEPB e UFCG e decidi cursar Pedagogia na UFCG Em 2012 continuo cursando já com previsão de greve.

[pic 1][pic 2]

Desfile 7 de setembro na escola Sta. Quitéria   Conclusão do ensino fundamental I na Escola Sta. Ana

[pic 3]

Conclusão da Escola Normal, 2008.

Em Julho de 1994, eu já frequentava a escola mais nada de tão oficial, No ano de 1995, precisamente no mês de fevereiro, com um ano e 7meses, ingressei na escola no maternal, o primeiro contanto com a escola no meu caso foi bem normal pois minha mãe sendo professora o auxilio era constante, no ano de 1996 refiz o maternal. O grande marco da minha vida educacional foi ter minha mãe como peça fundamental na minha vida escolar, pois existia uma constante troca de conhecimentos tanto em casa como em sala assim consegui ter uma grande

Em 1997 fiz o jardim I, 1998 jardim II e neste momento da minha vida escolar eu já lia pequenas palavras, mas em 1999 sim aprendi a ler fazendo a alfabetização. Nos anos 2000 há 2007, foram os anos fundamentais onde me dediquei a esportes, participei de muitos campeonatos ganhei alguns outros perdi, recebi muitas medalhas.

Em toda minha vida escolar estudei em três escolas nas quais todas foram privadas. Em 2008, ingressei no ensino médio onde me dediquei para o vestibular; 2010 fiz vestibular e 2011 passei na UEPB e na UFCG, ainda em 2011 fiz o 1º e o 2º período, continuo cursando o 3º período que já estava com indicativo de greve.

[pic 4][pic 5]

Dia das crianças no Centro Edu. Concórdia, 1995.  Conclusão do Ensino Fundamental I Escola Alice Coutinho,2003.

[pic 6]

Conclusão do ensino Médio. 2010

DIDÁTICA: TRAJETÓRIA DAS AULAS E PERCURSSO DISCENTE

1º Semana de Aula–5 e 7 de Março

Nos primeiros dias de aula a Professora Niédja Maria Ferreira Lima, explanou para a turma todos os caminhos que iríamos percorrer durante a Disciplina de Didática, o nosso plano de curso tem por objetivo desenvolver compreensões sobre a Didática e sua aplicação num processo de educação escolar voltado à construção social do saber, refletindo sobre a organização do trabalho pedagógico e o significado social e político das atitudes dos professores, dos seus métodos e do conteúdo que ensina.

A professora busca a interação, participação, socialização, para que nós o alunado possa adquirir conhecimento para aplicar no futuro profissional, durante esses primeiros dias, a Professora delegou o que faríamos todo o nosso período.

Na 1º Semana as aulas da disciplina de Didática foi relatado a importância da didática em sala de aula, e qual a importância de Commenius na trajetória histórica da didática. Dando introdução ao conteúdo respondendo perguntas e sobre conhecimentos prévios da disciplina. Dando continuidade para obter melhor conhecimento sobre o pai da didática foi feita uma pesquisa que relatava toda a sua biografia.

Perguntas:

1º Questão: O que é Didática?

2º Questão: Quem é o precursor da Didática?

3º Questão: Qual o papel da Didática para o professor?

4º Questão: Qual a contribuição da Didática para sua formação acadêmica?

5º Questão: Quando vocês escutam a frase " aquele professor é didático" o que significa?

Respostas

1º Questão: Didática de forma geral é a ampliação de determinada teoria aplicada e planejada em sala de aula.

2º Questão: Commenius, o pai da didática

3º Questão: Em relação ao professor a didática auxilia nos aspectos socioculturais, que envolvem os conhecimentos nas questões teóricas e práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com